Cap. 3 A distenção lenta e gradual
Verifique o que aprendeu: pág. 210
1. Porque precisava preservar a unidade do exército, mantendo o equilíbrio entre os grupos radicais e moderados. Ao mesmo tempo Geisel não queria demonstrar que o regime estava enfraquecido, nem estimular manifestaçãoes de grupos de esquerda.
2. Não. Havia grupos da sociedade civil que negociavam com o governo e exigiam a abertura , como a Ordem dos advogados do Brasil, a Associação brasileira de imprensa e setores da igreja católica.
3. Porque as explicaçãoes oferecidas pelo exército para a morte do jornalista não convenceram a opinião pública; um ato religioso em homenagem a Herzog, foi realizada na presença de militares e civis.
4. Permitir a volta dos exilados e coibir a investigação de crimes praticados durante a ditadura tanto pela oposição como pelos militares.
Atividadades: pág. 211
1. a. Evitar retorno de pessoas, instituições e partidos anteriores a 1964.
b. O tempo longo se justificava pela necessidade de escolher um sucessor seguro para Geisel e elaborar uma nova constituição.
c. A indicação do sucessor de Geisel e a incorporação de uma nova constituição.
2. Não, os grupos radicais se opunham ao processo.
3. a. O Texto se refere ao início da abertura proposta por Geisel, quando o discurso do presidente era um e comportamento dos militares linha dura continuava tão repressor.
O restante individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário