quarta-feira, 29 de maio de 2013

Assuntos para a Recuperação Trimestral do Primeiro Trimestre

Fiquem atentos:


A Avaliação de História ocorrerá na quinta feira dia 06 de junho, no segundo horário. Sequem os assuntos a serem abordados:

7ª séries


O Governo de Pombal - pág. 10

A Corte Portuguesa - pág. 20

A Independência do Brasil - pág 32

A Guerra de Secessão - pág. 72

A Marcha para o Oeste - pág 68

Política Externa - pág. 76



Assunto 8ª séries


A Primeira Guerra Mundial - pág. 10

Estados Unidos, Esplendor e Crise - pág. 24

Os Regimes Totalitários - pág. 28

A Guerra -pág. 46

O Pós Guerra - pág. 56


Revisem em seus cadernos os textos e exercícios, use também as correções deste blog para seu estudo.




terça-feira, 7 de maio de 2013

Para as 8ª séries Maria Penedo 2013

Verifique o que aprendeu pág. 74

1) Defendiam a elaboração de uma nova constituição que restituísse a autonomia estadual. Esperavam, com isso, recuperar o poder político.

2) Ao contrário do que era esperado. Vargas nomeou um interventor para São Paulo por uma nova constituição que se transformou em um movimento armado contra a centralização política, conhecida como Revolução de 1932.

3) Pela primeira vez instituiu-se no Brasil o voto secreto. Os eleitores eram homens e mulheres alfabetizadas e maiores de 21 anos.

5) Jornada de trabalho de oito horas diárias, diárias, direito a descanso semanal e as férias remuneradas, criação da Carteira Profissional e do salário mínimo, proteção à gestante e contra o trabalho para menores de 14 anos.


1) a- Nas três décadas XX, o Brasil e os brasileiros tinham se modificado. Muitas das leis que regiam o país pós- Revolução de 1930 estavam ultrapassadas, especialmente no que se referia à participação política da sociedade.

b- Pessoal

c- Pessoal

2) a- À Revolução Constitucionalista. de 1932.
b- Nomear um interventor paulista para governar o estado. Na verdade Vargas não estava agindo com benevolência, estava sim, cedendo às pressões que vinham não somente do grupo revolucionário paulista, mas da sociedade em geral.

3) Esse princípio garantia aos estados certa autonomia diante do governo federal, como a criação de tributos para serem recolhidos e aplicados no próprio estado.

4) Há diferenças salariais entre homens e mulheres, independentemente dos níveis de escolaridade de ambos e do setor em que atuam.

PARA 7ª SÉRIE CORREÇÃO 2º TRIMESTRE 2013

CAP. 4 UNIDADE 1 A CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Verifique o que aprendeu - pág. 100
1. As províncias do Pará, Maranhão, Piauí, bahia e a religião da Cisplatina. Elas estavam sob controle de tropas portuguesas, que mantinah fiéis à Corte de Portugal e não aceitavam D. PedroI.

2. O Legislativo tinha mais poder que o executivo. O voto era censitário, determinado pelo preço da safra de mandioca, daí a carta ser chamada de contituição da mandioca.

3. Dom Pedro I não queria o poder executivo submissão ao legislativo e, por isso, fechou a constituinte e ortogou a constituição de 1824.

Atividades - pág. 101
1 a- Nem todas as províncias aderiram de imediato à independência, mantendo-se fiéis a coroa portuguesa. O texto cita a província do Maranhão.

b- O norte brasileiro etava isolado da capital, e por mar chegava-se com mais facilidade a Lisboa.

c- Não. Pará, Piauí e Bahia também resistiram.

2. O reconhecimento viabilizava alinaças militares, o comércio, e a obtenção de empréstimos externos.

3. a- Os que não podiam comprovar renda mínima anual de 100 mil réis.
b- Voto censitário.

4. Enquanto em 1824 o voto era restrito, na constituição de 1988 o voto é universal, obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18.

Cap. 3 O estado Novo - para as 8ª séries Maria Penedo 2013

Verifique o que aprendeu - pág. 84

1) O estado seria o responsável pelas políticas públicas de modernização nacional.


2) As indústrias de base, em especial a siderurgia.


3) A imagem de protetor dos pobres, de governante que trabalha para ajudar as camadas de trabalhadores.


4) No estado novo, o apelido que se dava ao líder sindical que defendia mais os interesses do governo do que os da categoria que representava.


5) Produzir material de divulgação e de propaganda do governo Vargas e censurar manifestações que se oponha as suas diretrizes.


6) Foi a política educacional de caráter centralizador e nacionalista.


Atividades - pág. 85


1) Vargas queria influenciar a opinião pública, obtendo assim apoio popular.


2) a- Os compositores foram incentivados a abandonar temas com malandragem e boêmia.

b- A valorização do trabalho foi um dos pontos fortes da ideologia do Estado Novo.

c- Trata-se de uma ironia de um compositor da época, já que no estado novo as eleições estavam suspensas.


3) a- pessoal

b- são estudantes carregando bandeiras.

c- A imagem está coerente com o momento político do país, em 1941 ano da foto vigorava no Brasil o estado novo, que presava a disciplina e a educação como uma de suas bases.


4) As conquistas trabalhistas no governo de Vargas foram muito importantes, mas durante o Estado Novo a luta dos trabalhadores se enfraqueceu, por causa da política centralizadora e ditatorial do governo.

PARA 7ª SÉRIE CORREÇÃO - Maria Penedo 2013

Cap. 4 . A Industrialização norte- americana.

Verifique o que aprendeu pág. 84

1) Grandes somas foram investidas na expansão das indústrias, em infraestrutura (construção de ferrovias), no desenvolvimento científico e tecnológico e no aperfeiçoamento das comunicações.

2) As ferrovias encurtavam distâncias transportando produtos por longos trajetos e em menos tempo.

3) O petróleo servia de combustível e lubrificante utilizados em motores; a energia elétrica automatizou alguns procedimentos mecânicos; o aço serviu à construção de máquinas e equipamentos.

4) Fordismo: modelo de produção industrial em grande escala baseado na linha de montagem. Taylorismo: proposta de organização do trabalho nas fábricas visando ao controle do desperdício e do tempo, e ao aumento da produção e do lucro.

5) As corporações surgiram para monopolizar determinado mercado consumidor. Provocaram a diminuição da concorrência , padronizaram os preços de certos produtos e eliminaram as pequenas empresas, que não tinham chances de competir com as maiores.

Atividades pág. 85

1) A energia elétrica foi empregada na iluminação e no funcionamento dos mais diversos aparelhos.

2) Monopólio é o controle do mercado por uma única empresa, enquanto oligopólio é a ampliação do monopólio. Várias empresas se reunem para controlar o mercado para eliminar ou diminuir a concorrência.

3) a- Ambiente de uma fábrica, com pessoas trabalhando em uma linha de montagem, diante de uma esteira.

b- A imagem retrata os princípios de Ford e Tylor: a linha de montagem proposta a partir do fordismo, em que operários executam etapas da produção.

c- Os operários eram mal remunerados e o sistema de produção previa um maior e mais prolongado esforço dos trabalhadores.

4) a- ausências de divisão das riquezas, baixo salários e falta de benefícios.
b- Melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

5) a- A população diminuiu progressivamente entre 1790 e 1870, mantendo-e estável depois desse período, apresentando uma pequena queda em 1940.
b- Em direção ao sul.
c- Nos anos de 1880, 1890 e 1900.
d- Em meados de 1850.

Para os alunos das 8ªs vejam um vídeo sobre Getúlio Vargas

Vejam um vídeo sobre a vida e morte de Getúlio Vargas.

Caros alunos existem vários vídeos no You tube, separei este, mas façam sua própria pesquisa e cheguem a sua conclusão sobre a morte de Getúlio Vargas.

Prof. Patricia.

Para os alunos das 7ªs séries 2013 - Vídeo Tempos Modernos

Vejam como a industrialização fez o homem virar máquina. Uma visão de Charles Chaplin sobre a vida moderna.

Se quizerem pesquisem no You Tube o filme todo...
Boa pesquisa!!!!

Prof. Patricia Sanches.