domingo, 17 de março de 2013

Maria Penedo- 2013 sétimas- CORREÇÃO DO CAP. 4 A CRISE POLÍTICA LUSO-BRASILEIRA - 7ª SÉRIE

Verifique o que aprendeu - pág. 30 - 7ª série

1) Quase todoas as atividades comerciais praticadas no Brasil estavam nas mãos dos portugueses. Havia uma série de restrições àqueles que não tinham nascido em Porugal, como por exemplo ocupar cargos públicos ou obter licença para o comércio.
2) Na visão dos pernambucanos, a corte do Rio de Janeiro explorava as capitanias do nordeste, usando a repressão semelhante a época em que à corte portuguesa viviia em Lisboa. A difusão das idéias liberais e republicanas também contribuiu para despertar nos pernambucanos o sentimento separatista.
3) Foi um movimento orientado pelos portugueses contra o absolutismo e favorável à elaboração de uma nova constituição que contemplasse os anseios populares e diminuísse o poder real. Os liberais depuseram a regência que governava Portugal na ausência de D. João e convocaram uma assembléia para elaborar uma nova constituição, exigiam a volta da corte para Portugal.
Atividades pág. 31
1) Essa era uma contradição dos líderes da Revolução Liberal portuguesa. O que estava em jogo era conter a crise em Portugal, que eles atribuíam a perda dos lucros vindos do Brasil e à ausência do rei. Eles defendiam que o modelo de governo absolutista estava falido, e o rei deveria governar segundo os interesses do povo, mas os mesmos que defendiam essa liberdade eram cotra a libertação dos escravos.
2) resposta pessoal
3) Para prover recursos para os gastos militares, a montagem de um aparelho administrativo fiscal e as necessidades de uma corte dispendiosa.
b- A taxação de fortunas e propriedades, um imposto para pagar a iluminação da cidade do Rio de Janeiro.
c- A revolução reteve o dinheiro que seria arrecadado pelos dízimos e sizas, para financiar a revolta. O imposto para a iluminação do Rio de Janeiro foi revertido para trazer benefício a cidade do Recife.
4) a- resposta pessoal
b- um sacerdote católico
c- Os homens rpresentados na imagem estão vestidos com elegância, aparentando ser membros da eleite pernambucana.
d- As classes menos favorecidas não aparecem representadas na tela, também não há negros, portanto os escravos ficam de fora dessa representação.

2 comentários:

Lucas Mark disse...

Patricia, aqui é o Lucas Mark da 7ª 1. Eu não entendi nada. Fui corrigir e me perdi.

Sayra disse...

kkkkk' paradinha dificil ein nuus Muito grande meu Deus Tem mizericordia das proximas correçoes,Mas Deu pra entender um poquinho sim vlw (y' Sayra 7•2