segunda-feira, 24 de março de 2014

Correção Cap. 2 Para 8ª séries Escola Belmiro

Cap. 2 Páginas 54 e 55

1) a- Repúblicas das Oligarquias. É um dos nomes que recebeu a Primeira República no Brasil. O período foi marcado pelo domínio político e econômico das grandes oligarquias agrárias, que controlavam o governo federal, o Congresso e o poder político nos estados. Embora o poder das oligarquias paulistas e mineiras fossem mais predominantes, o arranjo político estabelecido procurava conciliar os interesses dos diversos setores das elites.

b- Voto de cabresto. Prática em que o coronel induzia o eleitor a votar em candidatos escolhidos por ele, em troca de proteção e pequenos favores. Em algumas ocasiões, o coronel utilizava a força para conseguir votos.

c- Política do café com leite. Período em que os setores oligárquicos paulista e mineiro exerceram forte influência na política do país, muitas vezes ocupando a presidência da república.

d- A Política dos governadores. Acordo feito entre governo federal e os governos estaduais, controlados pelas oligarquias locais. O governo federal atribuía aos governadores a definição dos representantes de seus estados no Congresso. Tais representantes eram escolhidos em relações diretas, quase sempre fraudulentas, e se comprometiam a apoiar a presidência.

2) A Revolta da Armada explodiu em setembro de 1893. Oficiais da marinha do Rio de Janeiro rebelaram-se contra os republicanos, principalmente por terem perdido cargos e privilégios no cenário político brasileiro.

3) a- Segundo a Constituição de 1891, o Brasil era uma república federativa e presidencialista. Ela estabeleceu a separação entre a igreja e o estado e dividiu os poderes em executivo, legislativo e judiciário, anulando o poder moderador que caracteriava império.

b- Sim. O voto direto, na maior parte das vezes aberto, estendido somente aos cidadãos do sexo masculino, alfabetizado e maiores d e21 anos, excluía mais de 90% da população. Essa situação permitia qua a elite agrária continuasse interferindo amplamente nas decisões políticas do Brasil, garantindo que seus interesses econômicos continuassem a ser atendidos. Além disso a educação não era um dever do estado. Somente a elite brasileira tinha acesso aos bancos escolares.

5) Nos dois movimentos há uma forte religiosidade católica rústica, investida da elementos medievais. Ambos professavam a crença na vinda do Messias, que traria  justiça, a paz e liberdade para todos os membros da comunidade. Tanto em Canudos como em Taquaraçú, a propriedade da terra era comum e todos trabalhavam para a subsistência geral. O movimento de Canudos teve presença do líder maior, Antonio Conselheiro, do início ao fim da guerra de Canudos. Em contestado durante os 4 anos de guerra o Lider José Maria havia morrido mas espiritualmente ele era a força do povo da região.

6) A Revolta da Vacina ocorreu em 1904, na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência da imposição da vacina obrigatória contra a Varíola pelo governo. Nesse período, foram criadas brigadas sanitárias, que invadiam as residências e aplicavam a vacina nas pessoas à força. O maior problema foi que o governo não realizou campanha de vacinação e nem informou os benefícios da mesma, fazendo com as pessoas dos morros sentissem horror a vacina e temer a mesma pois achavam que iriam morrer se a tomassem.

7) a- A cafeicultura em São Paulo e a extração da borracha na Região Norte eram as principais atividades econômicas do Brasil na primeira República. O açúcar, produzido desde a época colonial na Região Nordeste e também em outras regiões na faixa litorânea do país, continuou sendo importante artigo de exportação. O cacau, que começou a ser produzido a partir do séc. XIX no sul da Bahia, também passou a figurar um dos itens  de exportação do país.

b- Rui Barbosa ministro da fazenda do governo provisório, apresentou no início de 1890, uma proposta de reforma financeira que propunha o aumento da circulação monetária e a ampliação do crédito par a incentivar o desenvolvimento industrial agrícola. O objetivo era aumentar a quantidade de papel moeda que circulava no país para impulsionar no mercado interno e a expansão  do crédito  para a agricultura  e a indústria.

c- O impacto da reforma financeira  de Rui Barbosa na economia brasileira foi desastrosa.. A emissão da moedas e as grandes ofertas de crédito elevaram a inflação e desvalorizaram a moeda nacional. Muitas empresas faliram e a taxa de desemprego aumentou.

8) a- Segundo o texto, os trabalhadores tinham poucas horas de lazer, trabalhavam entre 14 e 16 horas e moravam em habitações precárias. Além disso, eles sofriam com problemas e transporte e infraestrutura na periferias dos centros urbanos, além de ser submetidos ao controle patronal nas vilas operárias. Os trabalhadores também não tinham nenhuma assistência.

b- a greve geral de 1917 surgiu na indústria têxtil de São Paulo e se expandiu para outras cidades, como Santos, Jundiaí e Ribeirão Preto, atingiu outros setores, como a indústria de bebidas, o comércio e o transporte.

c- Resposta Pessaol

9) a- A pintura de Portinari representa a Coluna Prestes. Nele podemos observar que os membros da Coluna estão montados em cavalos que Portinari caracterizou-se de maneira igual, sem destinções.

b- Nessa pintura, Tarsíla do Amaral representou operários. Podemos observar que os rostos dos personagem tem características diferentes, representando diferentes origens, e todos apresentam expressões de angústia e cansaço. Ao fundo chaminés e fábricas, local de trabalho dos operários.

c- Pesquisar alguns artistas.

2 comentários:

Unknown disse...

não vai corrigir a revisão não professora?

Unknown disse...

não vai mandar as reposta da revisão da 8 serie não professora?