Verifique o que aprendeu pág. 108
1) Fundado em 1921, o PCC primeiro se alinhou ao Kuomintang, partido nacional ou povo, que derrubou a monarquia chinesa em 1911 e instaurou a república. A partir de 1927 o PCC seguiu seguiu seu próprio caminho com o objetivo de construir o socialismo.
2) O Exército Vermelho percorreu cerca de 10 mil quilômetros a pé pela China, sob a liderança de Mao Tse-tung para fugir dos soldadosde Chiang Kaichek.
3) Movimento ocorrido na China revolucionária, entre 1966 e 1976, com o objetivo de aproximar ao PCC das massas populares. Nesse perído os trabalhadores do setores agrícolas e industrial passaram a participar mais efetivamente das decisões economicas do país.
4) A China se abriu para o Ocidente com a intenção de modernizar a agricultura, a indústria a cultura e a defesa chinesas. O governo incentivou a formação técnica dos jovens enviando muitos deles para estudar no exterior principalmente nos EUA.
5) O presidente norte americano Nixon procurou aproximar os Estados Unidos da China afim de isolar a União Soviética. A China por sua vez se interessava em assimilar a tecnologia ocidental, para desenvolver sua economia.
Atividades pág. 109
1) a- Os camponeses
b- Imperialistas. militares, funcionários corruptos do governo e déspotas locais.
2) Essa aproximação propiciou aos chineses a modernização industrial, o aumento do consumo interno, o desenvolvimento da agricultura e a criação de empregos. Também facilitou a obtenção de empréstimos em bancos estrangeiros.
3) a- Com Mao ao fundo, a imagem mostra também representantes da população chinesa que demonstram força , confiança e orgulho ao portar o livro vermelho.
b- O pensamento revolucionário e anti capitalista de Mao tinha sido assimilado pelo povo chinês. Essa idéia está representada na imagem dos chineses segurando o livro vermelho.
4) a- São os partidários de Mao Tes-tung.
b- Possivelmente tinham posição contrária à revolução cultural, como professores, apresentavam uma ameaça ao projeto revolucionário.
c- O texto é um exemplo do que acontecia com aqueles que se opunham à revolução cultural chinesa, opiniões contrárias ao comunismo na China era permitida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário