Verifique o que aprendeu pág. 170
1) A alta dos preços do café no mercado internacional e a queda nas exportações do açúcar brasileiro e também de outros produtos. O clima e o solo propício ao cultivo dos grãos, em determinadas regiões do país, também contribuíram para a implantação da cultura.
2) A bebida foi descoberta a muito tempo na atual Etiópia, quando um pastor percebeu que suas ovelhas ficavam agitadas ao consumir o fruto vermelho. Essa experiência foi relatada a monges que, estes fizeram testes e constataram que a bebida os deixava mais tempo acordados.
3) As primeiras lavouras comerciais foram formadas no Rio de Janeiro e depois se expandiram para o Vale do Paraíba em São Paulo. A partir de 1850 as lavouras aumentaram por toda região de S. P. ainda mais depois da descoberta de que a terra roxa era propícia par ao cultivo.
4) Porque acompanhou a expansão dos cafezais, que foi intensa, possibilitando o escoamento do produto pelos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
Atividades pág. 171
1) a- A imagem indica diferentes etapas da produção do café.
b- Colheita, secagem e ensacamento do café.
2) a- O texto retrata uma casa de café, ou seja uma cafeteria, local para boas famílias tomarem café e comer doces.
b- A moda das cafeterias no século XIX, que funcionava como lugar de encontros.
c- Um sinal de que os cafés estavam na moda é a existência de um anúncio, o dono local fala do serviço de seu estabelecimento, mostrando que havia concorrência.
3) Com o crescimento da produção no Rio e em São Paulo, Pernambuco deixou de ser o centro econômico do Brasil.
4) a- Estrada de ferro, serviços telegráficos e postais diários.
b- As linhas de ferro encurtaram as distâncias entre os produtores de café e o mercado consumidor.
c- Sim, mudanças permitiram aos proprietários das fazendas se transferirem para a capital paulista e gerenciarem a distância sua produção.
d- Ele era chamado barão do café porque muitos fazendeiros receberam títulos de nobreza do imperador.
5) Conjunturas internacionais que permitiram a valorização do café no mercado internacional e o que estimulou sua produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário