terça-feira, 18 de março de 2014

Correção Segundo capítulos 5ª série


Capítulo 2 - Atividades 30-31

1)
a- XV
b- IaC.
c- XX
d- IV aC.
e- XVII
f- XXI
g- III
h- II aC.
i- IV
j- XX
k- V aC.
l- XI

Ordem cronológica na linha do tempo: 401 aC., 400 aC.; 206. 1001. 1789; 1999; 2000; 2011.

2) As afirmativas incorretas são: a,b,c,e,i. Correção a) O ano 2012 faz parte da segunda década do século XXI; b) O século XX começou no ano 1901; c)O ano de 1800 pertence ao século XVIII e ano 1801 ao século XIX; e) O terceiro milênio d.C. começou no ano 2001; i) O calendário judaico é mais antigo que ao calendário cristão.


3) O calendário muçulmano tem como marco inicial a imigração do profeta Maomé de Meca para Medica, fato conhecido como Hégira. O calendário judaico tem como evento inicial a criação do mundo cristão que marcam acontecimentos depois do nascimento de Cristo.


4) a- O marco inicial da história, segundo essa periodização, é a invenção da escrita.
b- Na idade Contemporânea.
c) A periodização clássica é criticada por vários historiadores por não expressar a história da maior parte das sociedades humanas. Ela leva em consideração os fatos relevantes para o desenvolvimento histórico da Europa Ocidental, além de valorizar os acontecimentos políticos.
d) Pré história, segundo essa divisão, corresponde ao período do desenvolvimento da sociedade  humana anterior à invenção da escrita . Muitos historiadores questionaram essa classificação porque ela se baseia na ideia de que os povos sem escrita não tem história. De acordo com essa divisão a única fonte digna de de valor são os documentos escritos. Essa visão baseia-se em uma visão preconceituosa, que desconsidera  a importância dos testemunhos não escritos no trabalho do historiador.

5) Todo o fato histórico está relacionado a um lugar e a uma data; por isso, o tempo e o espaço são fundamentais no trabalho do historiadora. A divisão da história em períodos tem uma função didática, pois permite que a cronologia adota e o passado que está sendo estudado sejam bem mais compreendidos.

6) a- Porque o mar tem movimento contínuo , que nunca cessa. Esse movimento tem um ritmo próprio e não pode ser controlado pelo ser humano.
b- Não, pois o ser humano, como sujeito histórico, também é agente de muitas mudanças. Por exemplo, o plantio e a derrubada de uma árvore, a construção de uma estrada ou de um edifício são ações humanas que geram mudança na paisagem natural.
c- Ainda que a concepção de vida de uma pessoa ou de um povo permanece por vários anos não se pode confundir a permanência com a ausência de mudança.
d- Resposta pessoal.

7) a- A quarta dimensão, segundo o texto, é o tempo, é um modo de encarar o tempo. ela difere das 3 primeiras dimensões, que são os planos do espaço, porque as pessoas não podem se locomover no tempo, diferentemente do espaço, onde podemos andar de um lado para o outro, em todas as direções.
b- Porque, com esse tipo de máquina verificava os fatos no momento que estavam ocorrendo.

8) Nas corridas de automóveis utilizam-se as horas, os minutos, os segundos e medidas de tempo menores ainda, como décimos, centésimos e milésimos de segundo. O tema dessa manchete de jornal, a conquista do tricampeonato pelo piloto Ayrton Senna, está relacionada a um evento de data definida, ocorrido em 20 de outubro de 1991.

9) a- século XV.
b- Um calendário agrícola, que mostra os trabalhos agrícolas durante doze meses do ano. Esse calendário foi feito com base nas variações da natureza.
c) Cada mês representa um trabalho agrícola específico.
d) Resposta pessoal.



Nenhum comentário: