terça-feira, 13 de outubro de 2009

CONSUMISMO




ARMADILHAS DO CONSUMISMO



Vivemos numa época em que os artigos tecnológicos surgem do nada e tornam-se obsoletos num piscar de olhos. A velocidade com que esses produtos tornam-se “superados” não causa mais espanto em ninguém. Já estamos acostumados com esse fenômeno. Aquele celular hi-tec do ano passado já é peça de museu.



Alguns itens lançados recentemente tiveram uma vida tão curta que quase não são mais lembrados. O Discman, aquele toca-cds de bolso que veio substituir o walkman, não teve tempo de fazer história. Antes de se popularizar e atingir as camadas mais populares foi substituído pelo MP3 player. Tudo isso, saiba você, não é resultado de uma evolução natural da tecnologia. Alguns itens tecnológicos quando nascem, acredite, já têm data prevista para sair de circulação. Isso é o resultado da “
Obsolescência Planejada”, processo pelo qual os profissionais de marketing introduzem a obsolescência em determinados produtos para que esses sejam substituídos num tempo mais curto. O consumidor não tem escolha porque os produtos, em geral, só duram o tempo que o produtor quer.


Outra prática nessa mesma linha é a “
Obsolescência Perceptiva”. Quando o fabricante não consegue reduzir o tempo de vida de um produto, lança uma “nova” versão com pequenas modificações. No Brasil chamam essa prática de “maquiar o produto”. Os produtos antigos, que têm a mesma funcionalidade, ficam com o aspecto de ultrapassados e o consumidor é induzido a comprar o novo. Aliada a essa prática existe uma propaganda maciça que complementa a “lavagem cerebral”.


No passado, os produtos eram planejados para terem vida longa. Até mesmo as possíveis modificações do futuro eram pensadas. No seletor de canais das tevês dos anos sessenta e setenta, existia um espaço para UHF (não existia o canal 01, a numeração ia de 02 a 13) mesmo sem existir canal nem transmissão nessa frequência. No Brasil, o primeiro canal de UHF foi ao ar, somente, na década de 90. A bandeja do drive dos antigos toca-cds já vinha com um círculo menor no centro. No futuro, imaginavam, os CDs diminuiriam de tamanho.



Analisando também a Wikpédia, encontramos essas definições:



Obsolescência programada é o nome dado a vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como Descartalização. causando grandes danos ao meio ambiente e prejuízos aos consumidores em geral. Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.



Obsolescência perceptiva (ou percebida)
A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Um bom exemplo é a moda, que se modifica de forma a estimular a frequente aquisição de novos modelos de roupa.



Enfim devemos ter mais consciência com tudo aquilo que compramos e com o quê discartamos, pois podemos estar sendo engandos pela rede da obsolescência. E o nosso planeta? como fica com tanto descarte de coisas ainda novas que poderiam estar perfeitamnete sendo utilizadas, já parou para pensar de quantos planetas você precisa para viver? Vamos reduzir nossa pegada ecológica vivendo sustentavelmente.
Professora Patricia Saches.

37 comentários:

Karoline disse...

O consumismo é um ato que temos de consumir cada vez mais produtos.Muitas propagandas de televisão , anúncios , etc acabam induzindo as pessoas a consumir coisas desnecessárias.Existe uma diferença entre consumo e consumismo. Consumo é aquilo que é necessário e consumismo são coisas supérfulas.
O excesso do consumismo acaba explorando os recursos naturais, levando o meio ambiente a um processo perigoso e de difícil reversão.
Nós jovens somos atraídos por esse exagero para nos sentirmos populares e até para causarmos uma boa impressão.Trabalhamos para comprarmos coisas para nosso uso material e acabamos não investindo no nosso futuro , destinamos nossa renda ou mesada para compramos roupas de marca , prata , celulares , mp3 , entre outros artefatos.

Karoline disse...

não coloquei minha série.
3°M 6

LUAN DALVI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LUAN DALVI disse...

O mundo capitalista em que vivemos, vem a cada dia, investindo pesado em fazer as pessoas comprarem cada vez mais e mais. Grande parte desta influência é se dada através da mídia em si, que nos mostra o que devemos fazer e o que devemos ter, através de comerciais e etc. Outra grande influência é a sociedade em si própria, pois através dos outros você acaba se sentindo pressionado a comprar um determinado objeto, só para não se sentir fora da tal questionada "moda".
Muitas das vezes te fazendo comprar coisas que não lhe são necessárias, pois vc já possui outra que faz a mesma função. Mas aí entra outra jogada forte do capitalismo, as fabricas acabam mudando algumas características, adicionando outras. Enfim coisas que no final das contas acabam levando para a mesma funcionalidade, e te levando mais uma vez a gastar e a trabalhar mais para pagar o que gastou.
Muitos produtos, são feitos com uma vida útil, ou seja chegando determinado período eles param de funcionar, você se não quiser ficar sem tem de comprar outro.
Enfim temos que para e prestar bastante atenção naquilo que andam nos impondo, pois nem sempre aquilo poderá trazer infinita satisfação. Quanto mais se gasta, mais se trabalha, mais vc se cansa.

Luan Dalvi
3°M6

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O consumismo é uma arma perigosa,mais ainda,quando aceitamos a provocação da mídia.Sabemos que não só nos prejudicamos, mais sim prejudicamos um todo. Desde o planejamento ao jogar fora do produto
Temos que ter consciência se é aquilo que precisamos e queremos, e pensar bastante antes de consumir algo que não se necessita naquele momento.Saber lidar para não se embolar.
Preservar e ter a consciência que estamos acabando cada dia mais com o mundo.

Vanessa do Carmo
3ºM01

Maria Eduarda disse...

Hoje em dia as pessoas estão tão consumistas que esquecem de aproveitar o pouco tempo que tem com a familia e vai para as lojas fazer compras "para tirar o cansaço" dela mesma e acaba esquecendo que tem uma familia que sente a sua falta.
As pessoas estão virando consumistas compulsivas pois não querem parar de comprar, pais ensinam desde crinça aos seus filhos que eles tem que ser consumistas.
As pessoas tem que perceber que esse ato pode acarretar consequencias graves, doença denominada consumista compulsivo, e muitas vezes desmembralizar uma famila.

Maria Eduarda 3°M06

Anônimo disse...

primeiramente boa noite .
Gostei muito sobre o assunto,pois o mesmo me interessa bastante.
O consumo nos dia atuias está se tornando um vicio ao consumidor,porque as pessoas não estão comprando para suprir sua necessidades mas na maioria da vezes elas fazem das compras uma terapia ,como se fosse algo relaxante.
Segue a baixo a declaração de uma compradora compulciva:
-comprar para mim é algo que me faz bem que me acalma ,pois quando estou muito mal só me sinto bem fazendo compras porque assim eu esqueço dos problemas,mas quando chega a conta dos cartões eu fico triste ai tenho que comprar ainda mais para esquecer as contas e aí chaga outra conta...(Delírios de Consumo de Becky Bloom).
Emfim o consumo se tornou uma doença cuja a cura esta longe de ser descoberta,culpa do capitalismo .
Bom essa é minha opinião .

Anônimo disse...

Débora aline 3° m3

Maya disse...

Com o modelo economico em que vivemos hoje e quase impossível voce ignorar consumir algo.Não sejamos hipocritas em so culpar o sistema ou alegar que isso e apenas o fato da tecnologia estar se desenvolvendo.O problema começa no momento que aceitamos,isso e pior quando adoramos mais e mais ir as compras.Já não usamos mais o que e necessário queremos mais mesmo quando nao precisamos.
3ºM6

Unknown disse...

O consumismo imposto pela sociedade hoje, é o que faz o planeta sofrer uma série de problemas ambientais. Através da obsolescencia perseptiva, trocamos, por exemplo, um sapato um pouco antigo e em perfeito estado, por um novo, que é da moda. Os fabricantes usam da "maquiagem de produto" para nos enganar, mas na essencia, o produto continua sendo o mesmo. Já na obsolescencia programada, os fabricantes dos produtos em geral, fazem todos de um jeito só, obrigando-nos a comprá-los.
3ºM06

Unknown disse...

hoje estamos tão acostumados com o mundo consumista que nem percebemos como somos influênciados por ele.
Todos os dias aparecem diversos produtos e novas tecnologias que nos enchem os olhos.
Desde cedo somos atraídos pela mídia, que quase que nos obriga a fazer parte do mundo do consumo.


Andressa de Oliveira 3m2

Unknown disse...

Dependência. É assim que estamos diante do mercado atual. Seja o que as indústrias estão lançando, lá estamos para comprar e dar lhes o lucro esperado. Desse modo, os industriais já criaram métodos de não perder seus clientes: diminuem a durabilidade do produto a ser oferecido e, assim, lançam um novo produto que a pricipio é muito melhor que o outro.
A cada dia, as pessoas vão se rotulando a cada momento em que consomem mais. Esse rótulo é um grande vilão para o meio ambiente, pois com o aumento do consumismo as pessoas geram mais lixo. E esse lixo ocupa cada vez mais espaço. Espaço que antes era ocupada pelas florestas.
O mercado consumidor é muito bom, pois traz a sociedade mais praticidade no dia a dia; porém ele traz muitos problemas ambientais.
A solução não é parar de consumir, de comprar, mas de optar pelo produto menos maleável ao ambiente e mudar seu habitos como reciclar seu próprio lixo e economizar água.

Andressa F. Ribeiro 3 M02

Unknown disse...

Podemos fala que as pessoas hoje são marionetes da indústria e dos meios de comunicação, os dois sempre andam junto, isso se deve ao fato de, se a televisão falar que tal roupa esta na moda, milhões de pessoas vão para as lojas em busca de tal produto, como se estivessem hipnotizados, aumentando o consumismo no mundo inteiro.
Na proxima "estação", o ciclo se repete, e os produtos que antes eram lançamento e a moda do momento, agora são velharias e motivos de "zuação" na roda de amigos. O jogo de mercado começa tudo de novo, e o consumismo acelerado tambem!

Lucas Colombi Montibeler
3ºM1 nº22

Unknown disse...

Hoje em dia somos praticamentes manipulados pelo consumismo adquirimos coisas que ñ são necessárias para nós .E nosso país ja esta acostumado a viver em meio o consumismo que nem percebemos o quanto estamos afundados nele .Eu mesmo e quase todos os meus amigos que tenho somos claramente consumistas ,queremos oque ñ é importante no momenot mas por causa da "moda" da "mídia"acabamos nos tornando mais consumistas .
NAYARA FREITAS MORAES 3ºM4

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje em dia a arma do sussesso esta nas maos de cada um de nos,voce quem decide, da espaço para o capitalismo entrar violentamente na sua vida ou da um basta e consome apenas oque precisa...
o consumismo nao esta so na vida dos jovens mas em toda a sociedade tomando mais e mais com o seu poder.
o mercado tras coisas que dizem ser de nova tecnologia,mas e questao de analisar,, se e nova e porque ja existiu um antes, e o que impede de ter um novo depois desse?? e pior e que nao demora nem mesmo dois meses a ter um depois desse ...
No meu ver CONSUMISMO pode tambem ser definido como um tipo de alienaçao que diminui a capacidade de raciocinio proprio do individuo.
paramos e refletimos _ oque sera do mundo futuro com as pessoas sendo enganadas e sendo induzidas pela midia,pelo governo, agindo por impulso ,em vez de agir com consciencia?
BOM ,Mas espera um pouquinho so pessoal depois eu comento mais um pouco agora deixa eu ir naquela loja que ta lançando um celular maravilhoso novissimo de nova tecnologia...

3m04 jessica fernandes

Unknown disse...

O consumismo e um jeito usado pelas pessoas do Marketing, fazer o Consumidor compra, sem necessidade ou porque acham que o produto que possuem esta ultrapassado,o que não e verdade.
Isso e um modo dos fabricantes não pararem de Lucrar,eles não tem interrese de fazer um produto quer servirá parar sempre, isso significa menos dinheiro em caixa.
Essa onda de Mp3 ninguem sabe onde vai parar, o que eles vão inventa agora, Um Mp3 com Grampiador??
Ninguem sabe!

Hestevão Ferreira
3° M4

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

o consumismo e um assunto que esta diretamente ligado ao dia-a-dia das pessoas.A sociedade esta acostumada a impor algo e as pessoas cumprirem,na verdade esta no momento de parar e analisar que todos tem o direito de consumir o que quer e nao obter algo so porque estao oferecendo.
hoje em dia nos deparamos com o capitalismo .

3M04 maiara ferreira

Izabelle3m5 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Haline disse...

o consumismo foi criado pelo como uma forma de manipulação do capitalismo como uma saída para a crise.

o homem nesse ciclo vicioso de comprar vêm fazendo parte de um sistema capitalista individualista onde o que vale é a satisfação de seu lucro sem se importar com as possíveis consequencias de seus atos.

Haline disse...

Haline 3m5

Izabelle3m5 disse...

o capitalismo move o mundo. essa é a realidade cujo consumismo se encaicha perfeitamente.

os produtos de antigamente eram feitos para durar, os de hoje em dia são feitos para serem trocados por produtos mais novos, que estarão sendo lançado na próxima semana. isso faz com que haja um ciclo inimaginável de caos e desequilíbrio na natureza, pois os produtos jogados fora como baterias e eletronicos, muitas vezes são despejados no meio ambiente, causando danos que quase sempre não são totalmente reparados.
é um ciclo onde você: compra-> usa-> estraga-> joga fora-> e compra de novo.
aumentando o lixo do planeta e fazendo com que esse ciclo não quebre pois sempre haverá alguém para comprar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O ato de consumir está em todo lugar,o consumismo é como se fosse um vicio com influencia da midia,pois, é ela que nos faz em parte consumistas.Pois ao assistir à TV vemos anuncios de roupas,eletrodomesticos,aparelhos eletronicos,entre outros.
As empresas lançan seus produtos e em pouco tempo lançam o mesmo produto porém mais sofisticados e isso nos induz a pensar que o que obtemos no momento já não serve mais,não é o que está na moda,não é aquele considerado a sensação do momento.
Então o que fazemos e dispensar o produto "velho" para adquirir o novo,e assim por diante fazendo isso virar um ciclo vicioso.

PRISCILA 3°M 1

Lorena disse...

De tempos em tempos o consumismo impera na vida das pessoas.O certo é ter celular da moda, ter roupa de marca, mais se enxergarmos essa realidade de modo diferente, pode-se observar que nem o que todos usam é do seu gostou ou de boa qualidade.Exemplo, uma pessoa vê na televisão uma tv de Tela Plana 52', quer ter pelo fato da mídia impôr que é melhor do que uma tv mais simples, assim forçando um trabalhador a gastar todo seu dinheiro em uma tv, que nem vai ser tanto útil.

Lorena Oliveira 3° M6

Larissa disse...

Compras coisas da "atualidade" virou febre entre os consumidores, comprar por comprar é a lei.Uma pessoa trabalha somente para comprar um carro que é novo, ou tênis de marca; com isso o mercado consumista cresce a cada dia que passa, cria um certo tipo de alienação nos cidadões, eles vivem para consumir.

Larissa 3°m6

Laiza Duarte disse...

Querendo ou não todos nós estamos sujeitos ao consumo, não adianta, é nessessário a nossa sobrevivência. Agora, cabe a cada um ser consiente e responsável para que não nos tornemos consumistas, consumistas que compram enlouquecidamente tudo que a mídia "impõe". Olhando por outro lado se não houvessem pessoas assim como seria a economia? se todos consumissem somente o necessário, e aí? Creio que o nosso planeta sofreria menos e as empresas privadas não seriam tão poderosas e talvez em parceria com os governos passariam a se importar mais com as pessoas, criariam políticas que insentivassem cada vez mais apenas o consumo responsável. Mas essa realidade não nos pertence, vivemos em um mundo que gira ao redor do famoso MONEY, o que todo trabalhador assalariado infeliz almeja receber ao fim do mês, um salário minimo miserável que vai sustentar o seu consumo excessivo e inútil que vai poluir o meio ambiente e fazer dele cada vez mais dependente, dando continuidade a esse ciclo vicioso, até quando? As vezes paro pra pensar e sempre na mesma pergunta: AONDE QUEREMOS CHEGAR COM ISSO? o consumismo não tras se quer benefício a quem consome, ou melhor algum benefício durável, pois no momento da compra é o STATUS o que está na moda, na vitrine, na C&A etc, e depois no dia seguinte outra coisa é o STATUS não mais o que você comprou ontem, isso enriquece os donos das lojas, os governos e te empobreçe cada vez mais no bolso e no espiríto.
Enfim, é isso que estamos ensinando as gerações futuras, o nosso futuro assim como nosso presente, será uma multidão de consumistas lançando cada vez mais produtos e destruindo cada vez mais a nossa Terra, isso é, se ainda restar alguma.


Laiza Pereira Duarte, n° 20, 3°M4

pedro disse...

O consumismo está tomando conta do mundo, pois a cada dia que se passa as empresas estão trabalhando para fabricar produtos mais bonitos e com mais tecnologia. Mas eles não iriam conseguir passar suas novidades sózinhos, então entra a mídia, que esta em todos os lugares, botando os mais famosos artistas fazendo propaganda de cosméticos, roupas, carros, etc. Então as pessoas "normais" cada vez mais vão querer ficar igual aos famosos, então gasta todo o seu salário e até mais do que pode gastar, com coisas muitas vezes fúteis, onde as vezes a pessoa nem precisa, mas para mostrar queestá na moda, COMPRA .!

Pedro Henrique 3° M 04 :)

pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

consumir se tornou um ato tão comum que as pessoas hoje nem enxergam mais como uma doença que pode trazer muitos prejuízos para a pessoa e para a sociedade.
Propagandas,ofertas,produtos cada vez mais sofisticados tem chamado a atenção cada vez mais da população,aquilo que se comprava por necessidade,ou se compra por apenas compulsão.
Ainda porque nessa sociedade que vivemos somos o que temos e não o que somos!


3 m 1 n°4

Unknown disse...

O consumismo esta tomando conta do mundo,muitas pessoas compram sem necessidade.São influênciados pelos vendedores a comprar em excesso,adquirindo assim dividas e problemas a si próprio.Nós jovens somos muitos atraídos por esse exagero de consumir cada vez mais,para sempre nós sentirmos mais populares!

EDCHIRLEY SANTOS DA SILVA 3M4

Ana Carolinny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carolinny disse...

De fato,não estudamos "consumismo" apenas para saber seu conceito(consumo irresponsável/incontrolado;produtos supérfluos...).O principal objetivo de dominar o assunto, é conhecer como funciona o sistema e os problemas que ele nos traz.Para poder diferenciar o consumidor do consumista,e assim escolher o que queremos ser nesse sistema,respectivamente: controladores de nossas vidas ou marionetes da mídia e da moda.Tudo bem que todo mundo adora uma roupa nova ou um aparelho mais moderno,mas não podemos deixar nossas vidas em função do ter.Precisamos “SER” mais do que ter.Podemos começar,sendo mais humanos,mais estudantes,mais filhos,mais econômicos;no final,mais sustentáveis.Mais "seres vivos",ativos de um planeta melhor.

Ana Carolinny 3M4