sábado, 12 de abril de 2008

Façam seu trabalhos corretamente.

Leiam atentamente e avaliem, tentando fazer dessa mesma forma nos seu novos trabalhos escolares, você já estará fazendo um trabalho acadêmico científico...

Capa: Como fazer.


EEEFM ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO







No meio o nome dado ao trabalho








NOME DO ALUNO OU EQUIPE e Turma
(em ordem alfabética)









Cidade
ano




NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...................................................................................................3
2ESTRUTURA DO TRABALHO..........................................................................4T
2.1 PARTE PRÉ-TEXTUAL.....................................................................................5
2.1.1 Capa .................................................................................................................5
2.1.2 Sumário ...........................................................................................................6
2.2 PARTE TEXTUAL..............................................................................................7
2.2.1 Introdução .......................................................................................................7
2.2.2 Desenvolvimento ............................................................................................7
2.2.3 Conclusão .......................................................................................................7
2.3 PARTE PÓS-TEXTUAL.....................................................................................8
2.3.1 Referências .....................................................................................................8
2.3.2 Anexos ...........................................................................................................10
3 REFERÊNCIAS ..............................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

A apresentação de trabalhos de disciplinas necessita de determinadas regras sistematizadas que permitam a transmissão adequada de seu conteúdo.

No caso de trabalhos feitos à mão, esse guia poderá orientá-lo somente quanto a ordem dos elementos (ou tópicos) abordados em seu trabalho.

O texto expõe regras relacionadas à estrutura do trabalho (partes pré-textuais, textuais e pós-textuais), exibindo ainda os seus respectivos modelos para a apresentação.

Esperamos que esse material possa servir de base para a elaboração de trabalhos para as disciplinas diversas, uniformizando nossos procedimentos metodológicos e tornando objetiva e prática sua consulta e construção.



2 ESTRUTURA DO TRABALHO

Os trabalhos de disciplinas devem obedecer a seguinte estrutura e elementos:

Estrutura (partes) Elementos
Pré-textuais • Capa (obrigatório)
• Sumário (obrigatório)
Textuais
• Introdução
• Desenvolvimento
• Conclusão

Pós-textuais • Referências (obrigatório)
• Apêndices e/ou Anexos (se houver)


Siga a ordem acima para escrever seu trabalho, a primeira coisa feita em um trabalho é a capa, seguida do sumário, vem então a introdução, e assim seguindo a sequência.


2.1 PARTE PRÉ-TEXTUAL


2.1.1 Capa

Elemento obrigatório. É a proteção externa, a cobertura que reveste o trabalho, onde devem conter informações de identificação da obra:



2.1.2 Sumário


Elemento obrigatório. Indica o conteúdo do documento, referindo-se à enumeração dos capítulos, divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto, seguidas da respectiva paginação, ligada ao título por linha pontilhada. A fonte poderá ser Arial 12 ou 14, dependendo da estética e composição da página. Não confundir com “Índice” (relação detalhada dos assuntos, nomes de pessoas e outros em ordem alfabética). Existem diversos modelos de Sumário e indicamos abaixo o padrão a ser utilizado para as monografias da CONSULTIME:



2.2 PARTE TEXTUAL


2.2.1 Introdução

Refere-se à parte inicial do texto e devem constar informações necessárias para situar o tema do trabalho, tais como:
- Objetivos: geral e específicos;
- Justificativa da escolha do tema (relevância do trabalho);
- Métodos e procedimentos seguidos;
- Apresentação do conteúdo das partes (capítulos) do trabalho.


2.2.2 Desenvolvimento

Refere-se à parte principal do texto que tem por objetivo apresentar a fundamentação lógica do trabalho, ou seja, discutir, explicar, testar, demonstrar, etc. Essa parte do trabalho geralmente é dividida em capítulos que enfocam o referencial teórico pesquisado, os resultados e discussões.
Nota: Sempre que você fizer uma citação, ou seja, transcrever para seu trabalho um trecho de alguma obra, ela (a citação) deverá estar entre aspas ( “ ) e a obra deverá constar nas referências. O nome do autor da citação deve constar em seu trabalho.


2.2.3 Conclusão

Refere-se às respostas ao problema proposto. Pode-se fazer sinteticamente uma recapitulação dos resultados da pesquisa, destacando as suas principais contribuições, bem como sugestões de suas aplicações e / ou novos estudos. A conclusão deve ser baseada nos dados teóricos e empíricos comprovados no desenvolvimento, não se permitindo assim, a inserção de dados novos nesta etapa.


2.3 PARTE PÓS-TEXTUAL


2.3.1 Referências

Elemento obrigatório. Consiste em uma lista das obras ou fontes pesquisadas durante a elaboração do trabalho. Deve ser em ordem alfabética, sem numeração, letra Arial 12, e com o espaçamento simples entre linhas.

Todas as referências devem ser alinhadas à esquerda da página. Nos casos de repetição do autor, este deve ser substituído por um traço sublinhar equivalente a seis caracteres.

As referências devem obedecer normas para cada fonte de consulta (livros, teses, periódicos, em parte, ou no todo, etc). As informações sobre como relacionar as diversas referências, constam da NBR 6023: 2002 / UFES.

Elementos essenciais:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996


Como fazer a bibliografia.
Seguem exemplos:
Livros:
DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
Dicionários:
FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
Atlas:
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Atlas celeste. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1984. 175
Enciclopédias:
THE NEW Encyclopaedia Britannica: micropaedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1986. 30 v.
Artigos de jornal:
OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.
Obs.: o destaque é para o nome do jornal.
Documento publicada em Internet:

FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2002.


Filmes e vídeos:
NOME da rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: Tw Vídeo distribuidora, 1986. 1 Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. Port.


Os anexos vem por último, pois são pós textuais...

2.3.2 Anexos

Material suplementar julgado de possível interesse para consulta durante a leitura do texto, não sendo, porém, parte integrante do trabalho.

O aluno utiliza esse espaço para trazer os conteúdos de apoio utilizados e produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa, como os formulários de observação, entrevistas e questionários.

Os ANEXOS incluem material referencial ou ilustrativo produzidos por autores consultados, considerado de possível interesse para consulta.

Os ANEXOS são grafados em letras maiúsculas (fonte Arial 14), seguida da letra de ordem, travessão e seus respectivos títulos em letras minúsculas, em página anterior ao documento, conforme o exemplo:

ANEXO A – Tabela de evolução estatística de renda




3 REFERÊNCIAS



SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos: guia para alunos, professores e pesquisadores da UFES. 6.ed. Vitória, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Guia para normalização de referências: NBR 6023:2002. 2. ed. Vitória, 2004.


Este trabalho foi postado com a colaboração de sua professora de portuquês Simone.

Esperamos que agora vocês façam ótimos trabalhos, observando q os trabalhos apresentados a disciplina de história sempre seram feitos de forma manuscrita, por tanto não precisaram seguir a seguência de tabulação... Abraços prof. Patricia

terça-feira, 8 de abril de 2008

Estudando para a Avaliação

Vamos aki ver alguns passos de estudo para a Avaliação de História :

1º Ano matutino:

a- Analise os motivos que levaram a sedentarização do Homem Pré Histórico:
b- O que é Glaciação?
c- Como ocorreu a passagem do homem Asiático e Africano para as regiões das Américas no período Preé Histórico?
d- Quais as características dos povos sambaqueiros?
e- O que são pinturas Rupestres?
f- Explique as teorias que surgiram sobre a passagem de povos para as Américas:
g- Comente sobre as principais características dos povos do Paleolítico e do Neolítico:
h- Fale sobre a idades dos metais:



2º Ano Matutino


a- Por que motivo a Itálias é considerada o berço do Renascimento?
c- O que foi o humanismo?
d- Em poucas palavras faça um texto explicando os pontos básicos do Renascimento:
e- Cite e explique as novas técnicas criada pelos pintores da Renascença:
f- O que faziam os Mecenas, e quem eram?
g- Cite 3 pintores Renascentistas e suas obras:
h- Cite 3 escritores Renascentistas e suas obras:
i- Façam um relato sobre as ordens religiosas surgidas na Idade Moderna, para protestar contara a Igreja Católica:
j- Comente sobre a Reforma, quais suas reivindicações?
l- Fale sobre simonia e indulgencias:
m- Comente sobre a Contra Reforma:


Estude bem e tenha um bom desempenho.....