quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Matéria para Avaliação - 7ª séire Maria Penedo 20012

Cap. 2 A capital Federal

Verifique o que aprendeu: página 262

1) O projeto de modernização das cidades brasileiras seguiu o modelo de urbanização das cidades europeias. Eram cópias urbanísticas e arquitetônicas que não levavam em conta as necessidades brasileiras. Palacetes e construções grandes conviviam com os cortiços, que eram habitações coletivas, sem circulação de ar ou de luminosidade e com pouca higiene.

2) Reurbanização da cidade para melhorar circulação de carros, bondes, carroças e pedestres, também para eliminar epidemias e doenças.

3) Foram abertas e alargadas ruas e avenidas, prédios antigos foram demolidos e construídos novos, foram extintos becos e vielas e demolidos os cortiços. Além disso perseguiam-se prostitutas e mendigos era também proibido escarrar e urinar em locais públicos.

4) Fatores: a população não foi devidamente esclarecida sobre a vacina e o governo aplicou-a de modo violento e descuidado; o clima  de tensão que pairava devido ao bota fora.


Atividades: página 263
2) a- O conflito entre agentes vacinadores, liderados por Oswaldo Cruz, e populares, revoltados com sua obrigatoriedade.
b- As tropas de vacinação obrigatória, lideradas por Oswaldo Cruz, tem seringas e lancetas nas mãos. Os populares revoltados, tanto nas ruas quanto nas janelas das casas, atiram objetos ou seguram em suas mão colheres, baldes, garfos etc...
c- Isso porque Napoleão foi um ditador que impunha seu poder e nesse momento histórico Oswaldo Cruz também teve essa atitude, apesar de ser pelo bem.

Nenhum comentário: