sexta-feira, 9 de março de 2012

CORREÇÃO - 8ª SÉRIE - MARIA PENEDO - CAP. 3 - 2012

REVOLUÇÃO RUSSA - CAP. 3
Verifique o que aprendeu - pág. 22
1) Os Mencheviques propunham uma aliança entre trabalhadores e burquesia para mudar a sociedade para mudara a sociedade de maneira gradual. Os bolcheviques defendiam a união dos operários e camponeses para fazer uma revolução comunista.
2) Foi o massacre ocorrido durante uma manifestação popular contra o governo do czar Nicolau II.
3) Em Outubro de 1917, os bolcheviques tomaram pontos estratégicos de Petrogrado, capital da Rússia, e derrubaram o governo. Iniciava se o regime socialista liderado por Lênin.
4) era o exército formado pelos sovietes e comandado pelo bolchevique Trotsky.
5) Foi uma política de recuperação econômica criada por Lênin. O estado mantinha o controle das grandes empresas e dos bancos, assim como dos transportes e do comércio atacadista. Mas permitia a formação de pequenas empresas e o livre comércio.
ATIVIDADES - pág. 23.
1) a- Não. A situação no campo piorou, os lotes de terra vendidos para os camponeses tinahm porções mínimas, mal dava para prover o sustento da família.
b- No sistema de servidão, trabalhava-se por determinado tempo para o senhor, dono das terras, e depois disso os camponeses plantavam para o próprio sustento. Com a abolição do camponeses trabalhavam mais pra o seu precário sustento.
2) Esse revelava os interesses populares, retirar-se do conflito mundial, distribuir terras aos camponeses por meio de uma reforma agrária e acabar com fome, melhorando a produção e as economia do país.
3) Derrubar os proprietários de terras e os capitalistas e abolir as classes sociais.
b- Não, os revolucionários burgueses eram contra a eliminação do capital e dos lucros.
4) A primeira imagem mostra o globo terrestre envolto por uma bandeira com uma mensagem revolucionária. No nível inferior está o povo, representado por homens de diversos grupos étnicos.
5) Para L~enin, antes de se tornar um país comunista, a Rússia ainda precisaria passar por um crescimento econômico, mantendo-se, dessa maneira, certas características capitalistas. Assim, no primeiro momento, ele permitiria a propriedade de pequenas empresas e comércio livre. Depois de reorganizada a produção, seria possível coletivizá-la e avançar na direção do comunismo.

Nenhum comentário: