domingo, 17 de março de 2013

Para as 7ª séries - Correção Cap.1. O Governo de Pombal

Respostas:

1) Foi o período em que Portugal e suas colônias estiveram sob a influência do ministro do rei Dom José I, o Marquês de Pombal. Pombal governou entre 1750 e 1777 e foi o responsável por muitas reformas que visavam aumentar o controle da Metrópole sobre Colônia.

2) No Brasil as reformas visavam aumenta o controle do rei sobre o território, incrementar a economia e aperfeiçoar a arrecadação do ouro, enviou ao Brasil defesas nas fronteiras.

3) A sede do governo foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro no ano de 1763.

4) O pacto colonial inclui obediência política, ou seja, as leis a serem obedecidas deviam ser as mesmas leis (ou adaptadas) da metrópole correspondente à colônia.O objetivo das autoridades reais era garantir que as atividades econômicas da colônia gerassem lucros para a metrópole.

5) Ao assumir o trono português, após a morte de seu pai Dom José I, a rainha Dona Maria I demitiu o marquês de Pombal, revogando uma série de medidas tomadas por ele enquanto esteve no poder. Esse momento histórico ficou conhecido como viradeira.

6) A extinção das companhias de comércio, essas companhias impunham preços baixos aos produtos brasileiros e vendiam caro os produtos importados.

7) O Rei Dom José viu no Marquês de Pombal uma solução para modernizar Portugal. Pombal incentivou a criatura além disso incentivou o comércio, organizou a pesca e a produção do vinho.

Nenhum comentário: