domingo, 17 de março de 2013

Para as 8ª séries - Cap. 1 A Primeira Guerra Mundial

Respostas:




1) Disputas imperiais envolvendo as potências europeias, pelo controle de domínios coloniais na Ásia e na África; movimentos nacionalistas; disputa pela supremacia industrial entre Inglaterra e Alemanha; e disputas territoriais entre França e Alemanha.



2) A Tríplice Entente- Inglaterra, França, Rússia e a partir de 1917, entrada dos Estados Unidos; e a Tríplice Aliança- Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, até 1915.



3) O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
Esta prática está registada na história da
humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.






4) A morte do herdeiro do trono Austro-Hungaro Francisco Ferdinando, por um estudante Sérvio, foi o stopim para o início da primeira guerra.



5) A Sérvia não aceitou a anexação, pois pretendiam formar a grande Sérvia.



6) Foi uma fase da primeira guerra mundial em que os combates eram feitos no campo, em trincheiras. Essa fase da guerra durou de 1914 a 1917.



7) O termo primeira guerra mundial está relacionado ao fato de este conflito ter tomado dimenções mundiais, ou seja envolvendo todos os continentes do mundo.


8) Os Estados Unidos até então neutros no conflitos entraram na guerra após terem seu exército atacado pela tríplice aliança. Ficando a tríplice entente então forte e atacando seus oponentes. Nesse cenário o Império Alemão também passa por problemas internos, a crise fez o imperador alemão renunciar, a Alemanha já não tinha condições de continuar no conflito, enfim em novembroGuerra. de 1918 a Alemanha e seus aliados reconhecem a derrota, e saem do conflito. Chega ao fim a Primeira Grande








Nenhum comentário: