1) situação de tensão provocada pela disputa entre EUA e URSS pela hegemonia internacional, nos anos que se seguiram após o fim da segunda guerra. Essa tensão deixava o mundo em guerra. Essa tensão deixava o mundo em estado de atenção temendo novo conflito mundial, daí o termo guerra fria.
2) Ambas as superpotências realizaram uma corrida armamentista, investindo em tecnologia bélica. Os Estados Unidos chegaram até a ameaçar a Coréia do Norte com bombas nucleares, durante a guerra da Coréia. A cada conflito, havia a ameaça iminente da utilização dessas aramas.
3) Após três anos de conflito e da interferência dos EUA, da URSS e da China, a Coreia continuou dividida, não houve um vencedor.
4) Os EUA interviram no Vietnã para lutar contra os vietcongues e invadir o Vietnã do Norte, que tinha ficado sob domínio comunista.
Atividades: pág. 113
1) a- Uma disputa entre norte americanos e soviéticos, durante a Guerra fria, para chegar em primeiro lugar à lua e assim, demonstrar supremacia militar, econômica e tecnológica.
b- Era símbolo do domínio mundial norte americano, em plena guerra fria.
c- O ato de pisar na lua simbolizou a vitória de um investimento tecnológico que poderia beneficiar a humanidade como um todo.
2) a- No contexto da guerra fria.
b- Sim as duas nações, haviam sido invadidas pelo Japão e, após o fim da ocupação Japonesa, tiveram os territórios divididos em zonas de ocupação socialista e capitalista.
c- A situação política na Coreia continuou a mesma, o território dividido em Norte socialista e Sul capitalista.
3) a- As crianças também foram vítimas da guerra entre norte americanos e vietcongues, os EUA queriam impedir a expansão do socialismo no Vietnã capitalista e invadir o Vietnã do norte.
b- A imagem apresenta as crianças vítimas de bombardeios durante a guerra, elas foram atingidas por um agente químico altamente inflamável, lançado no país pelos norte americanos.
4) a- Porque o documento declara que qualquer pessoa, incluindo mulheres e crianças, poderia ser morta se tentasse atravessar o Muro de Berlim.
b- Os alemãos orientais simpatizantes do regime capitalista que pretendesse fugir para a Alemanha Ocidental. Os comunistas temiam que o país fosse invadido pelos capitalistas, ou que a população fugisse para o lado ocidental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário