terça-feira, 25 de março de 2014

Charge A revolta da Vacina e Vídeo a Revolta da Chibata

 

 O ESPETO OBRIGATÓRIO - Vacinação programada no Rio de Janeiro por por Oswaldo Cruz, sem uma previa campanha o que deixou temerosa as populações dos Morros. 




A REVOLTA DA CHIBATA- Novela Lado a Lado.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Correção Cap. 2 Para 8ª séries Escola Belmiro

Cap. 2 Páginas 54 e 55

1) a- Repúblicas das Oligarquias. É um dos nomes que recebeu a Primeira República no Brasil. O período foi marcado pelo domínio político e econômico das grandes oligarquias agrárias, que controlavam o governo federal, o Congresso e o poder político nos estados. Embora o poder das oligarquias paulistas e mineiras fossem mais predominantes, o arranjo político estabelecido procurava conciliar os interesses dos diversos setores das elites.

b- Voto de cabresto. Prática em que o coronel induzia o eleitor a votar em candidatos escolhidos por ele, em troca de proteção e pequenos favores. Em algumas ocasiões, o coronel utilizava a força para conseguir votos.

c- Política do café com leite. Período em que os setores oligárquicos paulista e mineiro exerceram forte influência na política do país, muitas vezes ocupando a presidência da república.

d- A Política dos governadores. Acordo feito entre governo federal e os governos estaduais, controlados pelas oligarquias locais. O governo federal atribuía aos governadores a definição dos representantes de seus estados no Congresso. Tais representantes eram escolhidos em relações diretas, quase sempre fraudulentas, e se comprometiam a apoiar a presidência.

2) A Revolta da Armada explodiu em setembro de 1893. Oficiais da marinha do Rio de Janeiro rebelaram-se contra os republicanos, principalmente por terem perdido cargos e privilégios no cenário político brasileiro.

3) a- Segundo a Constituição de 1891, o Brasil era uma república federativa e presidencialista. Ela estabeleceu a separação entre a igreja e o estado e dividiu os poderes em executivo, legislativo e judiciário, anulando o poder moderador que caracteriava império.

b- Sim. O voto direto, na maior parte das vezes aberto, estendido somente aos cidadãos do sexo masculino, alfabetizado e maiores d e21 anos, excluía mais de 90% da população. Essa situação permitia qua a elite agrária continuasse interferindo amplamente nas decisões políticas do Brasil, garantindo que seus interesses econômicos continuassem a ser atendidos. Além disso a educação não era um dever do estado. Somente a elite brasileira tinha acesso aos bancos escolares.

5) Nos dois movimentos há uma forte religiosidade católica rústica, investida da elementos medievais. Ambos professavam a crença na vinda do Messias, que traria  justiça, a paz e liberdade para todos os membros da comunidade. Tanto em Canudos como em Taquaraçú, a propriedade da terra era comum e todos trabalhavam para a subsistência geral. O movimento de Canudos teve presença do líder maior, Antonio Conselheiro, do início ao fim da guerra de Canudos. Em contestado durante os 4 anos de guerra o Lider José Maria havia morrido mas espiritualmente ele era a força do povo da região.

6) A Revolta da Vacina ocorreu em 1904, na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência da imposição da vacina obrigatória contra a Varíola pelo governo. Nesse período, foram criadas brigadas sanitárias, que invadiam as residências e aplicavam a vacina nas pessoas à força. O maior problema foi que o governo não realizou campanha de vacinação e nem informou os benefícios da mesma, fazendo com as pessoas dos morros sentissem horror a vacina e temer a mesma pois achavam que iriam morrer se a tomassem.

7) a- A cafeicultura em São Paulo e a extração da borracha na Região Norte eram as principais atividades econômicas do Brasil na primeira República. O açúcar, produzido desde a época colonial na Região Nordeste e também em outras regiões na faixa litorânea do país, continuou sendo importante artigo de exportação. O cacau, que começou a ser produzido a partir do séc. XIX no sul da Bahia, também passou a figurar um dos itens  de exportação do país.

b- Rui Barbosa ministro da fazenda do governo provisório, apresentou no início de 1890, uma proposta de reforma financeira que propunha o aumento da circulação monetária e a ampliação do crédito par a incentivar o desenvolvimento industrial agrícola. O objetivo era aumentar a quantidade de papel moeda que circulava no país para impulsionar no mercado interno e a expansão  do crédito  para a agricultura  e a indústria.

c- O impacto da reforma financeira  de Rui Barbosa na economia brasileira foi desastrosa.. A emissão da moedas e as grandes ofertas de crédito elevaram a inflação e desvalorizaram a moeda nacional. Muitas empresas faliram e a taxa de desemprego aumentou.

8) a- Segundo o texto, os trabalhadores tinham poucas horas de lazer, trabalhavam entre 14 e 16 horas e moravam em habitações precárias. Além disso, eles sofriam com problemas e transporte e infraestrutura na periferias dos centros urbanos, além de ser submetidos ao controle patronal nas vilas operárias. Os trabalhadores também não tinham nenhuma assistência.

b- a greve geral de 1917 surgiu na indústria têxtil de São Paulo e se expandiu para outras cidades, como Santos, Jundiaí e Ribeirão Preto, atingiu outros setores, como a indústria de bebidas, o comércio e o transporte.

c- Resposta Pessaol

9) a- A pintura de Portinari representa a Coluna Prestes. Nele podemos observar que os membros da Coluna estão montados em cavalos que Portinari caracterizou-se de maneira igual, sem destinções.

b- Nessa pintura, Tarsíla do Amaral representou operários. Podemos observar que os rostos dos personagem tem características diferentes, representando diferentes origens, e todos apresentam expressões de angústia e cansaço. Ao fundo chaminés e fábricas, local de trabalho dos operários.

c- Pesquisar alguns artistas.

terça-feira, 18 de março de 2014

Correção Segundo capítulos 5ª série


Capítulo 2 - Atividades 30-31

1)
a- XV
b- IaC.
c- XX
d- IV aC.
e- XVII
f- XXI
g- III
h- II aC.
i- IV
j- XX
k- V aC.
l- XI

Ordem cronológica na linha do tempo: 401 aC., 400 aC.; 206. 1001. 1789; 1999; 2000; 2011.

2) As afirmativas incorretas são: a,b,c,e,i. Correção a) O ano 2012 faz parte da segunda década do século XXI; b) O século XX começou no ano 1901; c)O ano de 1800 pertence ao século XVIII e ano 1801 ao século XIX; e) O terceiro milênio d.C. começou no ano 2001; i) O calendário judaico é mais antigo que ao calendário cristão.


3) O calendário muçulmano tem como marco inicial a imigração do profeta Maomé de Meca para Medica, fato conhecido como Hégira. O calendário judaico tem como evento inicial a criação do mundo cristão que marcam acontecimentos depois do nascimento de Cristo.


4) a- O marco inicial da história, segundo essa periodização, é a invenção da escrita.
b- Na idade Contemporânea.
c) A periodização clássica é criticada por vários historiadores por não expressar a história da maior parte das sociedades humanas. Ela leva em consideração os fatos relevantes para o desenvolvimento histórico da Europa Ocidental, além de valorizar os acontecimentos políticos.
d) Pré história, segundo essa divisão, corresponde ao período do desenvolvimento da sociedade  humana anterior à invenção da escrita . Muitos historiadores questionaram essa classificação porque ela se baseia na ideia de que os povos sem escrita não tem história. De acordo com essa divisão a única fonte digna de de valor são os documentos escritos. Essa visão baseia-se em uma visão preconceituosa, que desconsidera  a importância dos testemunhos não escritos no trabalho do historiador.

5) Todo o fato histórico está relacionado a um lugar e a uma data; por isso, o tempo e o espaço são fundamentais no trabalho do historiadora. A divisão da história em períodos tem uma função didática, pois permite que a cronologia adota e o passado que está sendo estudado sejam bem mais compreendidos.

6) a- Porque o mar tem movimento contínuo , que nunca cessa. Esse movimento tem um ritmo próprio e não pode ser controlado pelo ser humano.
b- Não, pois o ser humano, como sujeito histórico, também é agente de muitas mudanças. Por exemplo, o plantio e a derrubada de uma árvore, a construção de uma estrada ou de um edifício são ações humanas que geram mudança na paisagem natural.
c- Ainda que a concepção de vida de uma pessoa ou de um povo permanece por vários anos não se pode confundir a permanência com a ausência de mudança.
d- Resposta pessoal.

7) a- A quarta dimensão, segundo o texto, é o tempo, é um modo de encarar o tempo. ela difere das 3 primeiras dimensões, que são os planos do espaço, porque as pessoas não podem se locomover no tempo, diferentemente do espaço, onde podemos andar de um lado para o outro, em todas as direções.
b- Porque, com esse tipo de máquina verificava os fatos no momento que estavam ocorrendo.

8) Nas corridas de automóveis utilizam-se as horas, os minutos, os segundos e medidas de tempo menores ainda, como décimos, centésimos e milésimos de segundo. O tema dessa manchete de jornal, a conquista do tricampeonato pelo piloto Ayrton Senna, está relacionada a um evento de data definida, ocorrido em 20 de outubro de 1991.

9) a- século XV.
b- Um calendário agrícola, que mostra os trabalhos agrícolas durante doze meses do ano. Esse calendário foi feito com base nas variações da natureza.
c) Cada mês representa um trabalho agrícola específico.
d) Resposta pessoal.



domingo, 16 de março de 2014

Resposta das atividades para as 5ª série

Correção das páginas 18-19

1) As fontes 1,3 e 5 são escritas, e as fontes 2,4 e 6 são não escritas.

2) Estudando sua cultura material, ou seja, os objetos produzidos por aquela sociedade ou, quando possível colhendo depoimentos de pessoas dessa sociedade . Por exemplo podemos investigar a vida dos povos indígenas do Brasil.

3) O patrimônio familiar pertence ao membro de uma família ou a ela inteira e é, sobretudo, um bem particular. O objeto pode valer muito por ser antigo e estar muito tempo nas mãos de uma família.

4) Resposta pessaol

5) Tudo pode virar uma fonte histórica, documentos, como certidão de nascimento, documento de identidade até mesmo o caderno escolar.

6) a- Os Homens
b- Todos objetos fabricados pelo homem, o que escreveu ou o que falou, tudo que produziu ou tocou.
c- A história tem como objetivo estudar a vida dos homens, de diferentes tempos, lugares e camadas sociais, e não somente a de grandes personagens famosos. Ela se interessa pelo homem na medida em que ele se organiza socialmente.

7) O livro didático como qualquer outro livro pode ser considerado uma fonte histórica. Isso porque ele é um registro produzido por uma sociedade.

8) Resposta pessoal

9) a- Pintura, fonte iconográfica.
1823
 Museu Castro Maya.
b- Os personagens representados na imagem são africanos escravizados e seus descendentes. Eles estão descalços, alguns usam apenas calças velhas e arregaçadas até o joelho, e outros usam roupas coloridas especialmente o personagem central que usa um vestido vermelho. Alguns desses escravos recebem pelo seu trabalho é possível ver pelo tabuleiro que carregam,
c- Sim, pois ela traz várias informações sobre a época em que foi produzida, o artista que a produziu e a cena que buscou retratar.
d- Resposta pessoal.



segunda-feira, 10 de março de 2014

Correção do Cap. I páginas 28-29

Atividades

1) São desse período importantes invenções e desenvolvimentos técnicos, como: o processo Bessemer de produção de aço, que consistia na injeção de ar frio no ferro fundido, o dínamo, aparelho que produz energia elétrica, os motores de combustão interna, os telégrafos e o telefone. Essas intervenções fizeram melhorias na produção de algumas mercadorias.

2) A partir da segunda metade do século XIX, as nações industrializadas sofreram uma crise de superprodução de mercadoria. Os preços caíram muito e,  para minimizar o prejuízo, os industriais buscaram novos mercado para seus produtos, principalmente na África  e na Ásia. A expansão capitalista desse período também tinha por objetivo a busca de matérias primas, com o mínimo de custo possível. Além disso o imperialismo motivou disputas entre essas nações por áreas de influência e serviu de propaganda política e ideológica que justificava a existência desses impérios.

3) Objetivos: Evitar conflitos entre as potências europeias. Regularizar o comércio na bacia de rios africanos importantes, como o Rio do Congo. Estabelecer regras para a ocupação da África. Civilizar e evangelizar os povos africanos.
Consequência: Acirramento das rivalidades entre as nações industrializadas. Criação de fronteiras artificiais entre os países africanos. Conflitos entre africanos e colonizadores. Esgotamento de recursos naturais.

4) a- Colonização portuguesa.
b- Colonização francesa.
c- Colonização portuguesa.
d- Colonização francesa.
e- Colonização britânica.

5) Os colonizadores europeus puseram fim à soberania de muitos Estados africanos, repreenderam manifestações culturais e religiosas tradicionais, confiscaram terras e, assim, provocaram violentas revoltas locais dos povos africanos. Podemos citar Maji Maji e Ashanti.

6) a- Porque, segundo se acreditava no período, os negros não eram civilizados. Servindo ao homem branco, eles poderiam adquirir a cultura e os hábitos dos brancos e esquecer sue velhos costumes.

b- Uma das justificativas utilizados para explicar o domínio imperialista era a pretensa missão civilizatória ou fardo do homem branco. De acordo com essa ideia, o homem branco tinha a missão de levar seus valores, sua tecnologia e seus hábitos aos povos que eram considerados atrasados, inferiores e bárbaros.

c- Atividade artística.

7) a- A charge representa a Grã-Bretanha, a Alemanha, A Rússia, a França e o Japão partilhando simbolicamente a China entre si.
b- A China foi representada como um ser antropomorfo, quase um monstro, que aponta suas garras para as nações industrializadas. Em geral, essas figuras do imaginário popular caracterizam-se principalmente por serem dotadas de pouca inteligência e sensibilidade e por serem altamente agressivas.
 c- A charge relaciona-se ao capítulo porque representa a assinatura de tratados desiguais, assinados entre as potências estrangeiras e os chineses. Esses tratados previam a concessão de benefícios aos estrangeiros, como e isenções fiscais e acesso irrestrito aos portos, assim como estabeleciam o uso livre das terras. Em caso de desobediência, previam pagamentos de multas.
d- Os chineses se rebelaram contra o domínio estrangeiro e empreenderam uma série de manifestações de repúdio. Uma das mais importantes gerou um levante conhecido como a Guerra dos Boxers. Os boxers eram camponeses pobres que sofriam como o pagamentos de pesados impostos e com a crise econômica causada pela queda da produtividade da lavoura decorrentes de problemas climáticos. Os revoltosos reivindicaram a soberania chinesa e chegaram a ocupar diversas embaixadas estrangeiras. Em retaliação, o governo chinês foi obrigado a assinar uma série de acordos comerciais.
e- individual.