domingo, 16 de março de 2014

Resposta das atividades para as 5ª série

Correção das páginas 18-19

1) As fontes 1,3 e 5 são escritas, e as fontes 2,4 e 6 são não escritas.

2) Estudando sua cultura material, ou seja, os objetos produzidos por aquela sociedade ou, quando possível colhendo depoimentos de pessoas dessa sociedade . Por exemplo podemos investigar a vida dos povos indígenas do Brasil.

3) O patrimônio familiar pertence ao membro de uma família ou a ela inteira e é, sobretudo, um bem particular. O objeto pode valer muito por ser antigo e estar muito tempo nas mãos de uma família.

4) Resposta pessaol

5) Tudo pode virar uma fonte histórica, documentos, como certidão de nascimento, documento de identidade até mesmo o caderno escolar.

6) a- Os Homens
b- Todos objetos fabricados pelo homem, o que escreveu ou o que falou, tudo que produziu ou tocou.
c- A história tem como objetivo estudar a vida dos homens, de diferentes tempos, lugares e camadas sociais, e não somente a de grandes personagens famosos. Ela se interessa pelo homem na medida em que ele se organiza socialmente.

7) O livro didático como qualquer outro livro pode ser considerado uma fonte histórica. Isso porque ele é um registro produzido por uma sociedade.

8) Resposta pessoal

9) a- Pintura, fonte iconográfica.
1823
 Museu Castro Maya.
b- Os personagens representados na imagem são africanos escravizados e seus descendentes. Eles estão descalços, alguns usam apenas calças velhas e arregaçadas até o joelho, e outros usam roupas coloridas especialmente o personagem central que usa um vestido vermelho. Alguns desses escravos recebem pelo seu trabalho é possível ver pelo tabuleiro que carregam,
c- Sim, pois ela traz várias informações sobre a época em que foi produzida, o artista que a produziu e a cena que buscou retratar.
d- Resposta pessoal.



Nenhum comentário: