terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cap. 2 A Breve Democracia - 8ª série 2013

Pág. 142. Verifique o que aprendeu:

1) Eleições diretas em todos os níveis: independência dos 3 poderes; obrigatoriedade do voto para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos, de ambos os sexos; garantia de igualdade a todos perante a lei liberdade de imprensa, de pensamento, de crença, de cultos religiosos e de formar associações com fins lícitos.

2) Limitou a intervenção do Estado na economia e liberou as importações. Mas houve aumento da inflação e do desequilíbrio da balança comercial. O governo Dutra, então, passou a controlar as importações e coordenar os gastos públicos.

3) Foi uma campanha pela estatização e refinação do petróleo. Seus apoiadores eram contra a utilização de capital estrangeiro para esse fim.

4) Oposição dos empresários a seu governo, interessados no capital estrangeiros; insatisfação dos trabalhadores; troca de ministros ocorrida em 1953; atentado ao jornalismo Carlos Lacerda, seu inimigo político.


Atividades pág. 143

1) Apesar de ter sido deposto, Vargas continuava tendo apoio de boa parte da população. Como não podia candidatar-se, apoiou a candidatura de Dutra, seu ex ministro da Guerra e aliado político.

2) a- A Campanha eleitoral de 1950, na qual Getúlio foi eleito.

b- UDN, PSD e PTB, eram os principais partidos nas eleições de 1950. Os candidatos eram:Getúlio PTB, Cristiano Machado PSD e o bringadeiro Eduardo Gomes.

c- A critíca à poluição visual produzida pelos partidos que disputavam as eleições, que impede a moradora de encontrar a própria casa, coberta pela profusão de cartazes.

d- Apesar de muitos candidatos espalharem pelas cidades seus panfletos, sujando a cidade, existe muita pressão social contra essa poluição em muitas cidades como São Paulo.


3) a- Getúlio Vargas.

b- Às eleições de 1950.

c- A marchinha indicava que Getúlio tinha grande popularidade, mesmo depois acontecimentos que levaram à deposição, em 1945. Naquela campanha, Vargas sai vitorioso.

4) a Episódio ocorrido em 1954 em que o chefe da guarda pessoal de Vargas, Gregório Fortunato, teria planejado assassinato do jornalista Carlos Lacerda, grande opositor de Getúlio, fato que comprometeu a imagem do presidente. No entanto, morreu o major da Aeronautica Rubens Vaz, que acompanhava Lacerda.

b- Quando o mandante do crime foi descoberto, as pressões sobre Vargas, que já eram grandes, aumentaram. Os militares ameaçavam depor Vargas, caso não renunciasse. O presidente suicidou antes, em 24 de Agosto de 1954.

Nenhum comentário: