domingo, 17 de março de 2013

Maria Penedo - 2013- CORREÇÃO DO CAP. 4 - ESTADOS UNIDOS: ESPLENDOR E CRISE - 8ª SÉRIE

Verifique o que aprendeu - pág. 26 - 8ª série

1) Após a Guerra os EUA tornaram-se os grandes credores dos países europeus, para os quais exportavam produtos industrializados. Com isso a economia norte-americana cresceu e o consumo também.
2) A super produção industrial não foi completamente absorvida pelo mercado, gerando queda dos preços e desemprego.
3) Todos os países que tinham relações comerciais os EUA sofreram consequências da crise, já que os EUA diminuíram drasticamente as importações.
4) Controle de preços e da produção dos principais produtos agrícolas e industriais, criação de postos de trabalho em obras públicas, criação do salário desemprego e do salário mínimo, abertura de créditos para que os produtores retomassem seus negócios.
Atividades - pág. 27
1) Numa situação de guerra, os países que estão geograficamente longe do conflito conseguem ter vantagens econômicas.
b- EUA; o país se beneficiou com o pós guerra porque sua economia cresceu e suas indústrias prosperam graças à demanda dos países por produtos industrializados e pela falta de concorência, já que não havia dado tempo de as indústrias européias se recuperarem.
2)a- O consumo gera demanda, e a demanda, mais produção. Tudo isso estimula o surgimento e a manutenção de empregos, salários maiores e também lucros que podem ser investidos em novas tecnologias para melhorar a produção.
b- O período de pós primeira guerra gerou a sociedade de consumo norte americana. Os avanços tecnológicos permitiram ao país produzir mais e a crise do pós guerra eliminou a concorrência, o que também contribuiu para que se vendesse mais. Quanto mais venda mais dinheiro em caixa e mais consumo. Quanto mais consumo mais produção, e assim por diante. Nessa época os produtos modernos tornaram-se mais acessíveis a população norte americana.
c- Com a recuperação dos países europeus, as vendas externas nos EUA também se reduziram. Mas a produção só aumentava porque os empresários queriam vender mais e mais. A consequência da super oferta de produtos foi a queda de preços e a falta de compradores. A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque levou muita gente a falência e os níveis de emprego ficaram baixíssimos. Tudo isso refletiu na queda do consumo, seguindo-se a partir daí uma fase de recessão nos EUA.
3) a- Período pós crise de 1929.
b- Cenas como as da foto são comuns, sobretudo nas grandes cidades, com pessoas desempregadas atuando no comércio informal
c- O comércio de ambulantes, geralmente não tem endereço regulamentado, nem recolhe impostos.
d- Podemos comprar produtos em estabelecimentos comercias, feiras e supermecados, locais com endereço fixo e regulamentado, são registrados na junta comercial, emitem nota fiscal e pagam impostas, entre outras obrigações. Esses estabelecimentos funcionam dentro da formalidade, aos contrário da cena mostrada na foto.
4) Até a crise de 29, o capitalismo norte americano baseava-se em princípios liberais, isto é, na lei de que os mercados se autorregulariam. Com o New Deal essa situação mudou e o estado passou a intervir diretamente na economia.

Nenhum comentário: