quinta-feira, 26 de maio de 2011

8ª série cap. 1 A descolonização da África - 2012

Verifique o que aprendeu pág. 104

1) O princípio que pautou a luta pela independência da Índia, liderada por Gandhi e Nehru, a proposta era questionar as imposições inglesas quanto às liberdades civis e a cobrança de impostos por meio da resistência pacífica.

2) A partilha entre potências europeias era feita segundo a conveniência dos países, sem levar em conta as diferenças étnicas dos habitantes, juntando em um único país grupos diferentes e muitas vezes rivais.

3) Expressão criada pelo demografo francês Alfred Sauvy, que a usou para se referir aos países pobres do planeta, numa analogia com a expressão terceiro estado, que na época da Revolução francesa se referia a pessoas das classes sociais mais baixas.

4) Conferência realizada na Indonésia que representava 29 países que se declaram naquele momento não alinhados aos EUA.



Atividades pág. 105

1) a-Reino Unido Austrália e Estados Unidos.

b- Bangladesh,`Índia e Mianmar.

c- Todos os países citados como mais pobres, sofreram algum tipo de colonização nos séculos XIX e XX.

2) a-África e Ásia. Esses continentes foram disputados ao longo do século XIX pelas potências européias para serem explorados como colônias.

b- A pobreza nos países Asiáticos e Africanos se deve ao colonialismo e à permanência da mesma estrutura econômica após a independência, ainda os países colonizadores mantiveram suas riquezas graças a colonização.

3) a e b- Após os processos de independência os novos países tiveram dificuldades em estabilizar a economia e a situação política. As novas nações pretendiam trilhar os próprios caminhos e propunham-se ajuda mútua. No contexto da guerra fria, as nações do mundo se viram obrigadas a alinhar-se ao bloco capitalista ou bloco socialista, mas os países participantes da Conferência optaram pelo não alinhamento.

Nenhum comentário: