sábado, 18 de outubro de 2008

Correção para os 1º anos

Cap. 14 Renascimento


Monitorando (p. 150)

1) As transformações foram a desestruturação do feudalismo, o reaquecimento do comércio e a conquista da América, que geraram novas idéias e novos valores nas artes nas ciências na filosofia, com os intelectuais procurando adotar explicações racionais (em vez de exaltar a fé religiosa) e o antropocentrismo (o homem como centro), valorizando-se a obra humana.

2) O humanismo foi um movimento intelectual que contrapôs as idéias de valorização do individuo à mentalidade medieval, que concebia as pessoas coletivamente incluindo-as no mundo cristão. Os valores humanistas expressaram-se no Renascimento estimulando a curiosidade intelectual, o espírito de iniciativa, o desejo de aventura e a exploração do mundo.

3) Os intelectuais do renascimento tinham grande admiração pelo passado clássico grego e romano; eles se consideravam herdeiros das concepções clássicas, das quais queriam fazer "renascer" algumas formas e conteúdos. Mas o Renascimento não foi um simples retorno a antiguidade, pois os grandes renascentistas, inseridos no seu próprio tempo, estavam profundamente marcados pelo cristianismo, ainda que desejassem transformá-lo.

4. Mecenas eram pessoas ricas (banqueiros, monarcas e papas, entre outros) que estimulavam e patrocinavam o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas.

Monitorando (p. 154)

1. Desenvolveram a técnica da perspectiva, por meio da qual procuravam dar aparência tridimensional a personagens e objetos representados; criaram, também, a pintura a óleo, que permitiu a elaboração de cores vivas, em diferentes matizes. Em relação aos temas, eles se desvincularam do monopólio cultural da Igreja, procurando explorar outros aspectos da realidade social, inspirados na mitologia greco-romana, em cenas do cotidiano, na valorização do individuo, nas paisagens naturais.

2. A existência, na região, de muitos elementos preservados da Antigüidade (monumentos arquitetônicos e esculturas do antigo Império Romano); a presença de muitos intelectuais bizantinos, que fugiram para as cidades italianas após a queda de Constantinopla, levando consigo textos da cultura clássica preservados em Bizâncio. Além disso, comerciantes e banqueiros de algumas das cidades da península Itálica, que realizavam comércio movimentado e competitivo, valorizavam o individualismo e o racionalismo. Havia, ainda, um grande número de mecenas pertencentes a famílias ricas e poderosas, como os Médicis, de Florença, e os Sforzas, de Milão.

3) Já está no caderno.



Monitorando (p. 154)

1. Porque, enquanto os religiosos cristãos acatavam concepções tradicionais, desenvolvidas por alguns sábios da Antigüidade, os novos cientistas não aceitavam conclusões prontas, desenvolvendo uma atitude crítica que os levava a observar os fenômenos naturais, fazer experimentos, propor novas hipóteses, medir, reavaliar.

2. Miguel de Servet - Realizou a dissecação de cadáveres e descreveu o funcionamento da circulação do sangue nos pulmões.
Nicolau Copérnico - Desenvolveu a teoria heliocêntrica (segundo a qual a Terra e os demais planetas se movem em torno do Sol), refutando a teoria geocêntrica. Sua teoria foi defendida por Johann Kepler e Galileu Galilei.

Oficina de História (p. 155-156)

1. A visão de mundo renascentista atribuía ao ser humano papel e responsabilidade fundamentais no processo de construção das sociedades, enquanto a concepção religiosa medieval, sendo teocêntrica (Deus no centro), considerava toda criação obra divina.

2. A segunda reprodução. Algumas indicações: personagem humana, em oposição a uma figura de santo; a valorização da figura humana, que ocupa quase toda a tela; a ousadia e a naturalidade da exposição do corpo feminino.

3. a) As grandes navegações portuguesas, em direção ao Oriente.

b) Exaltar os feitos portugueses como façanhas muito mais importantes e grandiosas.
c) Sim: as referências à mitologia clássica; a forma de epopéia dada ao poema; a exaltação da figura do herói, individual, destemido e ousado.
5. Pessoal.
6. Pessoal.

Capítulo 17 Reforma religiosa

Monitorando (p. 158)

1. Comentário pessoal. O aluno deverá comentar transformações nos aspectos religioso, econômico e político.


Monitorando (p. 159 – 160)

1. A doutrina luterana considerava a fé cristã, que tinha na Bíblia sua única fonte, o caminho para a salvação da alma; a católica admitia que as obras (incluindo a compra de indulgências) também eram necessárias para libertar o cristão dos pecados. Além disso, a concepção luterana estabelecia que o livre exame permitia aos fiéis o entendimento da Bíblia· já na concepção católica, esse entendimento era determinado pelas autoridades religiosas. A doutrina luterana também era contra o culto dos santos católicos, a adoração das imagens religiosas e a autoridade do papa.

2. Lutero decepcionou-se com o ambiente de corrupção e avareza do alto clero e, em 1517, escandalizou-se com a aprovação, pelo papa Leão X, da concessão de Indulgências (perdão dos pecados) aos fiéis que contribuíssem financeiramente para a reconstrução da Basílica de São Pedro. Em protesto, afixou na porta da Igreja de Wittenberg as suas 95 teses, nas quais expunha alguns elementos de sua doutrina religiosa.

3. a) Na engrenagem está o próprio papa. Pode-se concluir isso pelas insígnias usadas: a figura humana representada tem na mão direita a chave de São Pedro, cuja guarda é atribuída ao papa.
b) Respostas possíveis: o carcereiro que mantém as almas presas (resposta mais provável); o animal (bode chifrudo) que puxa a carroça; o condutor que usa o chicote.
c) A Igreja, sendo a carroça, seria o veículo isto é o meio pelo qual as almas seriam entregues ao demônio.
d) A crítica é feita do ponto de vista protestante. Isso é indicado pelo fato de o autor ser originário de um dos países onde o protestantismo se tornou dominante e também pela condenação radical e irônica do clero católico, tratado como responsável pela perdição das almas.

Monitorando (p. 163)

1. As motivações calvinistas foram de teor religioso/doutrinário, com repercussões nos campos econômico e social; as motivações anglicanas foram mais relacionadas a questões envolvendo o poder político.

2. A Reforma católica, chamada de Contra-Reforma consistiu na reorganização da Igreja católica com objetivo de enfrentar o avanço do protestantismo. Foi liderada pelos papas entre 1534 e 1590, que, entre as principais medidas, determinaram: a criação da Ordem dos Jesuítas, que investiu na criação de escolas religiosas, para promover a educação dos cristãos, e na catequese, para converter os não-cristãos (povos dos contentes recém-descobertos pelos europeus); a organização do Concílio de Trento, que, em 1563, estabeleceu um conjunto de decisões para garantir a unidade da fé católica, reiterando os princípios tradicionais do catolicismo; e a reativação de Tribunais da lnquisição, para combater e punir os desvios da fé católica.

Oficina de História (p. 163-164)

1. A autoridade católica foi questionada em diversos momentos da Idade Média, com as heresias. Essas manifestações ocorreram em um contexto histórico no qual a Igreja católica, em função da fragmentação do poder político, exercia grande controle sobre as sociedades européias. No século XVI, ao contrário, a autoridade da Igreja começou a enfrentar a oposição das monarquias nacionais; além disso, mudanças nos campos filosófico, econômico e social acabaram por diminuir a capacidade das autoridades religiosas para combater seus oponentes e críticos.

2. Pessoal. Alguns exemplos de situações de conflitos atuais que podem ser relacionados aos da época moderna: Israel X palestinos; muçulmanos X hindus na Índia e no Paquistão; católicos X protestantes na Irlanda. Em geral, as atitudes de intolerância têm origem na não-aceitação do "outro", do "diferente", considerado o "inimigo" ou a personit1cação do mal. (Porém, em muitos casos, os sentimentos religiosos são manipulados por interesses econômicos e políticos, em nada relacionados com a fé.)

3. a) O autor reconhece o valor da audição na vida religiosa, em que a autoridade invocada era a palavra de Deus.
b) A leitura de jornais e a presença da televisão (que requerem o sentido da visão) como meios de acesso às notícias.
4. Pessoal.
5. a) Pessoal. b) Pessoal.

2 comentários:

Unknown disse...

esse método de respostas pelo blog está nota 10!
pois estamos ganhando tempo na aula, para aprendermos mais e melhor!

Unknown disse...

esse método de respostas pelo blog está nota 10!mas infelismente não temos todos os capítulos!pois se tiverssemos ganhariamos mais tempo...