segunda-feira, 10 de março de 2014

Correção do Cap. I páginas 28-29

Atividades

1) São desse período importantes invenções e desenvolvimentos técnicos, como: o processo Bessemer de produção de aço, que consistia na injeção de ar frio no ferro fundido, o dínamo, aparelho que produz energia elétrica, os motores de combustão interna, os telégrafos e o telefone. Essas intervenções fizeram melhorias na produção de algumas mercadorias.

2) A partir da segunda metade do século XIX, as nações industrializadas sofreram uma crise de superprodução de mercadoria. Os preços caíram muito e,  para minimizar o prejuízo, os industriais buscaram novos mercado para seus produtos, principalmente na África  e na Ásia. A expansão capitalista desse período também tinha por objetivo a busca de matérias primas, com o mínimo de custo possível. Além disso o imperialismo motivou disputas entre essas nações por áreas de influência e serviu de propaganda política e ideológica que justificava a existência desses impérios.

3) Objetivos: Evitar conflitos entre as potências europeias. Regularizar o comércio na bacia de rios africanos importantes, como o Rio do Congo. Estabelecer regras para a ocupação da África. Civilizar e evangelizar os povos africanos.
Consequência: Acirramento das rivalidades entre as nações industrializadas. Criação de fronteiras artificiais entre os países africanos. Conflitos entre africanos e colonizadores. Esgotamento de recursos naturais.

4) a- Colonização portuguesa.
b- Colonização francesa.
c- Colonização portuguesa.
d- Colonização francesa.
e- Colonização britânica.

5) Os colonizadores europeus puseram fim à soberania de muitos Estados africanos, repreenderam manifestações culturais e religiosas tradicionais, confiscaram terras e, assim, provocaram violentas revoltas locais dos povos africanos. Podemos citar Maji Maji e Ashanti.

6) a- Porque, segundo se acreditava no período, os negros não eram civilizados. Servindo ao homem branco, eles poderiam adquirir a cultura e os hábitos dos brancos e esquecer sue velhos costumes.

b- Uma das justificativas utilizados para explicar o domínio imperialista era a pretensa missão civilizatória ou fardo do homem branco. De acordo com essa ideia, o homem branco tinha a missão de levar seus valores, sua tecnologia e seus hábitos aos povos que eram considerados atrasados, inferiores e bárbaros.

c- Atividade artística.

7) a- A charge representa a Grã-Bretanha, a Alemanha, A Rússia, a França e o Japão partilhando simbolicamente a China entre si.
b- A China foi representada como um ser antropomorfo, quase um monstro, que aponta suas garras para as nações industrializadas. Em geral, essas figuras do imaginário popular caracterizam-se principalmente por serem dotadas de pouca inteligência e sensibilidade e por serem altamente agressivas.
 c- A charge relaciona-se ao capítulo porque representa a assinatura de tratados desiguais, assinados entre as potências estrangeiras e os chineses. Esses tratados previam a concessão de benefícios aos estrangeiros, como e isenções fiscais e acesso irrestrito aos portos, assim como estabeleciam o uso livre das terras. Em caso de desobediência, previam pagamentos de multas.
d- Os chineses se rebelaram contra o domínio estrangeiro e empreenderam uma série de manifestações de repúdio. Uma das mais importantes gerou um levante conhecido como a Guerra dos Boxers. Os boxers eram camponeses pobres que sofriam como o pagamentos de pesados impostos e com a crise econômica causada pela queda da produtividade da lavoura decorrentes de problemas climáticos. Os revoltosos reivindicaram a soberania chinesa e chegaram a ocupar diversas embaixadas estrangeiras. Em retaliação, o governo chinês foi obrigado a assinar uma série de acordos comerciais.
e- individual.

Nenhum comentário: