domingo, 17 de março de 2013

CORREÇÃO DE ATIVIDADES 7ª e 8ª séries 2013 - MARIA PENEDO

PARA 7° SÉRIE CAP 2 - CONJURAÇÕES MINEIRA E BAIANA



VERIFIQUE O QUE APRENDEU:



1) Era um decreto do governo português que determinava a cobrança de impostos atrasados nas regiões produtoras de ouro, mediante o confisco de bens e de objetos de ouro, para completar a cota do imposto devido, o quinto.



2) O plano foi denunciado e o governo teve tempo de reagir, concelando a derrama e prendendo os conspiradores.



3) Era um movimento que nasceu nas camadas mais baixas da população da Bahia. Além da alfaiates, o movimento também contava com artesãos, oficiais militares de baixa patente, pequenos comerciantes, negros libertos e escravos. Eles tinham em comum a insatisfação em relação a Coroa e o fato de serem pobres.





ATIVIDADES



1) As duas conjurações tinham em comum a luta pela independência em relação a Coroa portuguesa w aos ideais republicanos nos dois casos, os condenados a morte foram os integrantes mais pobres. Enquanto os mineiros pretendiam manter o sistema escravista, os baianos desejavam extinquí-lo, os conjurados mineiros eram, em sua maioria, integrantes da elite, os baianos provinham principalmente das camadas mais pobres da sociedade.



2) O texto 2 se refere à conjuração mineira, e o texto 2 à conjuração baiana.



b- Tiradentes" seja conduzidao pelas ruas públicas, no lugar amais pública del será pregada em um poste alto."

c- Era uma maneira de demonstrar ao maior número possível de pessoas a eficiência e a severidade das penas a quem se envolvia em rebeliões e conspiração contra a Coroa.



3) A morte pela forca e ao esquartejamento de Tiradentes.



b- resposta pessoal


4) Os conjurados da Bahia se inspiraram principalmete na independência das colônias inglesas na América, na Revolução Francesa e na revolta dos escravos do Haití.







PARA 8° SÉRIE CAP. 2 A EUROPA DO PÓS GUERRA


VERIFIQUE O QUE APRENDEU



1) Foi um acordo assinado entre os países envolvidos na Primeira Guerra, estabelecendo os termos para a paz. Declada culpada, a Alemanha foi obrigada a pagar indenizaçãoes, pedeu territórios e teve seu exército limitado a 100 mil soldados.



2) O rádio.



3) O dadaísmo e o surrealismo.





ATIVIDADES



1) resposta pessoal



b- A cena representa os momentos que antecedem a execução de um homem na guilhotina. Esse homem está sem camisa e de mãos atadas. A personagem da direita segura um documento de papel, um contrato. O homem que está a frente da guilhotina, segura a corda q a fará disparar, a outra pesonagem acompanha o fato.



c- Os acordos assinados ao témino da guerra em Vesalhes foram muito prejudiciais à Alemanha, sem saída, não restaria mais nada ao país se não acitá-los.



2) As minas de carvão da Bacia do Sarre, a Alsáscia-Lorena e todas as colônias ultramarinas.



b- O número de divisões da infantaria e da cavalaria foi limitado e as potências passaram a controlar a fabricação de armas e material de guerra da Alemanha.



c- interesses econômicos e políticos estavam em jogo e as intenções das potências européias era brecar o crescimento alemão.



3) Os EUA estavam geograficamente distantes do campo de batalha e viviam um momento de expansão na economia, com a incorporação de inovações tecnológicas. Tudo isso de ao país a condição de lucrar com a guerra, vendendo aos europeus gêneros de primeira necessidade, armas e outros produtos industrializados.



b- A economia dos EUA cresceu ainda mais no pós-guerra.

2 comentários:

BrunoXDesigner disse...

obrigado professora,me ajudou bastante... De :Bruno 7 2.

Takeru disse...

Tenho uma dúvida.
Irá cair na prova sobre TIRADENTES?