1) Defendiam a elaboração de uma nova constituição que restituísse a autonomia estadual. Esperavam, com isso, recuperar o poder político.
2) Ao contrário do que era esperado. Vargas nomeou um interventor para São Paulo por uma nova constituição que se transformou em um movimento armado contra a centralização política, conhecida como Revolução de 1932.
3) Pela primeira vez instituiu-se no Brasil o voto secreto. Os eleitores eram homens e mulheres alfabetizadas e maiores de 21 anos.
5) Jornada de trabalho de oito horas diárias, diárias, direito a descanso semanal e as férias remuneradas, criação da Carteira Profissional e do salário mínimo, proteção à gestante e contra o trabalho para menores de 14 anos.
1) a- Nas três décadas XX, o Brasil e os brasileiros tinham se modificado. Muitas das leis que regiam o país pós- Revolução de 1930 estavam ultrapassadas, especialmente no que se referia à participação política da sociedade.
b- Pessoal
c- Pessoal
2) a- À Revolução Constitucionalista. de 1932.
b- Nomear um interventor paulista para governar o estado. Na verdade Vargas não estava agindo com benevolência, estava sim, cedendo às pressões que vinham não somente do grupo revolucionário paulista, mas da sociedade em geral.
3) Esse princípio garantia aos estados certa autonomia diante do governo federal, como a criação de tributos para serem recolhidos e aplicados no próprio estado.
4) Há diferenças salariais entre homens e mulheres, independentemente dos níveis de escolaridade de ambos e do setor em que atuam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário