COMO PODEMOS CONHECER A HISTÓRIA? (5ª série )
São
várias as maneiras pelas quais nós podemos conhecer a História de um
grupo ou uma sociedade. Podemos utilizar desde canções, lendas,
pinturas, esculturas, fotografias, filmes, poesia, arquitetura, as
roupas que usavam. Todos esses vestígios nos ajudam a contar a história
de um povo.
Se muitas coisas da vida das pessoas interessam a História e fazem parte dela, então, todos os homens e as mulheres fazem história. Todos somos sujeitos históricos.
QUEM PRODUZ O CONHECIMENTO HISTÓRICO? O TRABALHO DO HISTORIADOR
O papel do historiador é investigar o passado, para que as pessoas do presente possam saber como viviam, pensavam, sentiam, desejavam, as pessoas de outras épocas.
O historiador pode pesquisar o passado mais remoto ou o passado mais recente. Para realizar seu trabalho ele precisa de documentos históricos – que também chamamos de fontes históricas.
QUEM FAZ A HISTÓRIA? O SUJEITO HISTÓRICO
Aprendemos
que todas as pessoas que fazem parte de uma sociedade – crianças,
jovens, adultos, mulheres, homens, pobres, ricos - constroem a História.
Quando
convivemos com a família e com os grupos sociais, quando tomamos
decisões, acreditamos em algo, participamos da história. Por isso, somos
chamados de sujeitos históricos.
Você também é um sujeito
histórico. Pense nas atividades que você faz durante o dia, nos lugares
que frequenta, nas pessoas com quem você se relaciona… Você está
escrevendo a sua própria história e participando da história de outras
pessoas!
POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA?
“História é uma das muitas áreas do
conhecimento, como a biologia, a matemática, a física e a química. É
dedicada, porém, ao estudo dos acontecimentos realizados pelos mais
diferentes indivíduos e grupos sociais no decorrer do tempo. Em outras
palavras, destina-se à compreensão do passado: das mudanças e
permanências ocorridas nas mais diversas sociedades do mundo.
Estuda, por exemplo, como as pessoas de
antigamente conceberam e utilizaram ferramentas para transformar a
natureza, como expressaram suas idéias; como se organizaram política e
economicamente; que soluções deram para os problemas cotidianos; de que
modo lutaram para ampliar seus direitos.
Na história, porém, não se estuda apenas o
passado. Também (e fundamentalmente) se estuda o presente, o mundo em
que vivemos. História e memória se parecem. Ninguém se lembra de tudo,
todo o tempo. Em casa instante, a memória recupera o passado aquilo que
interessa e tem importância para solucionar um problema; resolver um
aspecto prático do dia a dia; satisfazer um desejo ou um capricho.
A história segue o mesmo caminho. O ponto de
partida é sempre o presente. Diante da realidade vivida, como a
desigualdade social no Brasil ou o trabalho infantil, vira-se para o
passado. A idéia, porém, não é buscar justificativas para o presente,
mas perceber que aquilo que nos parece eterno um dia já foi bem
diferente.
A história nos auxilia a perceber que tudo
pode ser mudado. Torna o indivíduo crítico, ativo em relação ao mundo
que o cerca. A pobreza no Brasil, a permanência da escravidão, as
relações desiguais entre homens e mulheres, a persistência do racismo:
para tudo isto existem alternativas.
E construímos estas alternativas estudando as
sociedades e a vida das pessoas do passado. Conhecendo experiências:
como as pessoas de antigamente, diante de situações semelhantes ou
distintas, escolheram seus caminhos e construíram o mundo em que
viveram.
A história nos mostra como as pessoas de
antigamente lidaram com suas questões. Não se trata de julgar se estavam
certas ou erradas. Também pouco de repetir o passado. Mas apenas de
analisar antigas experiências para tomar nossas próprias decisões,
escolher nossos caminhos, estabelecer alternativas, tornar-nos sujeitos
da história.”
Um comentário:
Que legal achei muito interessante vou passar estudar mais história
Postar um comentário