segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Para as 7ª séries - ESTUDO DIRIGIDO

Unidade 7 - Cap. 1 República dos Coronéis

Verifique o que aprendeu:

1) A desvalorização foi causada por excesso de produção.

2) Uma das manobras dos coronéis para garantir a vitória dos candidatos que eles apoiavam nas eleições. O nome é uma referência à correia usada na cabeça do cavalo para conduzi-lo.

3) Acordo entre as oligarquias mais poderosas do país, paulista e mineira, para que os presidentes eleitos fossem desses estados ou que representassem os interesses de outras oligarquias.


Atividades:

1) a- "Em verdade o coronel é o homem que resolve os casos sem solução. É ele quem atendeo cidadão que bate em sua porta às 3 horas da manhã, porque não tem recursos, ele se levanta e leva a pessoa ao médico q é seu amigo ou a santa casa."

b- Ele teria o total apoio do coronel quando precisasse de dinheiro ou de médico. Criava-se dessa forma uma relação de agradeciemento e de dependencia entre os eleitores e o coronel.

2) a- Apessar de ser uma prpaganda de partido democrático, o eleitor aparece com orelhas de burro e tapa olhas sendo conduzido por um coronel que o monta, essa imagem se relaciona com o sistema eleitoral brasileiro na primeira república.

b- O nome a república dos coronéis se refere ao prestígio que esses líderes tiveram ao longo de toda primeira república.

Nenhum comentário: