sexta-feira, 23 de março de 2012

Maria Penedo 2012 8ª SÉRIE CAP. 5 OS REGIMES TOTALITÁRIOS

VERIFIQUE O QUE APRENDEU PÁG. 30
1) Eram conservadores, ultranacionalistas e contrários ao socialismo, defendiam a centralização dos poderes políticos como única forma de superar a crise da Itália.
2) A Alemanha passava por uma grave crise econômica: desemprego inflação e falências, precisou pedir dinheiro emprestado a outros países para promover sua reconstrução e pagar as dívidas do tratado de Versalhes.
3) Aproveitaram-se de um momento de crise para ampliar a representatividade de parlamentares do partido nazista, conseguindo forçar a nomeação de Hitler como primeiro ministro da Alemanha.
4) Planos de recuperação da econômica do governo de Stálin, priorizavam a insdústria de base e a agricultura coletiva subordinada ao estado.
ATIVIDADES PÁG. 31
1) O estado totalitário está acima de todos não há espaço para oposição.
2) Com a crise econômica cresceu a insatisfação popular e as elites comerciais passaram a apoiara o partido nazista, pois temiam o início de uma revolta socialista como a que acontecera na Rússia.
3) a- Com a república, caiu a proibição que era imposta aos judeus de exercer certas profissões e de emigrar para outras cidades, isso permitiu sua ascensão social.
b- É o preconceito contra os judeus a rejeição à cultura às tradições e às suas ações.
c- Os generais alemães publicavam suas memórias culpando os israelitas pela ruína da Alemanha, e responsabilizando-os de incutir no povo um sentimento de fraqueza e de inferioridade.
4) a- Homens e mulheres sorridentes usando diferentes trajes que provavelmente representavam as diversas etnias que compunham a nação soviética, eles olham para Stálin posicionado a um nível acima deles com admiração e adoração.
b- A imagem de um líder.
c- Sim a mensagem de um líder que conduz o seu povo com segurança, e o povo aparenta estar feliz.
5) Os regimes facistas e nazistas mantiveram-se sob a organização econômica capitalista com propriedade privada, enquanto o regime soviético substituiu o sistema capitalista pelo socialismo de propriedade coletiva e estatal. Os três regimes são autoritários e restringem as liberdades políticas e individuais, o nazismo era atissemita.

Nenhum comentário: