Verifique o que aprendeu pág. 164
1) Foi uma manobra política que antecipou a maioridade constitucional de D. Pedro de 18 para 14 anos de idade, possibilitando ao herdeiro assumir o trono do império do Brasil.
2) Acreditava-se que a crise política e as sucessivas políticas revoltas ocorridas no Brasil na época seriam controladas se o país voltasse a ser comandado diretamente pelo imperador.
3) Medidas conservadoras adotadas pelo governo central: dissolução da câmara dos deputados, restauração do conselho de estado,centralização do poder judiciário e reorganização das autoridades policiais sob controle do imperador.
4) Conflitos na província de Pernambuco entre praieiros, políticos dissidentes do Partido Liberal, e o governo central, durante os anos de 1848 e 1850, por conta da intervenção do governo central na política pernambucana. Ao colocar um conservador na presidência da província, o governo restringiu a participação do praieiros na política local e esses reagiram declarando guerra.
Atividades pág. 165
1) a- Ao golpe da maioridade.
b- Sim segundo o texto 1 não se vê vantagens na posse de D. Pedro II, ele continua servindo com a mesma gente, na pratica , não haveriam mudanças significativas para o país. No texto 2 apoiam a antecipação da maioridade, nem que para isso seja dispensada a própria lei.
2) a- A coroação de D. Pedro II, agora que o Brasil tinha um imperador era preciso governar e pôr fim a crise política.
b- As dificuldades políticas. Liberais e conservadores não se entendiam e isto contribuía para a instabilidade do país, os conflitos sociais eram intensos era um clima propício para revolta.
3) a- O ato Adicional de 1834 e as rebeliões regenciais.
b- O partido conservador queria a reforma de leis descentralizadoras num movimento chamado de regresso. Já movimento liberal defendia a manutenção dessas leis.
c- Movimento conservador que pretendia retomar a centralização política, fortalecendo a autoridade do imperador.
4) Existia muita semelhança entre os partidos políticos, não havia muita diferença entre eles, as propostas e os métodos políticos de liberais e conservadores.
5) A antecipação da maioridade de D. Pedro II não alterou o quadro de instabilidade política do Brasil, liberais e conservadores continuavam brigando pelo poder, o que gerou rebeliões em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário