quinta-feira, 29 de agosto de 2013

URGENTE

ALUNA RAVANA DA OITAVA SÉRIE 1, FAVOR PROCURAR A ESCOLA COM URGÊNCIA PARA RETIRAR SUAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA, QUE DEVEM SER FEITAS E ENTREGUES ATÉ DIA 10/09. A CONDIÇÃO DE LICENÇA MATERNIDADE EXIGE O SEU CUMPRIMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA QUE OBTENHA SUAS NOTAS E NÃO PERCA O NAO LETIVO.

PROF. PATRICIA SANCHES - HISTÓRIA.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ALERTA FIQUEM ATENTOS AS MATÉRIAS DA AVALIAÇÃO

 MATÉRIA DA AVALIAÇÃO 2º TRIMESTRE.


PARA AS SÉTIMAS :

UNIDADE 6 - CAP. 1
                        CAP. 2
                        CAP. 3

 PARA OITAVAS:

UNIDADE 5 - CAP. 1
                        CAP. 2
                        CAP. 3


TODAS AS ATIVIDADES AS SEREM ESTUDAS JÁ ESTÃO CORRIGIDAS NESTE BLOG, LEIAM CORRIJAM SEUS CADERNOS, REFAÇAM AS ATIVIDADES E BOA AVALIAÇÃO.

domingo, 18 de agosto de 2013

FILME AMISTAD PARA AS 7ª SÉIRE 2013

ASSISTAM A SAGA DO HOMEM AFRICANO CAPTURADO COMO ESCRAVO PELOS EUROPEUS. FAÇA UM COMENTÁRIO EM SEU CADERNO SOBRE ESSE FATO HISTÓRICO.

PROF. PATRICIA SANCHES

Assista o último quadro primeiro.

Cap. 3 Anos Dourados para avaliação 8ª SÉRIE 213

Verifique o que aprendeu:

1) Foi o golpe organizado pelo general Lott que depôs o presidente em exercício, Carlos Luz, como uma espécie de prevenção contra um possível golpe no momento da posse de Juscelino, em janeiro de 1956.

2) Cinquenta anos em cinco.

3) Grupos nacionalistas questionavam os empréstimos feitos juntos ao FMI e a abertura brasileira ao capital estrangeiro; havia também contestações na base da sociedade como, por exemplo, a reivindicação por reforma agrárias das ligas camponesas.

4) A capital do Brasil foi deslocada, pela primeira vez, para um local distante do litoral. Isso provocou certo aumento populacional na região central do Brasil, até então pouco habitada.


Atividades 147

1) a- Na campanha de Juscelino para a presidência da república, o então candidato prometia cinquenta anos em cinco de modernização.

b- JK optou pela política econômica baseada no desenvolvimento industrial e na infraestrutura, contando com o financiamento do estado e de capitais privados nacionais e estrangeiros, lançou também o plano de metas, que objetivava incrementar os setores, a industria de base, a produção de alimentos, o transporte e a educação.

c- JK obteve sucesso em relação ao crescimento industrial, porém a um alto custo: a desigualdade social permanecia grande; a inflação e a dívida externa aumentaram.

2) a- É possível observar o presidente, bem vestido, gesticulando como se estivesse discursando para o jeca. Estes com os pés descalços e roupas recomendadas.

b- A charge tem um tom de crítica, pois aponta a contradição entre o grande desenvolvimento de alguns setores descaso dos governos diante das necessidades básicas.

c) A charge faz referência ao plano de metas.

d) Automóvel brasileiro indica a abertura do Brasil à instalação de montadoras de automóveis, asfalto brasileiro e gasolina brasileira.

3) Conjunto de medidas para incrementar os setores de energia, a industria de base, a produção de alimentos, os meios de transporte, a educação, além de prever a construção de uma nova sede do governo federal.
4) a- O primeiro trecho trata tentativa de golpe para impedir a posse de JK, orquestrada por Carlos Luz. O segundo trata da construção de Brasília.

b- Não. O primeiro defende JK e critica o fato de sua posse estar ameaçada por um suposto golpe.



PARA AS 7ª CORREÇÃO PARA PROVA 2013

Cap. 3 A imigração européia

Verifique o que aprendeu pág. 174

1) O governo imperial adotou uma série de medidas para atrair a mão de obra imigrante, entre elas a subvenção das despesas gastas com a transferência da família desses trabalhadores e a criação de colônias de parceria.

2) A expansão da lavoura cafeeira e as campanhas contra a escravidão no país.

3) Portugueses, italianos, espanhóis e alemães.

4) Programa de incentivo do governo imperial para atrair famílias de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café. Essas famílias deveriam trabalhar por quatro anos ou até saldar todas as dívidas.


5) As condições de trabalho nas fazendas eram muito difíceis, não muito diferente daquela vivida pelos escravos. Vários imigrantes desistiram da lavoura e se mudaram para as cidades em busca de outros trabalhos.


Atividades pág. 175


1) a- Segundo o pensamento da época, os europeus eram bem vindos porque seria capaz de trabalhar e de civilizar a sociedade brasileira.

b- Para os fazendeiros não importava de onde vinham os trabalhadores, desde que estes fossem capazes de substituir o trabalho dos escravos.


2) a- os maus tratos pelos que passam os filhos dos imigrantes, principalmente os filhos de italianos.

b- Por ter caído doente, o trabalhador foi humilhado e maltratado pelos empregados da fazenda.

c-Primeiro ele resistiu, depois decidiu abandonar a fazenda.

d- Ele queria denunciar os maus tratos aos imigrantes no Brasil.


3) a- Havia uma expressão cansada e sofrida no rosto das pessoas, haviam mulheres e crianças, que viram sua vida mudar quando deixaram seu país, não sabiam o que encontrar nessa nova terra.

b- o poema trata da vinda do imigrante para o Brasil, se trata de famílias que não sabiam o que iam encontrar nessa nova terra.

c- Mostra que os imigrantes deixaram sua vida em seu país e o futuro que teriam por lá.

d-Tanto o texto quanto a imagem demonstram duas formas de pensar a vida do imigrante.

PARA AS 7ª CORREÇÃO PARA PROVA 2013

Cap. 2 A expansão Cafeeira.


Verifique o que aprendeu pág. 170


1) A alta dos preços do café no mercado internacional e a queda nas exportações do açúcar brasileiro e também de outros produtos. O clima e o solo propício ao cultivo dos grãos, em determinadas regiões do país, também contribuíram para a implantação da cultura.


2) A bebida foi descoberta a muito tempo na atual Etiópia, quando um pastor percebeu que suas ovelhas ficavam agitadas ao consumir o fruto vermelho. Essa experiência foi relatada a monges que, estes fizeram testes e constataram que a bebida os deixava mais tempo acordados.


3) As primeiras lavouras comerciais foram formadas no Rio de Janeiro e depois se expandiram para o Vale do Paraíba em São Paulo. A partir de 1850 as lavouras aumentaram por toda região de S. P. ainda mais depois da descoberta de que a terra roxa era propícia par ao cultivo.


4) Porque acompanhou a expansão dos cafezais, que foi intensa, possibilitando o escoamento do produto pelos portos de Santos e do Rio de Janeiro.


Atividades pág. 171


1) a- A imagem indica diferentes etapas da produção do café.

b- Colheita, secagem e ensacamento do café.


2) a- O texto retrata uma casa de café, ou seja uma cafeteria, local para boas famílias tomarem café e comer doces.

b- A moda das cafeterias no século XIX, que funcionava como lugar de encontros.

c- Um sinal de que os cafés estavam na moda é a existência de um anúncio, o dono local fala do serviço de seu estabelecimento, mostrando que havia concorrência.


3) Com o crescimento da produção no Rio e em São Paulo, Pernambuco deixou de ser o centro econômico do Brasil.


4) a- Estrada de ferro, serviços telegráficos e postais diários.

b- As linhas de ferro encurtaram as distâncias entre os produtores de café e o mercado consumidor.

c- Sim, mudanças permitiram aos proprietários das fazendas se transferirem para a capital paulista e gerenciarem a distância sua produção.

d- Ele era chamado barão do café porque muitos fazendeiros receberam títulos de nobreza do imperador.


5) Conjunturas internacionais que permitiram a valorização do café no mercado internacional e o que estimulou sua produção.

PARA AS 7ª SÉRIES CORREÇÃO PARA PROVA 2013

cap. 1 Dom Pedro Segundo imperador do Brasil

Verifique o que aprendeu pág. 164

1) Foi uma manobra política que antecipou a maioridade constitucional de D. Pedro de 18 para 14 anos de idade, possibilitando ao herdeiro assumir o trono do império do Brasil.


2) Acreditava-se que a crise política e as sucessivas políticas revoltas ocorridas no Brasil na época seriam controladas se o país voltasse a ser comandado diretamente pelo imperador.


3) Medidas conservadoras adotadas pelo governo central: dissolução da câmara dos deputados, restauração do conselho de estado,centralização do poder judiciário e reorganização das autoridades policiais sob controle do imperador.


4) Conflitos na província de Pernambuco entre praieiros, políticos dissidentes do Partido Liberal, e o governo central, durante os anos de 1848 e 1850, por conta da intervenção do governo central na política pernambucana. Ao colocar um conservador na presidência da província, o governo restringiu a participação do praieiros na política local e esses reagiram declarando guerra.


Atividades pág. 165


1) a- Ao golpe da maioridade.

b- Sim segundo o texto 1 não se vê vantagens na posse de D. Pedro II, ele continua servindo com a mesma gente, na pratica , não haveriam mudanças significativas para o país. No texto 2 apoiam a antecipação da maioridade, nem que para isso seja dispensada a própria lei.


2) a- A coroação de D. Pedro II, agora que o Brasil tinha um imperador era preciso governar e pôr fim a crise política.


b- As dificuldades políticas. Liberais e conservadores não se entendiam e isto contribuía para a instabilidade do país, os conflitos sociais eram intensos era um clima propício para revolta.


3) a- O ato Adicional de 1834 e as rebeliões regenciais.

b- O partido conservador queria a reforma de leis descentralizadoras num movimento chamado de regresso. Já movimento liberal defendia a manutenção dessas leis.

c- Movimento conservador que pretendia retomar a centralização política, fortalecendo a autoridade do imperador.


4) Existia muita semelhança entre os partidos políticos, não havia muita diferença entre eles, as propostas e os métodos políticos de liberais e conservadores.


5) A antecipação da maioridade de D. Pedro II não alterou o quadro de instabilidade política do Brasil, liberais e conservadores continuavam brigando pelo poder, o que gerou rebeliões em todo o país.

FILME A CASA DOS ESPÍRITOS 8ª SÉRIE 2013

SAIBAM MAIS SOBRE O FILME DA ESCRITORA ISABEL ALLENDE SOBRINHA DO POPULISTA PRESIDENTE DO CHILE SALVADOR ALLENDE. CONTA A HISTÓRIA DA DITADURA MILITAR NO CHILE.
PROF. PATRICIA SANCHES

UM COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO:



O FILME:

FILME A CASA DOS ESPÍRITOS ALUNOS 8ª SÉRIES 2013

LIVRO DE IZABEL ALLENDE SOBRINHA DE SALVADOE ALLENDE QUE FOI PRESIDENTE NO CHILE, UM POPULISTA. UM LIVRO E FILME QUE RELATAM A HISTÓRIA DO GOLPE MILITAR  NA AMÉRICA LATIANA.
PROF. PATRICIA SANCHES.

O FILME:
UM COMENTÁRIO:


Alunos Maria Penedo 2013

FIQUEM ATENTOS AS DATAS DAS AVALIAÇÕES E TRABALHOS DE HISTÓRIA


PARA AS 7ª SÉRIES:

ESTUDO DIRIGIDO DIA 14/08 VALOR 8,0 PONTOS
AVALIAÇÃO TRIMESTRAL  DIA 28/08 VALOR 10,0 PONTOS
TRABALHO DIA 29/08 VALOR 7 PONTOS ASSUNTO: SOCIALISMO



PARA AS 8ª SÉRIES:

ESTUDO DIRIGIDO DIA 16/08 VALOR 8 PONTOS
AVALIAÇÃO TRIMESTRAL VALOR 10 PONTOS DIA 28/08 PARA AS OITAVAS 2 E 3
                                                                                   DIA 29/08 PARA OITAVA 1

TRABALHO RESENHA DO LIVRO O DIÁRIO DE ANNE FRANK OU A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS DATA 30/08 VALOR 8,0 PONTOS.



ESTEJAM EM DIA GARANTAM SEUS PONTOS E SUA BOA NOTA FINAL.
PROF. PATRICIA SNACHES

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cap1 . Aspirações Nacionais pág.130 Maria Penedo 2013

Verifique o que aprendeu:

1) Movimentos revolucionários que ocorrem em 1848 em várias regiões da Europa, em defesa da liberdade e da autonomia das nações.

2) Como as reuniões políticas eram proibidas, a oposição promovia banquetes para discutir política.

3) A península itálica estava dividida em regiões autônomas, reino Piemonte- sardenha; Reino das duas Sicílias. No centro, os estados pontifícios. Veneza era controlada pelo Império Austro Hungaro, assim como os ducados da Toscana, de Parma e de Módena.

4) Era uma confederação composta de 39 territórios independentes, entre cidades livres, reinos, principados e ducados. Os territórios mais expressivos dessa confederação eram a Áustria e Prússia.



Cap. 2 Crescimento e industrialização - pág. 134

Verifique o que aprendeu:

1) As pessoas que viviam no campo eram atraídas pelas oportunidades de trabalho nas fábricas e isso gerou o oportunidade de trabalho nas fábricas e isso gerou o crescimento e o desenvolvimento das cidades europeias.

2) O desejo de ascensão social e a convicção de que o progresso econômico dependia do esforço individual.

3) A função social das mulheres se alterou. O percentual de mulheres frequentadoras de escolas aumentou, assim como a sua participação no mercado de trabalho. Elas passaram, por outro lado, a reinvidicar mais direitos sociais e equiparação salarial como os trabalhadores do sexo masculinos.

PARA 7ª SÉRIE CORREÇÃO 2º TRMESTRE 2013

Cap. 3 O Período Regencial. pág. 110

Verifique o que aprendeu:

1) Uma milícia armada, organizada regionalmente e formada por cidadãos treinados para garantir a ordem em cada localidade do país.

2) A morte de D. Pedro I

3) Feijó ficou isolado, politicamente. Os liberais o consideravam excessivamente liberal, por ele ser contrário à escravidão.

Atividades pág. 111

1) O governo brasileiro não confiava no exército. Este frequentemente, identificava-se com os movimentos populares, já que em seus quadros havia negros, mestiços e brancos pobres.

b- Os alistamentos era obrigatório a todos os cidadãos com direito a voto, com mais de 21 anos e menos de 60 anos de idade.

c- A guarda nacional representava as elites para evitar que as camadas populares se organizassem como corpo armado.

2) A necessidade em se montar um exército formado pela elite para reprimir os movimentos populares.

3) a- Os restauradores, os liberais exaltados e os liberais moderados.

b- Os restauradores defendiam a volta de D. Pedro I ao trono; já os exaltados pretendiam realizar reformas que abolissem a influência política do governo e ampliassem a participação política . Os moderadores visavam manter a ordem vigente até a posse de D. Pedro II.

4) A ausência de um governante forte e legítimo provocou a insatisfação geral da população, culminando em revoltas durante todo o período regencial.

5) a- O ato Adicional foi uma reforma constitucional que pretendia atender a todos os grupos, ora fazendo concessões a uns, ora a outros.

b- Para conciliar interesses dos diferentes grupos políticos.

c- Os exaltados conseguiram atingir o concelho de estado e aumentar a autonomia das províncias com a criação de Assembleias Legislativas. provinciais.

6) a- O período foi marcado por instabilidade política, crise econômica e, sobretudo, por manifestações populares em diferentes regiões do país, desestabilizando as elite e difundindo ideais separatistas e republicanos.

b- A crise política e econômica que se intensificou durante o período regencial fomentou rebeliões separatistas e revoltas escravas por todo país.

c- Os debates políticos no Brasil existiu para consolidar o projeto de nação brasileira.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cap. 2 A Breve Democracia - 8ª série 2013

Pág. 142. Verifique o que aprendeu:

1) Eleições diretas em todos os níveis: independência dos 3 poderes; obrigatoriedade do voto para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos, de ambos os sexos; garantia de igualdade a todos perante a lei liberdade de imprensa, de pensamento, de crença, de cultos religiosos e de formar associações com fins lícitos.

2) Limitou a intervenção do Estado na economia e liberou as importações. Mas houve aumento da inflação e do desequilíbrio da balança comercial. O governo Dutra, então, passou a controlar as importações e coordenar os gastos públicos.

3) Foi uma campanha pela estatização e refinação do petróleo. Seus apoiadores eram contra a utilização de capital estrangeiro para esse fim.

4) Oposição dos empresários a seu governo, interessados no capital estrangeiros; insatisfação dos trabalhadores; troca de ministros ocorrida em 1953; atentado ao jornalismo Carlos Lacerda, seu inimigo político.


Atividades pág. 143

1) Apesar de ter sido deposto, Vargas continuava tendo apoio de boa parte da população. Como não podia candidatar-se, apoiou a candidatura de Dutra, seu ex ministro da Guerra e aliado político.

2) a- A Campanha eleitoral de 1950, na qual Getúlio foi eleito.

b- UDN, PSD e PTB, eram os principais partidos nas eleições de 1950. Os candidatos eram:Getúlio PTB, Cristiano Machado PSD e o bringadeiro Eduardo Gomes.

c- A critíca à poluição visual produzida pelos partidos que disputavam as eleições, que impede a moradora de encontrar a própria casa, coberta pela profusão de cartazes.

d- Apesar de muitos candidatos espalharem pelas cidades seus panfletos, sujando a cidade, existe muita pressão social contra essa poluição em muitas cidades como São Paulo.


3) a- Getúlio Vargas.

b- Às eleições de 1950.

c- A marchinha indicava que Getúlio tinha grande popularidade, mesmo depois acontecimentos que levaram à deposição, em 1945. Naquela campanha, Vargas sai vitorioso.

4) a Episódio ocorrido em 1954 em que o chefe da guarda pessoal de Vargas, Gregório Fortunato, teria planejado assassinato do jornalista Carlos Lacerda, grande opositor de Getúlio, fato que comprometeu a imagem do presidente. No entanto, morreu o major da Aeronautica Rubens Vaz, que acompanhava Lacerda.

b- Quando o mandante do crime foi descoberto, as pressões sobre Vargas, que já eram grandes, aumentaram. Os militares ameaçavam depor Vargas, caso não renunciasse. O presidente suicidou antes, em 24 de Agosto de 1954.

PARA AS 8ªS CORREÇÃO 2013

UNIDADE 5 CAP. 1 O POPULISMOA LATINO AMERICANO


VERIFIQUE O QUE APRENDEU PÁG. 138


1) Regime político caracterizado pela formação de governos personalistas que fazem concessões aos mais pobres ao mesmo tempo que buscam, com essas concessões, controlar a classe trabalhadora, foi adotado na América latina a partir de 1930.


2) Com a industrialização e o crescimento das cidades, aos trabalhadores urbanos passaram a exercer o papel de agentes políticos e a reivindicar direitos, certos grupos usaram de estratégias diversas para ganhar o apoio dos trabalhadores, formando governos personalistas.


3) Intervenção do estado na economia, criação da PEMEX, realização de reforma agrária e fundação do PRM em 1938, PRI a partir de 46.


ATIVIDADES 139


1) a-Do trabalho por Eva Perón, quando foi primeira dama do governo Perón.

b- Gigantesca organização antiburocrática com fins sociais que atendia à todos os necessitados.

c- Eva praticava a solidadriedade a preocupação com os necessitados assim como Perón isso dava aos governos um caráter paternalista e populista.


2) a- Primeiro de maio é Dia do Trabalhador. Esse cartaz, ao que tudo indica, foi produzido para comemorar a data.

b- O cartaz sugere que antes do governo de Perón o trabalhador era oprimido. Nesse sentido Prón deu dignidade aos trabalhadores.

c- Homens à esquerda aparenta sofrimento e agonia, foi retratado na cor cinza apagado. Já o homem a direita tem a expressão de confiante ele foi feito em cores.


3) a- Indica uma maior concentração de sindicatos e filiados pertencentes à CGT.

b- À forte influência do governo personalista de Perón no movimento sindical argentino, já q a CGT, central identificada com o peronismo, direcionava a luta operária em concordância com os interesses do governo.


4) Os trabalhadores representavam uma nova força política, por isso os políticos populistas se aproximavam desse segmento, buscando atender a suas reivindicaçõese, ao mesmo tempo, controlando-os por meio de associações e organizações, como sindicatos.

PARA 8ª SÉRIE CORREÇÃO 2º TRMESTRE - 2013 Cap. 5

Verifique o que aprendeu: pág. 126



1) Foi uma tentativa feita por um grupo de intelectuais comunistas para promover reforms na Tchecoslováquia, então, um país alinhado com a União Soviética


2) Paz e Amor


3) O rock'n'roll


4) Corrente artítica que melhor exprime a cultura e a visão de mundo do período da Guerra fria e q é a própria imagem dos anos de contestação, a arte pop rompeu as fronteira entre os objetos de desejo da sociedade de consumo.




Atividades pág. 127


1) Até os anos 60, em muitos estados norte americanos, indivíduos de origem africana não podiam votar, frenquantar certas ou sentar-se ao lado de não africanos nos transportes públicos, para lutar pela igualdade de direitos surgiu o movimento negro.


2) A tensão política do período, provocava nos jovens o descrédito em relação a ordem estabelecida e alimentava as manifestações de contestação por meio da arte e do comportamento.


3) a- Os estudantes se manifestaram contra a ordem social e política estabelecidas, o consumismo capitalismo, a repressão dos regimes socialistas. Nos EUA, os jovens protetavam contra a Guerra do Vietnã.

b- As manisfestações estudanteis conquistaram a simpatia do público porque questionavam valores e acontecimentos que também eram questinados por boa parte de população


c- Uma das datas da qual os ,membros da minha geração jamais vão se esquecer é 1968.


d- Resposta pessoal


e- Resposta pessoal


4) Os hippies se opunham à sociedade de consumo, mas não apoiam o autortarismo socialista.


5) a- O jornalismo possui uma visão negativa do estilo muscal. Para ele, o rock torna os jovens agressivos e irresponsáveis.



Transformações na Ciência - Correção para as 7ª séries 2013

Verifique o que aprendeu - página 144.

1) A descoberta de vacinas e de procedimentos que eliminavam microorganismos, danosos à saúde, o desenvolvimento do estudo da genética, da psicanálise, da sociologia e do evolucionismo.

2) Dawin elaborou a Teoria da Evolução, segundo o qual sobreviveram as espécies mais aptas geneticamente e com maior capacidade de adaptação ao ambiente em que vive.

3) A técnica da fotografia tornou possível a popularização do retrato e o registro e a propagação de imagens com informação de pessoas e lugares.

Crescimento e Industrialização - correção para as 7ª séries 2013

Verifique o que aprendeu - Página 134

1) As pessoas que viviam no campo eram atraídas pelas oportunidades de trabalho nas fábricas e isso gerou o crescimento e desenvolvimento das cidades européias.

2) O desejo de ascensão social e a convicção de que o progresso econômico dependia do esforço individual.

3) A função social das mulheres se alterou. O percentual de mulheres frequentadoras de escolas aumentou, assim como a sua participação no mercado de trabalho. Elas passaram, por outro lado, a reivindicar mais direitos sociais e equiparação salarial com os trabalhadores do sexo masculino.

As Revoltas do Período Regencial - 7ª série 2013

Verifique o que Aprendeu . Página  118 

1) Os Cabanos lutavam por maior participação política, questionavam o poder imperial e ansiavam por amplas reforma sociais.

2) A fraqueza do governo regencial, a criação da Guarda Nacional - que enfraqueceu o poder das tropas mantidas pelos fazendeiros - os altos impostos cobrados dos estancieiros e o rígido controle nas fronteiras com o Uruguai.

3) Foi um movimento originado em setores da clase média baiana contra o governo regencial. A revolta aconteceu entre 1837 e 1838 e foi liderada pelo médico Francisco Sabino, daí o nome sabinada.