sábado, 5 de julho de 2014

Correção do Cap. 6 Entre Duas Guerras - para as 8ª séries - Belmiro

Cap. 6- p. 120 - Questão

O Estado fascista é totalitário porque nada acontece fora do controle do Estado. Não existe indivíduo, sindicato ou partido político, a não ser como parte do Estado.


p.122 Questões

1- A defesa do expansionismo territorial alemã, a ideia de superioridade do povo germânico, o antissemitismo, o anticomunismo e o antiliberalismo.

2- Porque o discurso apostava no sentimento nacionalista do povo alemão e apresentava um caminho de grandeza e superação, reparando as humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes. Mensagens como esta alimentava a esperança da população de superar crises do pós guerra.

p. 125 Questões

1- No período Nazista, muitas obras consagradas foram censuradas e queimadas publicamente no país, sob alegação de serem subversivas. Muitos intelectuais judeus, professores e cientistas foram perseguidos.

2- Boa parte da população  não condenava firmemente a política e a perseguição e de controle do governo nazista. Segundo o autor os cidadãos alemães viam as atrocidades nazistas como ação limitadas.

p.125 e 127 Amplie seu conhecimento:

1 O movimento militar nacionalista, simpatizante do nazifascismo e comandado pelo general Francisco Franco, e as forças republicanas, conhecidas como frente popular que reunia comunista, socialista e republicanos.

2- Apoiando os nacionalistas, Hitler usou o conflito na Espanha para testar seus armamentos  e estratégias da combate que seriam aplicadas no processo de guerra alemão.

3- Enquanto os nacionalistas espanhóis recebiam forte apoio dos nazistas, o movimento republicanos teve pouco auxilio internacional, pois as grandes potencias europeias declaram-se neutras.

p.129 Enquanto isso...

1. Os Koutakuseis eram jovens entre 18 e 20 anos que se preparavam para imigrar para o Brasil na Escola Superior de imigração. Eles aprendiam técnicas de cultivo, noções de construção civil e língua portuguesa.

2- Os japoneses perceberam que dois pés de juta eram maiores que os demais. eles plantaram sementes, que germinaram e formaram novas matrizes.


p. 130 e 131 Atividades

1- a) A maior parte da Europa estava esgotada pelos humanos de conflito. Além de perdas materiais e humanas, os países enfrentavam grave crise econômica devido à queda da produção industrial e agrícola. A perda de milhões de combatentes no conflito, homens e na maior parte jovens, deu origem a uma escassez de mão de obra o que dificultava a recuperação da economia. Os trabalhadores culpavam o capitalismo liberal pela miséria.

b) Porque no ano de 1929 a bolsa de valores de Nova York faliu, instaurando uma enorme crise econômica dos EUA, que depois se espalhariam pelo mundo. O governo americano  foi obrigado a suspender o auxilio financeiro pelo mundo . Assim a Europa que estava se recuperando da guerra entrou em crise.

c) O agravamento da crise econômica criou na Europa uma grande divisão política. De um lado os movimentos de esquerda que responsabilizavam o capitalismo e a burguesia pela crise econômica. Entusiasmados com o fortalecimento da economia soviética, esses movimentos ansiavam por reproduzir em seus países a experiência da Revolução Russa.. De outro lado o crescimento dos partidos de extrema direita, apoiados pela grande burguesia capitalista.

2- Pode-se dizer qua a primeira Guerra inaugurou uma nova ordem,mundial. As grandes potências imperialistas europeias, até então senhoras da economia internacional e centro cultural do Ocidente, terminaram o conflito com uma enorme escassez de mão de obra, colapso da produção e dependência de créditos externos. Contudo do outro lado do Atlântico os EUA despontaram como a maior potencia mundial.
A superprodução nos EUA do pós guerra resultou do crescimento acelerado da produção industrial, que se tornou muito superior a procura  do mercado interno externo. Apesar disso a especulação financeira seguia a todo vapor, ocultando o fato de o valor das empresas, das empresas não expressava mais o faturamento a cada dia menor.

3- a) A liga das nações era uma organização internacional, fundada após a Primeira Guerra, com a missão de garantir o dialogo e a paz mundial.
b) O personagem representado na charge é Adolf Hitler. Diante da liga das nações, parece sorrindo alegando uma política de cooperação com os países da Liga porem a sua sombra mostra seu lado ameaçador.
c) Resposta Pessoal.

4- a) Na década de 1920, o povo alemão estava esfacelado, jazendo entregue, sem defesa, aos pontapés do resto do mundo. A Alemanha se encontrava nessa situação devido aos danos da Primeira Guerra, além da grande perda humana e da crise o país foi prejudicado pelo Tratado de Versalhes. O acordo assinado responsabilizou a Alemanha pela guerra, obrigou o seu governo a ceder grandes territórios e a pagar pesadas dividas.

b) Segundo Hitler, era preciso instaurar um sistema de educação e cultura que convencesse a população alemã de sua superioridade sobre os demais povos. Ao reconhecer sua condição distinta, o povo alemão assumiria a tarefa de expandir o território, pois uma grande nação só poderia se desenvolver plenamente sobre um extenso território.

c) Pessoal

5- a) a imagem representa Benito Mussoline desenhando sobre a cidade de Roma.

b) Mussolini representando com um semblante firme sobre o território de Roma. A imagem dele sobre a cidade demonstra que ele e a cidade eram um.

c) Na pintura, a centralização do poder estatal na figura de um líder, que personifica o Estado e a nação que está acima do interesse de classe, representa a característica de um governo totalitário.


Nenhum comentário: