Cap. 3 O Período Regencial. pág. 110
Verifique o que aprendeu:
1) Uma milícia armada, organizada regionalmente e formada por cidadãos treinados para garantir a ordem em cada localidade do país.
2) A morte de D. Pedro I
3) Feijó ficou isolado, politicamente. Os liberais o consideravam excessivamente liberal, por ele ser contrário à escravidão.
Atividades pág. 111
1) O governo brasileiro não confiava no exército. Este frequentemente, identificava-se com os movimentos populares, já que em seus quadros havia negros, mestiços e brancos pobres.
b- Os alistamentos era obrigatório a todos os cidadãos com direito a voto, com mais de 21 anos e menos de 60 anos de idade.
c- A guarda nacional representava as elites para evitar que as camadas populares se organizassem como corpo armado.
2) A necessidade em se montar um exército formado pela elite para reprimir os movimentos populares.
3) a- Os restauradores, os liberais exaltados e os liberais moderados.
b- Os restauradores defendiam a volta de D. Pedro I ao trono; já os exaltados pretendiam realizar reformas que abolissem a influência política do governo e ampliassem a participação política . Os moderadores visavam manter a ordem vigente até a posse de D. Pedro II.
4) A ausência de um governante forte e legítimo provocou a insatisfação geral da população, culminando em revoltas durante todo o período regencial.
5) a- O ato Adicional foi uma reforma constitucional que pretendia atender a todos os grupos, ora fazendo concessões a uns, ora a outros.
b- Para conciliar interesses dos diferentes grupos políticos.
c- Os exaltados conseguiram atingir o concelho de estado e aumentar a autonomia das províncias com a criação de Assembleias Legislativas. provinciais.
6) a- O período foi marcado por instabilidade política, crise econômica e, sobretudo, por manifestações populares em diferentes regiões do país, desestabilizando as elite e difundindo ideais separatistas e republicanos.
b- A crise política e econômica que se intensificou durante o período regencial fomentou rebeliões separatistas e revoltas escravas por todo país.
c- Os debates políticos no Brasil existiu para consolidar o projeto de nação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário