domingo, 28 de junho de 2009

FIQUEM DE OLHO - FILMES QUE AJUDAM NO ENEM 2009

Olá alunos, mais uma vez vamos falar do ENEM -2009... Filmes uma ótima oportunidade de diversão e estudo!
Aliar filmes a seu dia dia de estudo é uma opção para compreender melhor temas históricos e assuntos contemporâneos que muitas vezes o livro didático não consegue passar. Deve-se assistir ao filme relacionado seu assunto a todo conhecimento histórico e atual aprendido em sala de aula, mas tomem cuidado!! Todo filme tende a ser parcial, então saiba verificar isso, e seja crítico, lógico usando o embasamento histórico que você já tem, caso não tenha pesquise. Tenho certeza que toda obra cinematográfica pode ajudar em sua memorização, então vá a locadora mais próxima e pegue os filmes indicados abaixo.
A lista abaixo foi extraída do jornal A Tribuna de Domingo - dia 28/06/09:
A tendência do novo ENEM, é cobrar temas transversais, ou seja assuntos que transcendem a sala de aula.
1- Guerra de Canudos - mostra uma luta interna Brasil, em 1893 retratado a resistência às políticas econômicas da República.
2 - Pra Frente Brasil - o Brasil inteiro torce para a seleção no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura.
3 - Mandela - o filme mostra o Apartheid na África do sul, e o esforço para reconhecer os negros cmo cidadãos.
4- Hotel Ruanda - baseado na história de um gerente de hotel que salvou mais de mil pessoas na guerra civil entre tutsis e hutus.
5 - Os falsários - é a história real sobre a maior operação de fasificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Um judeu que era conhecido como rei da falsificação, passou a trabalhar para os nazistas em troca de sua vida, falsificou milhares de notas, que seriam utilizadas para financiar a guerra. Sugiro ainda: Prenda-me se Puderes, e sobre o nazismo A Lista de Schindler.
6 - Mississipe em Chamas - discriminação e racismo nos EUA, Ku Klux Kan ( KKK ), em plena dec. de 60 o FBI vai investigara morte de dois jovens negros e um judeu.
7 - JFK - A Pergunta que Não quer Calar - o contexto é a Guerra Fria. Em 1963 morre o presidente dos EUA, John Kenedy, a justiça decide que ele foi vítima de um complô.
8 - Fidel - narra a Revolução e a luta do povo Cubano.
9 - Che - a luta de Che durante o processo de Revolução Cubana, pela Libertação da América Latina.
10 - Adeus Lenin! - início da Revolução Soviética e o processo que culminou na Segunda Guerra.
11 - Operação Valquíria - baseado em fatos reais, o filme relata a ação de um grupo de oficiais que planejou assassinar Hitler.
12 - Salvador - fala da luta por mudanças de regime e as influências norte americanas em El Savador, durante a guerra civil.
13 - Zuzu Angel - retrata a ditadura militar no Brasil, conta a história da estilista que teve seu filho preso e morto pela ditadura, ela mesma se trasforma em uma vítima, ao pesquisar a fundo a morte de su filho.
14 - O que é Isso Companheiro? - em plena ditatura um grupode jovens ativistas, realiza o sequestro do embaixador americano.
15 - Boa Noite, Boa Sorte - mostra o contexto da Guerra Fria,ode um ancora de TV entra em confronto com o senador Mc Carthy ao expor as táticas e mentiras usadas na caça a supostos comunistas.
16 - Treze Dias que Abalaram o Mundo - sobre a Guerra Fria,fala sobre os 13 dias de angústia do mundo ao esperar o desfecho do confronto entre EUA e União Soviética.
Façam suas pipocas, e anotações!!! Bom Filme...

2 comentários:

Ivan disse...

é o ENEM agora se tornou uma prova que nos alunos vamos no dedicar ou mehor dizento nos matar de estudar para fazer.Na minha opiniao eles complicaram as nossas vidas e mais ainda de quem é de escolas q nao tem boa qualidade de ensino ta lascado aconselhos essas pessoas a começar estudar agora se quiser passar no enem ja que é 1 fase pra tentar vestibular na ufes boa sorte pra todos

Unknown disse...

Fala sério. Cada filme regaçado!
3ºM3 Paula R. (Pontuação extra de comentário mais sincero)