Atividades - p. 150-151
1. a) Alemanha e União Soviética.
b) França.
c) Estados Unidos.
d) Japão.
e) Estados Unidos.
2. Após anexar a Áustria e a Tchecoslováqui, a Alemanha invadiu a Polônia em setembro de 1939. A Grã -Bretanha e a França, aliadas da , Polônia, declaram guerra a Alemanha. Em pouco tempo a Alemanha invadiu várias regiões com seus ataques relâmpagos. Essas conquistas deram forças aos ataques alemães que invadiram a Europa. A ultima invasão de Hiler foi a União Soviética, que custou a vida de muitos soldados que não estavam preparados para o frio soviético. Os soviéticos venceram.
3- Japão - expansão no Pacifico * Em busca de recursos para atender a sua demanda industrial, os japoneses adotaram uma política expansionista na Ásia, invadindo a Manchúria, a parte leste da China.
Resposta norte-americana * à invasão da Indochina, o governo EUA congelou bens dos imigrantes japoneses em seu território e cortou o fornecimento de petróleo para o Japão.
Peral Harbor * Os Japoneses empreenderam um grande ataque aéreo contra a base naval americana no Havaí.
Batalhas no Pacifico * O Japão e os EUA travaram diversas batalhas na região do Pacifico. Os americanos tomaram controle de diversas ilhas, apesar das perdas provocadas pelas ações dos Kamikases.
Bomba Atômica * Apesar da condição favorável nos conflitos o governo americano decidiu abreviar o final da guerra testando bombas nucleares no Japão. Duas bombas foram lançadas em 1945, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki.
4. a) O texto refere-se ao holocausto, política nazista de perseguição e extermínio de grupos considerados inferiores pelos nazistas, como homossexuais, ciganos, negros, deficientes físicos e mentais, eslavos, grupos religiosos, como as testemunhas de Jeová, e principalmente judeus.
b) Para o autor, a barbárie promovida pelos nazistas durante o holocaustos é um grande exemplo de como a violência nos cerca de maneira assustadora. Essa barbárie nazista não pode ser esquecida para que não se repita. Para evitar sua volta uma das grandes metas é a educação.
c) Auschwitz, situado na Polônia, é o nome do maior campo de concentração construido. O autor diz que o papel da educação é evitar que a experiência dos campos de concentração desumano ocorra de novo.
d) Resposta pessoal.
5. a) A escultura representa uma menina japonesa segurando uma tsuru. A obra é uma clara referencia à história de Sadako Sasaki, que morreu de leucemia, doença desenvolvida por causa da exposição a radiação da bomba. Ele morreu mas fazia os tsuru em pedido de paz.
b e c Resposta pessaol.
6. a) O urso, animal que nos remete a ideia de lugar frio, gelado, é o habitual símbolo da União Soviética. O homem é uma caricatura de Hitler, percebe-se pelo bigode o símbolo do nazismo no punho da camisa, do mesmo modo a figura da foice e do martelo no dorso do animal.
b) O tema dessa charge é a vitória soviética na batalha de Stalingrado. Mesmo utilizando uma linguagem figurada, a charge exprime perfeitamente o resultado da famosa batalha. O urso polar, figura tradicionalmente associada à União Soviética e ao seu rigoroso frio, expulsa Hitler de Stalingrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário