Verifique o que aprendeu:
1) Foi o golpe organizado pelo general Lott que depôs o presidente em exercício, Carlos Luz, como uma espécie de prevenção contra um possível golpe no momento da posse de Juscelino, em janeiro de 1956.
2) Cinquenta anos em cinco.
3) Grupos nacionalistas questionavam os empréstimos feitos juntos ao FMI e a abertura brasileira ao capital estrangeiro; havia também contestações na base da sociedade como, por exemplo, a reivindicação por reforma agrárias das ligas camponesas.
4) A capital do Brasil foi deslocada, pela primeira vez, para um local distante do litoral. Isso provocou certo aumento populacional na região central do Brasil, até então pouco habitada.
Atividades 147
1) a- Na campanha de Juscelino para a presidência da república, o então candidato prometia cinquenta anos em cinco de modernização.
b- JK optou pela política econômica baseada no desenvolvimento industrial e na infraestrutura, contando com o financiamento do estado e de capitais privados nacionais e estrangeiros, lançou também o plano de metas, que objetivava incrementar os setores, a industria de base, a produção de alimentos, o transporte e a educação.
c- JK obteve sucesso em relação ao crescimento industrial, porém a um alto custo: a desigualdade social permanecia grande; a inflação e a dívida externa aumentaram.
2) a- É possível observar o presidente, bem vestido, gesticulando como se estivesse discursando para o jeca. Estes com os pés descalços e roupas recomendadas.
b- A charge tem um tom de crítica, pois aponta a contradição entre o grande desenvolvimento de alguns setores descaso dos governos diante das necessidades básicas.
c) A charge faz referência ao plano de metas.
d) Automóvel brasileiro indica a abertura do Brasil à instalação de montadoras de automóveis, asfalto brasileiro e gasolina brasileira.
3) Conjunto de medidas para incrementar os setores de energia, a industria de base, a produção de alimentos, os meios de transporte, a educação, além de prever a construção de uma nova sede do governo federal.
4) a- O primeiro trecho trata tentativa de golpe para impedir a posse de JK, orquestrada por Carlos Luz. O segundo trata da construção de Brasília.
b- Não. O primeiro defende JK e critica o fato de sua posse estar ameaçada por um suposto golpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário