Verifique o que aprendeu pág. 174
1) O governo imperial adotou uma série de medidas para atrair a mão de obra imigrante, entre elas a subvenção das despesas gastas com a transferência da família desses trabalhadores e a criação de colônias de parceria.
2) A expansão da lavoura cafeeira e as campanhas contra a escravidão no país.
3) Portugueses, italianos, espanhóis e alemães.
4) Programa de incentivo do governo imperial para atrair famílias de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café. Essas famílias deveriam trabalhar por quatro anos ou até saldar todas as dívidas.
5) As condições de trabalho nas fazendas eram muito difíceis, não muito diferente daquela vivida pelos escravos. Vários imigrantes desistiram da lavoura e se mudaram para as cidades em busca de outros trabalhos.
Atividades pág. 175
1) a- Segundo o pensamento da época, os europeus eram bem vindos porque seria capaz de trabalhar e de civilizar a sociedade brasileira.
b- Para os fazendeiros não importava de onde vinham os trabalhadores, desde que estes fossem capazes de substituir o trabalho dos escravos.
2) a- os maus tratos pelos que passam os filhos dos imigrantes, principalmente os filhos de italianos.
b- Por ter caído doente, o trabalhador foi humilhado e maltratado pelos empregados da fazenda.
c-Primeiro ele resistiu, depois decidiu abandonar a fazenda.
d- Ele queria denunciar os maus tratos aos imigrantes no Brasil.
3) a- Havia uma expressão cansada e sofrida no rosto das pessoas, haviam mulheres e crianças, que viram sua vida mudar quando deixaram seu país, não sabiam o que encontrar nessa nova terra.
b- o poema trata da vinda do imigrante para o Brasil, se trata de famílias que não sabiam o que iam encontrar nessa nova terra.
c- Mostra que os imigrantes deixaram sua vida em seu país e o futuro que teriam por lá.
d-Tanto o texto quanto a imagem demonstram duas formas de pensar a vida do imigrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário