segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PARA AS 8ª SÉRIES CORREÇÃO PARA PROVA do 3º trimestre de 2013

Cap. 3 O governo Jango


Verifique o que aprendeu pág. 178


1) Pela falta de tradição no Brasil desse sistema político e pelo fato de ter representado uma estratégia para impedir Jango de governar.


2) Um plano do presidente João Goulart para realizar reformas estruturais, com diretrizes nacional desenvolvimentistas. As reformas atingiram as áreas: financeira e social.Jango também pretendia realizar as reformas agrária e urbana.


3) Despertaram a resistência dos grandes e médios proprietários rurais, no caso da reforma agrária, e dos setores da classe média urbana, no caso da reforma urbana. Ambos os setores temiam a perda de patrimônio com as reformas propostas pelo governo.


4) A marcha sinalizou aos setores que planejavam a deposição de Jango que eles contrariam com um apoio expressivo, vindo de diferentes setores da sociedade brasileira.



Atividades pág. 179


1) a- Em 1961, às vésperas da posse do vice presidente João Goulart.

b- O autor defende o sistema; afirma que o parlamentarismo é adotado em países de organização democrática mais evoluída e que sua prática pressupõe organização partidária e moralidade política.

c) EM 1961, eram os setores mais conservadores da sociedade brasileira, das forças armadas e da igreja católica; eles queriam restringir a ação de João Goulat na presidência da república.


2) Ameaçavam a prpriedade privada. Jango tinha intenção de fazer a reforma agrária e, para isso, desapropriar terras e indenizar seus proprietários com títulos do governo. A proposta de uma reforma urbana assustava a classe média, que também temiam perder suas propriedades.


3) a- Estagnação econômica, inflação e perda do poder aquisitivo dos trabalhadores.

b- O acirramento as tensões entre grupos de direita e de esquerda. A direita acusava Jango de ser comunista, e a esquerda denunciava as tramas golpistas dos que não apoiavam Jango.

c- Os militares.


4) a- Foi um movimento de marinheiros liderados pelo cabo Anselmo, presidente da associação de marinheiros e fuzileiros navais. O cabo Anselmo fez um discurso contestando ordens de seus superiores, o ato foi considerado indisciplinar, mas Jango apoiava a atitude.

b- A crise entre governo militares já existia. Apoiar um militar menos graduado, e ainda demitir o ministro da marinha deu as forças armadas o pretexto de que precisavam.

c- Essa crise acabou desencadeando o movimento militar que resultou na deposição de Jango no dia 31de março de 1964.


5)a- João Goulart.

b- Do Rio Grande do Sul, onde nasceu João Goulart, alguém está literalmente puxando o tapete de Jango.

c- Os 30 anos de golpe militar de 1964.

d- A forte oposição ao governo de Jango, vinda de setores militares, do empresariado e das classes médias; a desaprovação às reformas de base.

Nenhum comentário: