Verifique o que aprendeu pág. 200:
1) A injusta distribuição de terras, a ausência do Estado e as prolongadas secas.
2) A defesa da Monarquia e a crença na possibilidade de um paraíso na terra, um local onde os pobres crentes poderiam viver, sem cobrança de impostos e sem a presença do governo republicano.
3) Ele foi enviado pelo Jornal O Estado de S.Paulo para fazer reportagens sobre o conflito.
4) Não. Foram necessárias quatro expedições militares e um nao de guerra.
Atividades pág. 201
1) a- A vida em Canudos era humilde e precária. As casa de barro, sem agua limpa e sem alimento suficiente.
b- As Condições de vida em Canudos eram pessímas.
c- Apesar de viverem em uma condição de completo abandono, a população de Canudos tinha um líder para seguir.
d) Individual.
2) a- Euclides da Cunha ressalta que os habitantes de Canudos resistiram até o fim de suas forças contra o exército brasileiro. A referência aos únicos sobreviventes, um velho dois homens e uma criança.
b- A destruição do povoado teve a funçaõ de apagar a experiência de Canudos. O governo quis mostrar para a população que aquele era um exemplo que não deveria ser seguido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário