quarta-feira, 10 de abril de 2013

2013 7ª séries Cap. 1 A marcha para o oeste - correção para prova 7ª

Verifique o que aprendeu - pág. 70

1) Para fugir da miséria e da opressão em seus países de origem, esperavam encontrar liberdade e trabalho.


2) Na costa leste principalmente no norte do país na cidade de Nova Iorque.


3) A lei de terras definiu como seriam ocupadas as terras vazias, com o interesse de ocupar o oeste.


4) A expressão criada por um jornalista americano que justificava a ocupação das terras indígenas, que eles viam como selvagens pelos colonos norte americanos, como sendo uma missão moral de civilização dos povos .

5) Os EUA expandiram seu território até o pacífico e nesse processo as populações nativas foram dizimadas.


Atividades: pág. 71


1) O aumento populacional provocado também pela chegada dos imigrantes, e a criação de mecanismos que facilitava a expansão do território a oeste.


2) Foi uma lei criada que autorizava o governo norte americano a negociar e transferir os índios da região do oeste.


3) As poses das terras estavam condicionadas aos lucros obtidos com agricultura e pecuária, os indígenas não tinham esse objetivo, por isso não eram considerados donos das terras.


4) a- Um conflito entre indígenas e norte americanos.

b- As armas e as vestimentas usadas, o comportamento dos indígenas, a presença de mulheres e crianças, as construções em madeira etc...

c- Eles parecem em grande número, lutando contra os soldados, e são representados como homens cruéis, disposto a matar e a ferir mulheres e crianças.


5) a- Os EUA saíram da escuridão para penetrar na história há quase quatro séculos.

b- Os europeus chegaram a América para civilizá-la.

c- O texto afirma que há quatro séculos, essa data se refere a colonização do solo americano.

d- O texto defende o destino manifesto e a idéia de que os colonizadores estavam predestinados à América, como nos mostra a frase, desde o começo, seu povo teve consciência de um destino particular.

e- pessoal.

Cap.3 Política externa - correção para prova- 7ª


Verifique o que aprendeu- pág. 78


1) Foi a base da política externa norte americana adotada pelo presidente James Monroe, definia que os países das Américas não podiam ser e colonizados.


2) Big Stick foi o nome dado a política externa adotada pelo presidente Roosevelt, indicava a necessidade de intervenção dos EUA na política interna dos países latino-americanos para protegê-los.
3) Tratava-se de uma região estratégica para os planos norte americanos de espansão, pois permitia a unientre os oceanos Pacíficos e Atlânticoão .

Atividades: pág. 79


1) Os dois referem-se a política externa norte americana e a inteferência dos Estados Unidos na América.


2)a- Interferência dos EUA na política cubana, o direito de comprar ou alugar terras em Cuba.

b- Este é um exemplo de como os EUA interferiam na política interna dos países latino

3) Pelo fato dos EUA estarem sempre interessados nas políticas internas de outros países, está relacionado ao seu interesse de mercado, ou seja, quanto mais domínio ele tiver em outros países mais existe a possibilidade de seu crescimento económico.

americanos.

4)a- O presidente Roosevelt segura o big stick, num jogo de beisebol.

b- A política do big stick fale mais macio, mas tenha um porrete nas mãos, na prática isso significa que os EUA estariam dispostos a usar sua força para defender seus interesses na América.
c- pessoal.

Correção para 8ª série Maria Penedo 2013

Atividdes - pág. 61

1) Entre 1946 e 1949 os países do leste europeu tornaram-se repúblicas socialistas.

2) A Europa sofreu grandes perdas humanas e materiais. Os EUA, ao contrário lucraram com a guerra, longe dos bombardeios suas indústria cresceram, sua população civil nada sofreu. Terminada a guerra os EUA, direcionaram sua capacidade de produção de guerra para produzir bens de consumo.

3) a- Financiar países que estavam sob a ameaça de comunismo. b- Reativar a economia dos países europeus destruídos pela guerra para reafirmar o capitalismo. c- Por meio dessas ações os EUA pretendiam conter o avanço do comunismo.

4) EUA e Inglaterra desejavam implantar democracias capitalistas nos países europeus, mas Stálin apoiava os grupos comunistas do leste europeu na luta pela implantação da ditadura do proletariado. Stálin desejava criar uma zona de proteção entre o ocidente capitalista e a URSS, sob o pretexto de que em, 1939, o leste capitalista não conseguia conter o avanço do exército nazista.

5) resposta pessoal

6)a- A Berlim bombardeada. b- Um avião, a esperança de receberem genero de primeira necessidade. c- Esperando a ajuda que virá do avião. d- As zonas de Berlim ocupadas pelos aliados sofriam, em Junho de 1948, o bloqueio terrestre por parte dos soviéticos, nesse período, todo o abastecimento dessas zonas eram feitos por aviões. A fotografia retrata esse momento, quando crianças saúdam o avião.

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O Iluminismo


O iluminismo  foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das ideias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.
Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.
O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “idéias perigosas”.
O nome “iluminismo” fez uma alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período este de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.
Os principais pensadores iluministas foram:
Montesquieu  (1689-1755) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”. Antes mesmo da sociologia surgir, Montesquieu levantou questões sociológicas, e foi considerado um dos precursores da sociologia.
Voltaire  (1694-1778) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas. 





O que é Absolutismo:

Absolutismo é um regime político em que apenas uma pessoa exerce poderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma rainha. Absolutismo foi um período entre os séculos 16 e 18, e começou na Europa.
Através do absolutismo  os monarcas tinham o poder para criar leis sem aprovação da sociedade e de criar impostos e tributos que financiassem seus projetos ou guerras. Muitas vezes, um Rei absoluto se envolvia em temas religiosos, chegando muitas vezes a controlar o clero.
Muitas vezes o absolutismo é confundido com uma doutrina conhecida como "Direito Divino dos Reis", que o poder e autoridade dos reis vinha diretamente de Deus. De igual forma, de acordo com essa doutrina, um rei só poderia ser destituído por Deus. Existe também um diferenciação entre absolutismo e despotismo, sendo que este último é quase como uma corrupção do absolutismo, onde o rei age sem nenhuma preocupação. Ao contrário do despotismo, o absolutismo possui uma sustentação teórica, e era um regime defendido por vários autores como Jean Bodin, Thomas Hobbes, Nicolau Maquiavel. Alguns desses autores acreditavam que um rei absoluto e soberano era também a vontade de Deus.
O absolutismo começou no final do período medieval, e o início da modernidade, e apareceu no momento de transição entre essas épocas, que também foi chamada de monarquia absolutista. Muitos filósofos desta época desenvolveram teorias sobre o regime, como Maquiavel, em “O Pequeno Príncipe”, Thomas Hobbes em "O Leviatã”, etc.
O absolutismo era um grande benefício para a classe burguesa que apoiava o Rei no poder. Desta forma, os comerciantes patrocinavam os projetos do Rei e como recompensa era beneficiados nos negócios do Estado.
Diversos países da Europa passaram pelo regime absolutista. A França foi governada pelo Rei Luís XIV, o mais célebre absolutista francês, conhecido como "Rei Sol", que ficou famoso pela sua célebre frase "o Estado sou eu", o Rei Henrique VIII, na Inglaterra, assim como a Rainha Elizabeth, que sua filha é a rainha do país até hoje, porém não mais com o regime absolutista. Em Portugal, o poder conferido ao reis não era absoluto, por ser dividido com as cortes e outras entidades soberanas. No entanto, o poder conferido aos reis foi aumentando com o passar do tempo, o que se verificou no reinado do Rei João V. Na Espanha, o rei Fernando de Aragão casou com a Rainha Isabel de Castela, havendo então a unificação do reino espanhol. Esta unificação deu origem ao período de absolutismo na Espanha.
Com o surgimento do Iluminismo e com os ideais defendidos pela Revolução Francesa, o absolutismo chegou ao seu fim, foi substituído em muitos países pela República, ficando conhecido como "Antigo Regime". No entanto, antes da sua queda, e tendo em conta as muitas críticas que lhe eram apontadas, o absolutismo tentou uma espécie de reforma através do despotismo esclarecido.

Absolutismo e Mercantilismo

O modelo econômico mais famoso durante os regimes absolutistas era conhecido como mercantilismo. Este modelo era caracterizado por um Estado que tinha forte envolvimento em negócios financeiros. De acordo com o mercantilismo havia também a noção de que um acumular de riquezas contribuiria para a prosperidade do Estado, dando-lhe influência, poder e respeito perante as outras nações. O mercantilismo era conhecido por utilizar processos como o metalismo, industrialização, protecionismo alfandegário, pacto colonial e balança comercial favorável.


Para as 7ª séries Maria Penedo 2013

Cap. 3 A política externa - correção para prova

Verifique o que aprendeu - pág. 78

1) Foi a base da política externa norte americana adotada pelo presidente James Monroe, em 1823. Definia que países americanos não poderiam ser colonizados, que potências européias não poderiam interferir nos negócios interno dos Estados Unidos e o americanos não interfeririam nos assuntos europeus.

2) Big Stick foi o nome dado à política externa adotado pelo presidente Roosevelt, na primeira déc. do séc. XX. Era fruto do Colorário Rosevelt à Doutrina Monroe indicava a necessidade de intervenção dos Estados Unidos na política interna dos países latino americanos para protegê-los.

3) Tratava-se de uma região estratégica para os planos norte americanos de expansão, pois permitiria a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.e

Atividades pág. 79

1- Os dois se referem a política externa norte americana e à interferência dos Estados Unidos na América. A doutrina Monroe América para os americanos, definia que os EUA deveriam impedir a intervenção das potências europeias nos países latino americanos.

2- a- Interferência dos EUA na política Cubana e o direito de comprar ou alugar terras cubanas.
b- Este é um exemplo de como os EUA interferem na política interna dos países norte latino americanos.

3- resposta pessoal.

4- a- O presidente Roosevelt segura o big stick num jogo de beisebol.

b- A política do big stick: fale macio, mas tenha um porrete nas mãos. Na prática isso significa que os EUA estariam dispostos a usar a força para defender seus interesses na América.

c- resposta pessoal.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CORREÇÃO 8ª SÉRIES 2013 -UNIDADE 2 - CAP. 2 A GUERRA

ATENÇÃO: ESSA UNIDADE É CONTEÚDO DE PROVA.


Pág. 52 - Verifique o que aprendeu


1) O ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbour, no Havaí.


2) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.


3) O inverno Russo diminuiu o poder de ofensiva dos nazistas. Os soldados não tinham roupas nem armas adequadas para enfrentar o frio de 50 graus negativos, suas roupas não os protegiam e suas armas congelavam.


4) Discutir as estratégias necessárias para pôr fim a guerra no menor prazo possível.



Pág. 53 Atividades


1) São 4 fatores: a política de terra arrasada, a trasferência de grandes partes das indústrias soviéticas para o leste, longe dos bombardeios, a assinatura de um pacto de não agressão entre União Soviética e Japão e o rigoroso inverno russo que pegou de surpresa os soldados alemães.


2) A presença maciça das tropas aliadas na fronteira oeste do reich, obrigava os alemães a manterem seus exércitos para conter o inimigo, o que impedia Hitler de reforçar suas tropas.


3) A resistência francesa colaborou diretamente no desembarque das tropas no dia D e também minando o poder alemão por meio de sabotagens, atentados e atos de espionagem.


4) a- Em 1940, a Alemanha necessitava produzir muitos aviões de combate. Nesse mesmo ano, a posição dos EUA ainda era neutra, não precisavam fabricar armamentos e aviões em tão grande escala.


b- A participação dos EUA na guerra foi decisiva para a vitória dos aliados. Em apenas 4 anos os EUA conseguiram multiplicar sua produção de aviões em cerca de 45 vezes, comprovando o potencial industrial do país.


c- Não, em 1944, apesar de as indústrias alemãs estarem sob bombardeios constantes, a Alemanha fabricou o dobro de aviões.


5) Apesar de seguidas vitórias dos aliados sobre os japoneses, a partir de 1943, havia indicativos de que vencer completamente as tropas japonesas em seu território não seria tarefa fácil. A bomba atômica foi uma estratégia usada pelos EUA para encerrar a guerra em definitivo.


6) a- Ambos estão amistosos e sorridentes.


b- punhais e papéis que parecem ser mapas.


c- No final de 1939, época em que a charge foi criada, a Alemanha e a União Soviética, tinham firmado um pacto de não agressão, apesar da notória incompatibilidade entre nazistas e comunistas, por vemos aqui a falsa amizade entre os dois lideres.

ALUNOS DAS 8ªS SÉRIES MARIA PENEDO 20013

VEJAM OS FILMES SOBRE A SEGUNDA GRANDE GUERRA:

O Menino do Pijama Listrado

A Lista de Schindler

A Vida é Bela

Leiam o Livro Diário de Anne Frank (este vai ser usado para pontuação do 2º trimestre)

Livro A Menina que Roubava Livros



Todos os livros e filmes são sobre o Holocausto da Segunda Guerra.


DIVIRTAM-SE