quinta-feira, 29 de maio de 2008

PROJETO MAIS TEMPO NA ESCOLA “EDUCAÇÃO PARA A VIDA”


EEEFM ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO

Seguindo o projeto Mais Tempo na Escola do Governo do Estado do Espírito Santo, a Escola Aristóbulo Barbosa Leão em parceria com o governo irá neste ano de 2008 dar o pontapé inicial para sua realização.

A Escola possui dois projetos: o Projeto Coral ABL e o Projeto Educação para a Vida, este ministrado pelas professoras Patrícia Alves Sanches Matos (História) e Renata Marçal de Souza (Biologia).

O Projeto Educação para a Vida tem como lema principal à questão Mente Sã e Corpo São onde as matérias de História e Biologia se completam interdisciplinarmente. Atuando juntas em várias questões da vida social do aluno, aprendendo a cuidar e proteger o seu corpo, através de bons hábitos alimentares e de sua mente participando ativamente da leitura e da pesquisa.

O aluno ficará na escola por mais tempo, num total de 10(dez) horas aulas por semana, sendo essas aulas presenciais, ou ocorrendo através viagens, pesquisas de campo, visitas técnicas, e tudo mais que for necessário para ampliar o conhecimento do aluno dentro das disciplinas citadas.

Em História eles terão um preparo para ingressar no mercado de trabalho, conhecer a sociedade e o meio onde vive, a história de sua comunidade de seu estado do seu país, aprendendo ainda sobre inclusão social, planejamento familiar, sustentabilidade, cuidando da mente lidando com as adversidades da vida em sociedade e se integrando sociamente.

Em Biologia a prática substituirá a teoria, levando o aluno ao meio ambiente que o cerca, vivenciando todas as alterações, modificações de seu corpo, observar comportamento familiar e as influências sobre sociais.

Sob a vida humana. Por fim conhecendo, cuidando e protegendo o seu corpo.

História e Biologia se fundem em uma só área de interesse para dar ao aluno melhor qualidade de vida. Educar é um ato de se doar e Educar para Vida é cuidado.

Nós professores desse projeto temos a certeza de que Educar para Vida é deixarmos de nos esconder por detrás do quando negro e do giz e enfim guiar o educando para a vida.

Algumas visitações técnicas agendadas: Museu da Vale, Parque Ambiental da Vale, Área de Engenharia Ambiental da UFES, CST, Mosteiro Zen Budista, onde aprenderão conservação ambiental e culturas de povos.

Nenhum comentário: