terça-feira, 24 de julho de 2012

PARA 8ª SÉRIE CORREÇÃO 2º TRMESTRE

Cap. 4. O Oriente Médio

Verifique o que aprendeu pág. 120

1) A ONU

2) " Terra em troca de paz"

3) A implantação de uma república islâmica xiita.


4) Depois que os xiitas tomaram o poder no Irã, desfez-se a aliança antes existente entre o Irã governado pelo Xá e os EUA. Como os norte americanos precisavam ter um aliado na região, garantindo dessa maneira o suprimento de petróleo, buscou apoio nos maiores rivais do Irã: o Iraque de Saddam Husein foi escolhido.

Atividades pág. 121

1) Em ambos os lados há grupos que alimentam a violência. Radicais que alimentam a violência. Radicais palestinos querem a completa destruição de Israel; radicais israelenses desejam expulsar todos os palestinos e ocupar integralmente os territórios da Palestina.

2)Ao afirmar que apenas os descendentes do profeta Maomé poderiam reinar no Islã, os xiitas pregavam a implantação de uma república islâmica.

3) As duas potências disputavam influência sobre o Oriente Médio armando grupos opositores ou provocando diretamente as guerras. Os EUA armaram o Irã e o Israel do Xá Reza, e apoiaram o Iraque de Sadam, apartir de 1979.

4) a- Camp. David: 1978; Israel e Egito; Israel devolveu territórios egípcios ocupados em 1967 e o Egito reconheceu oficialmente o estado de Israel. Israel devolveu a Cisjordânia e a Faixa de GAza aos palestinos, que implantam a Autoridade Palestina; em troca os palestinos abandonaram a guerra de Israel.
b- Pessoal

C- Nos dois casos, houve tentativa de se resolver impasses e de se encontrar caminhos para se chegar à paz.

5) a- Uma construção em ruínas de onde sai fumaça.

b- Cada um leva uma arma, e o militante à esquerda parece levar granadas junto ao corpo.

c- Na disputa pela terra, os militantes palestino levaram a melhora, mas ficou tudo destruído.

d- Trata-se de uma crítica às ações armadas e terroristas no Oriente Médio. A luta entre grupos rivais assumiu proporções absurdas em termos de destruição. Não há como falar em vitória em meio a tanta destruição.

Nenhum comentário: