Vrifique o que aprendeu pág. 174
1) Política Externa independente, manter autonomia em relação à política internacional e manter a diplomacia com qualquer país, fosse do bloco capitalista ou socialista.
2) Os setores conservadores, tomados pelo sentimento anticomunista, temiam a aproximação da política brasileira com países capitalistas.
3) Os ministros militares e os setores conservadores queriam impedir a posse de Jango, considerado simpatizante do comunismo.
4) Uma reforma constitucional mudou o sistema presidencialista para o parlamentarista, que restringiu o poder do presidente.
Atividades pág.175
1) a- O combate a corrupção.
b- A vassoura.
c- A promessa de acabar com a bandalheira e moralizar o Brasil.
d- A proibição do uso de biquini e a proibição da briga de galo.
e- Tais medidas escondem problemas como a crise econômica e a inoperância do governo.
2)a- Jânio tentou manter a autonomia do país em relação à política internacional. Ele implementou a política externa independente, um conjunto de medidas que permitia ao Brasil um bom relacionamento com qualquer país do mundo.
b-Congelamento dos salários e a diminuição de crédito como forma de restringir o consumo e frear a elevação dos preços.
c- Havia entre os militares e os setores conservadores um temor de que a a aproximação do governo brasileiro e a URSS pudesse favorecer a atuação dos movimentos sociais de esquerda no país.
3) a- O presidente da Câmara dos deputados no governo de Jânio.
b- O vice presidente João Goulart estava ausente quando Jânio renunciou, nesse caso assume o presidente da Câmara dos deputados.
c- Sim na ausência do presidente e do vice, assume o presidente da câmara.
4) Resposta pessoal.
5) a- sistema político em que a direção dos negócios públicos é exercida por um gabinete chefiado pelo primeiro ministro.
b-Exerce apenas a função de chefe de estado, representa o país mas não dirigi o governo.
c- De m lado contemplou os que defendiam a ordem constitucional e a posse do vice presidente, de outro contemplou aquele que estavam preocupados com a concentração do poder em Jango.
6) A oposição a Jango era decorrente do forte sentimento anticomunista dos militares, que viam no vice presidente um simpatizante do comunismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário