segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cap. 5 A Supremacia do Café - para 7ª série

Verifique o que aprendeu: pág. 214








1) A economia cafeeeira dominou, por muito tempo, o cenário mundial. Os cafeicultores, então, aumentavam as áreas de plantio, sem se preocupar com o excesso da oferta do produto. Como o consumo não aumentou, sobrou café no mercado e os preços ficaram menores.








2) Acordo entre os presidentes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e que resultou numa série de medidas para conter a queda dos preços do café.








3) Foi uma maneira de retirar de circulação, parte da produção de café: o governo compraria o excedente de grão que ficariam estocados em depósitos até que a oferta diminuísse ou aumentasse a procura pelo produto.








Atividades: pág 215








1) O café Continuou sendo motor da economia no início da República e manteve os cafeicultores no poder até 1930.




2) O excesso de produção e a baixa de preço do café no mercado internacional foram os fatores que motivaram o Convênio Taubaté. Como consequência, estabeleceu-se no país uma política financeira que protegeu a classe cafeicultora. Já a população em geral teve de enfrentar um processo inflacionário.




3) a- Sim, o café era importante, pois ocupava o primeiro lugar na pauta das exportações brasileiras.


b- " O Estado se definiu como articulado de uma integração nacional;" "Tinha de garantir uma certa estabilidade no país, conciliar interesses diversos, atrair investimentos estrangeiros, cuidar da questão da dívida externa".


c- Essas medidas foram tomadas porque negócios do café serviram de eixo para a economia do período.








Nenhum comentário: