domingo, 13 de outubro de 2013

Torturas no Regime Militar. 8ª série 2013

Filme Zuzu Angel.




Vejam as torturas praticadas pelo regime militar a partir de 1964. Novela do SBT.


Professora Patricia Sanches.

Sou Professora.

Por mais que digam que não, por mais que desvalorizem, por mais que humilhem...
Eu sou professor, é disso que gosto
è isso que sei fazer, faço sim com prazer.

Professora Patricia Sanches.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Correção para Avaliação 8ª séries 2013

Cap. 3 Distensão Lenta e Gradual

Verifique o que aprendeu: página 210

1) Porque precisava preservar a unidade do exército, mantendo o equilíbrio entre os grupos radicais e moderados. Ao mesmo tempo Geisel não queria demonstrar que o regime estava enfraquecido nem estimular manifestações de grupos de esquerda.

2) Não. Havia grupos da sociedade civil que negociavam com o governo e exigiam a abertura, como a Ordem dos Advogados e Associação Brasileira de Imprensa.

3) Porque as explicações oferecidas pelo exercito para a morte do jornalista não convenceram a opinião pública; um ato ecumênico em homenagem a Herzog, foi realizado com milhões de pessoas.

4) Permitir a volta dos exilados políticos e coibir as investigações de crimes praticados durante a ditadura, tanto pela oposição quanto pelos militares.


Unidade 8
Cap. 1 A Redemocratização

Verifique o que aprendeu: página 228

1) Uma campanha suprapartidária que mobilizou a sociedade brasileira nos anos de 1983 e 1984, em apoio a emenda constitucional que estabelecia eleições diretas para presidente.

2) O governo militar não via com bons olhos a campanha das Direta Já, porque queria eleger um presidente, ainda que civil, mas que fosse comprometido com o regime militar. Se o sucessor fosse eleito indiretamente pelo colégio eleitoral, as chaces de vitória de um candidato governista seriam maiores do que se a escolha fosse feita nas urnas, já que a maioria da população dava sinais de que não queriam os militares governando.

3) Pela primeira vez em 21 anos o pais teria um presidente civil no governo.


Cap. 2 O Governo Sarney.

Verifique o que aprendeu: página 232

1) Sarney era o vice da chapa de Tancredo Neves, que adoeceu e não pode tomar posse na data prevista.

2) Plano econômico de combate à inflação. Principais medidas: congelamento dos preços e salários e criação de uma nova moeda, o Cruzado.

3) Estabelecimento de eleições diretas para todos os cargos do Executivo e do Legislativo; ampliação do direito ao voto para maiores de 16 anos e analfabetos; consolidação das liberdades democráticas como o direito de expressão, de manifestações e de organização política e sindical.

Cap. 3 A Consolidação da Democracia

Verifique o que aprendeu: página 240

1) Collor Centrou sua campanha na imagem de defensor da ética pública, jovem e competente.

2) Abertura do mercado Brasileiro às importações estrangeira e privatização de empresas estatais.

3) As Medidas visavam ao controle da inflação: Criação da URV, instituição de uma nova moeda, extinção da indexação de preços e salários e controle do gastos públicos.




Na década de oitenta nós tivemos três tipos de moeda. Foram elas:

Cruzeiro - Cr$ - Lançado no Brasil em 15 de maio de 1970.

Cruzado - Cz$ - Lançado em 28 de fevereiro de 1986, onde Mil Cruzeiros passariam a valer Um Cruzado. Criado por Sarney e Seu Plano Cruzado

Cruzado Novo - NCz$ - Lançado em 16 de janeiro de 1989. Mil Cruzados passariam a valer Um Cruzado Novo.

Abaixo, a nota de Mil Cruzeiros, popularmente conhecida como "Um Barão", pois estampava o rosto do Barão do Rio Branco. Ainda hoje em dia - por causa desta nota - muitas pessoas falam "Um Barão" quando se referem a Mil Reais.


Com Collor e seu Plano Collor a moeda Cruzado Novo foi substituída pelo Cruzeiro.
Em 28 de fevereiro de 1994, a equipe econômica do governo Itamar Franco chefiada pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso apresenta o Plano Real, substituiu o Cruzeiro Real,  pela URV transformada em moeda o Real, que não desvalorizava. Nessa época a moeda de 1 real era equivalente a 1 dólar.

Para as 8ªs Correção da Unidade 7 A Ditadura Militar no Brasil - Correção para prova do 3º trim, 8ª série 2012

Cap. 1. O Golpe de 1964

Verifique o que aprendeu: pág. 198

1. Mantendo em funcionamento o congresso Nacional, definindo a duração do mandato presidencial e proibindo a reeleição.

2. Porque o governo militar oferecia incentivos as impresas multinacionais que se instalassem no país.

3. Instrumento jurídico, criado pelos governantes militares para alterar a Constituição e dar aparência legal aos atos da ditadura.

4. A existência de apenas 2 partidos: a Arena, favorável ao governo, e o MDB, composto pelos setores oposicionistas tolerados pelo governo.


Atividades: pág. 199

1) Porque havia expectativa de que Castelo Branco ficasse na presidência até 1966, quando terminaria o governo de Jango, e o país voltaria à normalidade democrática através de eleições diretas para presidente.

2) a. Ter cassado o mandato de políticos extremistas, isto é comunistas.
b. Porque para ele a ameça comunista era mias perigosa do que a privação das liberdades.

3) a. Veículos militares e sodados nas ruas.
b. Não, pois a presença de tanques militares nas ruas não condiz condiz com a idéia de normalidade.
c. Que os militares garantiam a ordem por meio da força.

4) b. Apenas legitimar a decissão tomada pelos militares.
a. Aparentemente quem elegia o presidente era o congresso nacional.
c. Sim em geral as ditaduras nos países norte americanos foram personalistas, marcadas pelo governo de um só chefe.
d. Os militares pretendiam disfarçar a ditadura, alegando que em um regime ditatorial não há mudanças de presidentes no poder.

Cap. 2 O Sertão de Canudos - 7ªs 2013

Verifique o que aprendeu pág. 200:

1) A injusta distribuição de terras, a ausência do Estado e as prolongadas secas.

2) A defesa da Monarquia e a crença na possibilidade de um paraíso na terra, um local onde os pobres crentes poderiam viver, sem cobrança de impostos e sem a presença do governo republicano.

3) Ele foi enviado pelo Jornal O Estado de S.Paulo para fazer reportagens sobre o conflito.

4) Não. Foram necessárias quatro expedições militares e um nao de guerra.


Atividades pág. 201

1) a- A vida em Canudos era humilde e precária. As casa de barro, sem agua limpa e sem alimento suficiente.
b- As Condições de vida em Canudos eram pessímas.

c- Apesar de viverem em uma condição de completo abandono, a população de Canudos tinha um líder para seguir.

d) Individual.

2) a- Euclides da Cunha ressalta que os habitantes de Canudos resistiram até  o fim de suas forças contra o exército brasileiro. A referência aos únicos sobreviventes, um velho dois homens e uma criança.

b- A destruição do povoado teve a funçaõ de apagar a experiência de Canudos. O governo quis mostrar para a população que aquele era um exemplo que não deveria ser seguido.

UNIDADE 7 - CAP.1 Os militares no poder. 7ªs 2013

Verifique  que aprendeu pág. 196:

1) assinatura da lei áurea, 13 de maio de 1888, abolindo a escravidão no país.

2) Os cafeicultores paulistas, os militares, a classe média urbana e os primeiros industriais.

3) Nome pelo qual ficou conhecida a fracassada política econômica implantada por Rui Barbosa, quando era ministro da fazenda. Para estimular a criação de indústrias, autorizou a emissão de papel moeda por bancos particulares e concedeu empréstimos para a abertura de empresas muitas delas falsas. Na bolsa de valores do Rio de Janeiro, as ações desvalorizaram gerando inflação e o dinheiro emprestado aos futuros empresários sumiu.

4) O Brasil tornava-se uma República Federativa constiruída por um governo central e 20m estados. Os estados ganharam autonomia administrativa, jurídica e fiscal. O poder passou a ser exercído por um presidente eleito pelo voto direto.

OBS: As demais questões não foram corrigidas aqui pq não serão cobradas na avaliação.

PARA AS 8ª SÉRIES CORREÇÃO PARA PROVA do 3º trimestre de 2013

Cap. 3 O governo Jango


Verifique o que aprendeu pág. 178


1) Pela falta de tradição no Brasil desse sistema político e pelo fato de ter representado uma estratégia para impedir Jango de governar.


2) Um plano do presidente João Goulart para realizar reformas estruturais, com diretrizes nacional desenvolvimentistas. As reformas atingiram as áreas: financeira e social.Jango também pretendia realizar as reformas agrária e urbana.


3) Despertaram a resistência dos grandes e médios proprietários rurais, no caso da reforma agrária, e dos setores da classe média urbana, no caso da reforma urbana. Ambos os setores temiam a perda de patrimônio com as reformas propostas pelo governo.


4) A marcha sinalizou aos setores que planejavam a deposição de Jango que eles contrariam com um apoio expressivo, vindo de diferentes setores da sociedade brasileira.



Atividades pág. 179


1) a- Em 1961, às vésperas da posse do vice presidente João Goulart.

b- O autor defende o sistema; afirma que o parlamentarismo é adotado em países de organização democrática mais evoluída e que sua prática pressupõe organização partidária e moralidade política.

c) EM 1961, eram os setores mais conservadores da sociedade brasileira, das forças armadas e da igreja católica; eles queriam restringir a ação de João Goulat na presidência da república.


2) Ameaçavam a prpriedade privada. Jango tinha intenção de fazer a reforma agrária e, para isso, desapropriar terras e indenizar seus proprietários com títulos do governo. A proposta de uma reforma urbana assustava a classe média, que também temiam perder suas propriedades.


3) a- Estagnação econômica, inflação e perda do poder aquisitivo dos trabalhadores.

b- O acirramento as tensões entre grupos de direita e de esquerda. A direita acusava Jango de ser comunista, e a esquerda denunciava as tramas golpistas dos que não apoiavam Jango.

c- Os militares.


4) a- Foi um movimento de marinheiros liderados pelo cabo Anselmo, presidente da associação de marinheiros e fuzileiros navais. O cabo Anselmo fez um discurso contestando ordens de seus superiores, o ato foi considerado indisciplinar, mas Jango apoiava a atitude.

b- A crise entre governo militares já existia. Apoiar um militar menos graduado, e ainda demitir o ministro da marinha deu as forças armadas o pretexto de que precisavam.

c- Essa crise acabou desencadeando o movimento militar que resultou na deposição de Jango no dia 31de março de 1964.


5)a- João Goulart.

b- Do Rio Grande do Sul, onde nasceu João Goulart, alguém está literalmente puxando o tapete de Jango.

c- Os 30 anos de golpe militar de 1964.

d- A forte oposição ao governo de Jango, vinda de setores militares, do empresariado e das classes médias; a desaprovação às reformas de base.

Revolta da Chibata 7 ª séries 2013

Novela Lado a Lado