segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bota a Baixo e Revolta da Vacina assuntos que estudamos este trimestre 7ª séies

Vejam o vídeo e comentem no caderno!

Keep walking, Brasil. Campanha internacional que reconhece o crescimento econômico do nosso país. 8ª

Correção para 7ª série 2013 terceiro trimestre

Capitulo 1: O Crescimento Urbano

Verifique o que aprendeu (página 258):

1 – A insatisfação com o trabalho nas fazendas; as dificuldades para comprar terras; os desentendimentos com os fazendeiros; oportunidades de trabalho nas cidades.

2- Locais por onde passavam os produtos que seriam exportados pelos portos.

3- Porque havia grandes centros urbanos em outras regiões do país cujas atividades econômicas não eram voltadas para a indústria.

4 – Desenvolvimento dos transportes, da arquitetura, da iluminação e saneamento básico.


Atividades (página 259):


1- Os lucros obtidos com as exportações de produtos agrícolas, principalmente com o café, foram muitas vezes investidos nas indústrias, impulsionando as atividades fabris. Muitos barões do café tinham negócios nas fazendas e nas cidades.

2 – Em geral, houve maior concentração urbana nas regiões Sudeste e Sul. Essa concentração pode ser explicada pelo grande número de imigrantes europeus e asiáticos que desembarcaram nessas regiões, pelos altos lucros obtidos com a cafeicultura e pelo crescimento industrial verificado nessas regiões.

3 –
a) Uma rua movimentada, com muitos pedrestes e um bonde cortando-a ao meio. Placas indicam os negócios praticados e as promoções. Os homens usam terno e chapéu. Os prédios que aparecem não são muito altos. Não há automóveis. Há vários fios de eletricidade.

b) O bonde, o trilho, os fios de energia elétrica, o calçamento das ruas e o adensamento populacional.

4-
a) A vida nos grandes centros urbanos implicou uma rotina estafante. As extenuantes jornadas de trabalho e o ritmo imposto pela produção econômica em ambientes insalubres foram causa de inúmeras doenças.

b) A modernidade que se anunciou sob o signo da velocidade, na passagem do século XIX para o XX, celebrou os produtos energéticos ( a exemplo do café) e os tônicos fortificantes. Na atualidade, isso não se alterou, ao contrário, sua divulgação intensificou-se.



Capítulo 2: A Capital Federal


Verifique o que aprendeu (página 262):

1 – O projeto de modernização das cidades brasileiras seguiu os modelos de urbanização de cidades européias. Eram meras cópias urbanísticas e arquitetônicas, sem levar em conta as necessidades brasileiras. Palacetes e construções grandes e suntuosas conviviam com cortiços, habitações coletivas com pouca circulação de ar ou luminosidade e precárias condições de higiene.
2 - Reurbanização da cidade para melhorar a circulação viária e eliminar epidemias e doenças.
3 – Foram abertas e alargadas ruas e avenidas, prédios antigos foram demolidos e construídos novos, foram extintos becos e vielas e demolidos os cortiços. Além disso, perseguiram-se prostitutas e mendigos e era proibido urinar e escarrar em locais públicos.
4 – Fatores: a população não foi devidamente esclarecida sobre a vacina e o governo aplicou-a de modo violento e descuidado; o clima de tensão que pairava devido ao “bota-abaixo”.



Atividades (página 263):

1-
a) Ficavam perto do trabalho, “a dois passos da obrigação”.
b) Uma “terra encharcada e fumegante”, onde havia “umidade quente e lodosa”.
c) Por uma necessidade. Os baixos salários não permitiam que as pessoas humildes alugassem ou comprassem um imóvel para viver.

2-
a) O conflito entre agentes vacinadores, liderados por Oswaldo Cruz, e populares, revoltados com sua obrigatoriedade.
b) As tropas da vacinação obrigatória, lideradas por Oswaldo Cruz, têm seringas e lancetas nas mãos. Os populares revoltosos, tanto na rua como nas janelas das casas, atiram ou erguem objetos de uso doméstico, como jarras, colheres, garfos, serrote, etc.
c) Resposta pessoal.

3- As favelas surgiram com a remodelação da cidade, ocasião em que os cortiços da região central foram demolidos por ordem das autoridades do Rio de Janeiro. Desalojados e sem ter para onde ir, os moradores começam a construir casebres nas encostas dos morros cariocas, usando os destroços do “bota-abaixo”.

Para as 8ª série 3 trimestre - Correção para o Estudo Dirigido e Avaliação trimestral

Capítulo 1: A Redemocratização


Verifique o que aprendeu (página 228)


1- Uma campanha suprapartidária que mobilizou a sociedade brasileira nos anos de 1983 e 1984, em apoio à emenda constitucional que estabelecia eleições diretas para presidente da República.


2- O governo militar não via com bons olhos a campanha das Diretas Já, porque queria eleger um presidente, ainda que civil, que fosse comprometido com o regime militar. Se o sucessor fosse eleito indiretamente, pelo Colégio Eleitoral, as chances de vitória do candidato apoiado pelo governo seriam maiores do que se essa escolha fosse feita nas urnas, já que a maioria da população brasileira dava sinais de que não queria mais os militares no poder.


3 - Pela primeira vez em 21 anos o país teria um civil na presidência da República.



Atividades ( página 229)


1- a) Um debate político entre os defensores das eleições diretas e defensores das indiretas.

b) Não há ninguém ou estão mudos.

c) São numerosos e entusiasmados, portando bandeiras, lançando serpentinas e confetes, batendo palmas e gritando mensagens positivas como "Viva!".

d) A maior parte da população do Brasil queria eleições diretas para presidente da República.


2- a) Tancredo representava a ala moderada do PMDB e conseguiu atrair mais apoio para sua candidatura.

b) Permitiu aos políticos da oposição fazer uma ampla aliança no país, em defesa da democracia.


3- Os militares temiam que o sucessor do general Figueiredo fosse um radical da oposição, disposto a perseguir e a punir os torturadores, os sequestradores e outros criminosos da ditadura. Sem poder barrar um processo que estava em andamento, os militares queriam garantir, ao menos, que o novo presidente fosse alguém em quem pudessem confiar.


4- Camapanha das Diretas Já; divisões internas do partido governisra; rejeição à candidatura de Paulo Maluf, após o candidato ter vencido a convenção do PSD; apresentação de um candidato moderado pelo grupo oposicionista, o que facilitou a aproximação com os governistas.


5- a) Conciliar grupos políticos divergentes que apoiaram o presidente eleito.

b) Combater a inflação e o desemprego.

c) Debelar a desigualdade social e os problemas dela decorrentes.






Capítulo 2: O Governo Sarney



Verifique o que aprendeu (página 232)


1- Sarney era vice da chapa de Tancredo Neves, que adoeceu e não pôde tomar posse na data prevista.


2- Plano econômico de combate à inflação. Principais medidas: congelamento de preços e salários e criação de uma nova moeda, o cruzado.


3- Estabelecimento de eleições diretas para todos os cargos do Executivo e do Legislativo; ampliação do direito ao voto para maiores de 16 anos e analfabetos; consolidação das liberdades democráticas como direito de expressão, de manifestação e de organização política e sindical.



Atividades (página 233)


1- a) Tancredo Neves, presidente eleito pelo Colégio Eleitoral (à esquerda) e José Sarney, vice-presidente (à direita).

b) Tancredo Neves foi hospitalizado na véspera da data da posse. A condição de Tancredo pode ser reforçada pelo suporte de soro que ele esconde atrás de si.

c) Apesar de Tancredo Neves ter sido eleito presidente, por ter sido hospitalizado, foi José Sarney, o vice, que assumiu o poder. Sarney aparece fardado e batendo continência, uma alusão ao fato de que o vice da chapa da oposição pertencera ao partido governista e, portanto, já fora comprometido com o regime militar.


2- Ulysses Guimarães assumiu posição de comando, dividindo com José Sarney a responsabilidade pelas reformas políticas e pelo processo de elaboração da nova constituição. A morte de Tancredo Neves deixara um vácuo político, e José Sarney herdara um governo pronto, com o qual não tinha afinidade. Ulysses, membro da ala "autêntica" do PMDB, tinha a legitimidade necessária para conduzir o processo de redemocratização.


3- a) A sociedade se mobilizou em torno do Plano Cruzado. No primeiro momento, havia a ilusão de que o Plano domaria a inflação e traria possibilidades de melhoria de renda para a população.

b) A redução da inflação anual, de mais de 200% a índices mensais próximos de zero, era a evidência inicial de que seria possível controlar os preços.

c) Com o crescimento da renda e do consumo, houve escassez de produtos e a inflação voltou a crescer.


4- A legislação da Nova República prevê eleições diretas para todos os níveis, incluindo o cargo de presidente da República, reconhecendo o direito de voto facultativo sod jovens entre 16 e 18 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos; estabelece também que a votação dos candidatos a cargos executivos se dará em dois turnos, caso o candidato mais votado não obtenha 50% mais um voto do número total de votos.


5- Quando há muitos partidos em disputa, os votos podem ser distribuidos entre muitos candidatos, o que diminui a representatividade do primeiro colocado. Se houver segundo turno, os dois candidatos mais votados poderão disputar a preferência de todos os eleitores. Além de aumentar a representatividade do candidato vencedor, esse sistema ainda favorece as alianças políticas.




Capítulo 3: A consolidação da democracia


Verifique o que aprendeu (página 240)


1- Collor centrou sua campanha na imagem de defensor da ética pública, jovem e competente.


2- Abertura do mercado brasileiro às importações estrangeiras e privatização de empresas estatais.


3- As medidas visavam ao controle da inflação: criação da URV, instituição de uma nova moeda, extinção da indexação de preços e salários e controle dos gastos públicos.


Atividades (página 241)


1- a) Fernando Collor de Mello.

b) Collor é representado olhando fixo para a câmera, com expressão serena, vestindo um terno escuro.

c) "Collor de Mello - o caçador de marajás".

d) Ao fundo vê-se um guerreiro jovem, em pose heroica, segurando uma espada. Esse guerreiro transmite coragem e parece pronto para combater os inimigos. A associação é imediata com a imagem de Collor, o "caçador de marajás".

e) Apesar de governar um estado pequeno, que em geral tem pouca projeção no restante do país, a postura de "caçador de marajás" atraiu a imprensa dos grandes centros, que passou a retratar Collor de maneira positiva, como um político jovem, sério e carajoso, comprometido com a luta contra a corrupção e contra os gastos excessivos do Estado.


2- No início do Plano Collor, a inflação foi controlada por meio do congelamento de preços e salários e, principalmente, pela retirada de dinheiro de circulação por meio do bloqueio das aplicações e dos depósitos bancários. O consumo caiu e os preços mantiveram-se estáveis.


3- Considerando a fragilidade institucional após a deposição de Collor, que poderia ter desencadeado uma crise no Executivo e no Legislativo, Itamar decidiu unir todas as forças políticas que lutaram pelo impeachment e governar com ampla base de apoio.


4- A "ancora cambial" era um mecanismo que conjugava a valorização do real diante do dólar e a liberação da importação de mercadorias. Se o preço de determinado produto fabricado no Brasil aumentasse, a paridade entre o dólar e o real permitiria ao governo, ou às empresas brasileiras, importar produto similar a preço mais baixo. Isso forçaria os produtores brasileiros a reverem as margens de lucro.


5- a) Respostas pessoais.

b) Respostas pessoais.


6 - Em 1998, o Plano Real era um sucesso: a moeda brasileira se valorizou em relação ao dólar e o desemprego ficou sob controle. Com isso, a popularidade de FHC manteve-se em alta e ele foi reeleito. Em 2002, os juros estavam altos, o real havia se desvalorizado e o desemprego aumentara muito. A popularidade de FHC caiu e o candidato da oposição foi eleito.

Bota a Baixo e Revolta da Vacina para as 7ª séries

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