terça-feira, 18 de junho de 2013

Cap. 2 As tensões no império - 7ª série

Página 104 Verifique o que Aprendeu:


1) Movimento iniciado em Pernambuco, em 1824, como consequência da política repressiva de Dom Pedro I. Outras províncias do nordeste brasileiro, como a Paraíba, o Rio Grande do Norte brasileiro, como a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará, aderiram ao movimento, formando uma confederação republicana que se proclamou independente do Brasil.

2) A região Cisplatina, território anexado por dom João VI em 1816, não possuía nenhuma identidade cultural com Brasil. Após a independência brasileira, os cisplatinos lutaram por sua própria emancipação e venceram a disputa em 1827.

3) O assassinato do jornalista Líbero Badaró, opositor se Dom Pedro I, em São Paulo, fez aumentar as animosidades contra o seu governo. Cerca de dois meses depois da morte de Badaró, os aliados do imperador organizaram uma homenagem no Rio de Janeiro para tentar melhorar sua imagem junto à população. A iniciativa foi interpretada como provocação e uma revolta tomou as ruas da cidade, numa guerra das garrafas e cacos de vidro. Daí o nome noite das garrafadas.


Nenhum comentário: