terça-feira, 20 de março de 2012

7ª SÉRIE CAP. 5 A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

VERIFIQUE O QUE APRENDEU PÁG. 34

1) De modo geral, a notícia do movimento liberal português foi bem recebida no Brasil. Os portugueses residentes a apoiaram porque viam no movimento de Lisboa a possibilidade de restauração do poder em Portugal, sua terra natal. Os brasileiros também receberam bem a notícia pois eles consideravam o fim do absolutismo uma forma de aumentar a autonomia do Brasil.
2) Dom João VI foi surpreendido em 26 de Fevereiro de 1821 com um motim das tropas imperiais, exigindo sua submissão ao poder das cortes portuguesas, sob o risco de ser deposto ou preso, o rei resolveu então voltar a Portugal.
3) A decisão de permanecer no Brasil, contrariando as ordens expressas das Cortes, em 9 de Janeiro de 1822, data conhecida como dia do fico.
ATIVIDADES PÁG. 35
1) Os revolucionários portugueses precisavam de aliados no Brasil para pressionar dom João a retornar para Portugal. Se a corte permanecesse no Brasil os portugueses ficariam isolados e corriam o risco de perder suas possessões coloniais e as esperanças de recuperação da sua parada economia.
2) a- Proclame a independência e torna-se rei do Brasil.
b- Havia sim riscos de o Brasil se separar de Portugal, fragmentando seu território em várias repúblicas, como aconteceu na América espanhola, dom João sabia que se dom Pedro não ficasse à frente do movimento pela emancipação, a luta partiria dos republicanos.
c- Dom Pedro por determinação do seu pai, foi feito regente do Brasil. Pouco mais de um ano, após sofrer várias pressões para voltar a Portugal, dom Pedro proclamou a independência.
d- pessoal faça sua resposta.
3) A permanência do herdeiro do trono português no Brasil dificultou o reestabelecimento do controle político sobre o Brasil.
4) a- Tranquilizar as nações amigas de que as relações com o Brasil seriam mantidas, mesmo sem o consentimento das cortes.
b- Para sensibilizar as nações amigas sobre as mudanças políticas que certamente viriam a obter o apoio desses países.
c- O manifesto enfatiza que os portos do Brasil continuariam abertos a todo as as nações amigas.
d- Em Setembro de 1822, novas ordens chegaram de Portugal exigindo que Dom Pedro entregasse o governo do Brasil a Portugal, ou as tropas portuguesas iriam levá-lo a força para Lisboa.

Um comentário:

Unknown disse...

Da uma olhada neste vídeo aee professora..

http://charges.uol.com.br/2010/09/30/cotidiano-grandes-debates-da-historia/

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^