quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Para as 8ª séries - Correção para Prova 3 Trimestre

Cap. 4 O Governo Lula


Verifique o que aprendeu: pág. 248


1- Não, o presidente adotou uma política econômica semelhante à de seus antecessores, mantendo juros altos como mecanismo anti-flacionário e dando continuidade às privatizações de empresas estatais.


2- Ampliação dos programas sociais de distribuição de renda, como o Bolsa família, e a elevação do salário mínimo acima da inflação.


3- O programa de aceleração do crescimento (PAC), que visa estimular o crescimento econômico com obras de infraestrutura realizadas por todo o país.



Atividades: pág. 249


1) a- A exclusão social de 44 milhões de pessoas que à época, viviam abaixo da linha da pobreza.

b- Dar condições para que os excluídos da vida econômica do país se tornassem pessoas geradoras de renda e de consumo.

c- Moderadas, mesmo adotando como prioridade o combate à miséria, as soluções propostas se baseiam em ideias capitalista ligadas a produtividade e à capacidade de consumo, e não a idéias socialistas de estatização e desapropriação de recursos para promover a distribuição de renda.


2) O desenvolvimento pleno do país depende da manifestação livre de toda população que deve ter io direito de participar do Governo expressando democraticamente sua opinião.


3) Pontos positivos: Crescimento das exportações, acumulo de superávits no comércio exterior, aumento da atividade econômica, queda da taxa de desemprego, aumento da confiança dos investidores. Os críticos citam como pontos negativos: política antiflacionária de juros altos que inibe o crescimento da economia e elevada carga tributária, sustentando um estado que gasta muito e mal, oferecendo serviços precários e infraestrutura sucateada.


4) a- Ampliação e fortalecimento da influência do Brasil no cenário internacional.

b- Com grandes países, principalmente Índia, China e África do sul.

c- O Brasil passou a participar de algumas grandes decisões mundiais, algo que antes era restrito a país ricos.


5) a- O balão dos juros está acima da popularidade.

b- Os assessores da área econômica, responsável pela taxação dos juros, estão sorridentes, comandando o balão que sobe.

c- Lula tem a expressão de que não está satisfeito.


Unidade 9


Cp. 1 A Crise do Socialismo Real e o Fim da Guerra Fria


Verifique o que aprendeu: pág. 260


1) Definir rumos e regras do comércio e das finanças interacionais após a segunda guerra. Entre os pontos acordados: a circulação de moeda deveria seguir o padrão ouro das transações internacionais.

2) O desenvolvimento tecnológico voltado para a geração de bens de produção, máquinas, armas etc., os bens de consumo foram negligenciados.

3) Porque sua política de distenção contrariava o setor mais conservador do partido comunista.

4) As intervenções militares em países socialistas que estivessem enfrentando oposição.

5) A distenção internacional, a glasnost e a perestroika.


Atividades: pág. 261


1) Período inaugurado por Nikita que previa coesistência capitalista e socialista.


2) Após a segunda guerra, o ocidente conheceu um período de desenvolvimento econômico e tecnológico, que transformou sua produção industrial, aumentando a sua produtividade e ampliando a oferta de bens de consumo.


3) Com a distenção internacional, Gorbachev esperava diminuir a distância entre a União Soviética e o mundo capitalista, e assim reduzir os riscos de guerra e conseguir acordos de cooperação tecnológica e comercial. Par aisso seria necessário mudar a situação política e econômica da URSS aumentando a liberdades civis e investindo no cidadão.


4) O Afeganistão é um país de fronteira com a ntiga URSS, uma derrota comunista na região poderia incentivar os opositores do regime soviético dentro da URSS.


5) a- A desorganização econômica que levou ao desabastecimento e à altos preços.

b- O movimento resultou no desmantelamento dos ministérios e do aparelho de planificação e aquele que pretendia introduzir um novo sistema de relações e de mercado.

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