quinta-feira, 26 de maio de 2011

7ª séries Cap. 2 Tensões no Império

Verifique o que aprendeu pág. 104


1) Movimento iniciado em Pernambuco, em 1824, como consequência da política repressiva de D. Pedro I. Outras províncias do Nordeste brasileiros, como a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará, aderiram ao movimento, formando uma confederação republicana que se proclamou independente do Brasil.


2) A região Cisplatina, território anexado por D. João VI em 1816, não possuía nenhuma identidade cultural como Brasil. Após a independência brasileira, os cisplatinos lutaram por sua própria emancipação e venceram a disputa em 1827.


3) ) assassinato do jornalista Líbero Badaró, opositor de D. Pedro I, em São Paulo, fez aumentar as animosidades contra seu governo. Cerca de dois meses depois da morte de Badaró, os aliados do imperador organizaram uma homenagem do Rio de Janeiro para tentar melhorar sua imagem junto à população. A iniciativa foi interpretada como provocação e uma revolta tomou as ruas da cidade, numa guerra de garrafas e cacos de vidro. Daí o nome noite das garrafas.



Atividades pág. 105


1) a- Confederaçaõ do Equador


b- A outorga da constituição de 1824 fez reacender em Pernambuco, e em províncias vizinhas, os ideais republicanos e o desejo de se separar de Portugal.


c- Dissolvendo a Constituinte e decretando a Constituição de 1824, o imperador deu uma cara demonstração de seu poder e do poder dos burocratas e comerciantes, muitos eles portugueses, que faziam parte de seu íntimo.


2) A Argentina queria formar um grande Estado, reunindo os territórios do antigo Vice Reinado do Rio da Prata. O objetivo da Inglaterra era retomar o comércio na região e o Brasil desejava ter livre acesso ao Rio da Prata.


3) a- Libero Badaró em São Paulo, era propagador do liberalismo e opositor de D. PedroI.


b- Libero Badaró se referia à luta entre liberais e conservadores em torno da figura de D. Pedro I, então identificado com a causa conservadora, o jornalista morreu afirmando que sua morte não significava o fim da causa liberal.


4) São várias as causas para o desgaste político do imperador, todas elas conseguência da sua maneira autoritária de governar, entre as causas destacamos a crise econômica brasileira e a dissolução da assembleia constituinte.


5) a- A D. Pedro I, pois pé de chumbo era o apelido dado aos portugueses.


b- Esses versos significavam que os brasileiros queriam que D. Pedro I partisse de vez para Portugal e que o país fosse governado por brasileiros.


c- Em 7 de Abril de 1831 D. Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara.


d- Naquele momento, grande parte da sociedade era a favor da abdicação.

Nenhum comentário: