sexta-feira, 23 de março de 2012

FIQUEM DE OLHO

DATAS DE TRABALHOS E AVALIAÇÃO 1º TRIMESTRES

PARA AS 7ª SÉRIES:

Dia 28/ 03 - Trabalho - valor 10 pontos - Tiradentes e Bolqueio Continental

Dia 11/ 03 - Estudo Dirigido - valor 5 pontos

Dia 02/05 - Avaliação Trimestral - valor 10 pontos



PARA AS 8ª SÉRIES:

8ª 1 - Dia 28/03 - Trabalho - valor 10 pontos
8ª 2 e 3 Dia 29/03 - Trabalho - valor 10 pontos

8ª 1 - Dia 11/04- Estudo Dirigido - valor 5 pontos
8ª 2 e 3 - Dia 12/04 - EStudo Dirigido - valor 5 pontos

8ª 1 - Dia 02/05 - Avaliação - 10 pontos
8ª 2 e 3 Dia 03/05 - Avaliação - 10 pontos

Maria Penedo 2012 8ª SÉRIE CAP. 5 OS REGIMES TOTALITÁRIOS

VERIFIQUE O QUE APRENDEU PÁG. 30
1) Eram conservadores, ultranacionalistas e contrários ao socialismo, defendiam a centralização dos poderes políticos como única forma de superar a crise da Itália.
2) A Alemanha passava por uma grave crise econômica: desemprego inflação e falências, precisou pedir dinheiro emprestado a outros países para promover sua reconstrução e pagar as dívidas do tratado de Versalhes.
3) Aproveitaram-se de um momento de crise para ampliar a representatividade de parlamentares do partido nazista, conseguindo forçar a nomeação de Hitler como primeiro ministro da Alemanha.
4) Planos de recuperação da econômica do governo de Stálin, priorizavam a insdústria de base e a agricultura coletiva subordinada ao estado.
ATIVIDADES PÁG. 31
1) O estado totalitário está acima de todos não há espaço para oposição.
2) Com a crise econômica cresceu a insatisfação popular e as elites comerciais passaram a apoiara o partido nazista, pois temiam o início de uma revolta socialista como a que acontecera na Rússia.
3) a- Com a república, caiu a proibição que era imposta aos judeus de exercer certas profissões e de emigrar para outras cidades, isso permitiu sua ascensão social.
b- É o preconceito contra os judeus a rejeição à cultura às tradições e às suas ações.
c- Os generais alemães publicavam suas memórias culpando os israelitas pela ruína da Alemanha, e responsabilizando-os de incutir no povo um sentimento de fraqueza e de inferioridade.
4) a- Homens e mulheres sorridentes usando diferentes trajes que provavelmente representavam as diversas etnias que compunham a nação soviética, eles olham para Stálin posicionado a um nível acima deles com admiração e adoração.
b- A imagem de um líder.
c- Sim a mensagem de um líder que conduz o seu povo com segurança, e o povo aparenta estar feliz.
5) Os regimes facistas e nazistas mantiveram-se sob a organização econômica capitalista com propriedade privada, enquanto o regime soviético substituiu o sistema capitalista pelo socialismo de propriedade coletiva e estatal. Os três regimes são autoritários e restringem as liberdades políticas e individuais, o nazismo era atissemita.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Rádio Blog ESTUDANDO HISTÓRIA

Caros alunos agora durante suas correções ouçam música.... Se quiserem sugerir músicas para que eu poste façam seus comentários, deixem o nome das músicas, que irei analisar. Mas alunos estou dizendo música, música boa...
Façam de seu momento de correção, uma hora mais agradável, ouvindo música boa...
Bjusss, nos falamos em uma próxima correção.
E não se esqueçam de seus compromissos com a História, temos data de entrega de trabalho próxima.
Até Prof. Patricia Sanches

terça-feira, 20 de março de 2012

7ª SÉRIE CAP. 5 A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

VERIFIQUE O QUE APRENDEU PÁG. 34

1) De modo geral, a notícia do movimento liberal português foi bem recebida no Brasil. Os portugueses residentes a apoiaram porque viam no movimento de Lisboa a possibilidade de restauração do poder em Portugal, sua terra natal. Os brasileiros também receberam bem a notícia pois eles consideravam o fim do absolutismo uma forma de aumentar a autonomia do Brasil.
2) Dom João VI foi surpreendido em 26 de Fevereiro de 1821 com um motim das tropas imperiais, exigindo sua submissão ao poder das cortes portuguesas, sob o risco de ser deposto ou preso, o rei resolveu então voltar a Portugal.
3) A decisão de permanecer no Brasil, contrariando as ordens expressas das Cortes, em 9 de Janeiro de 1822, data conhecida como dia do fico.
ATIVIDADES PÁG. 35
1) Os revolucionários portugueses precisavam de aliados no Brasil para pressionar dom João a retornar para Portugal. Se a corte permanecesse no Brasil os portugueses ficariam isolados e corriam o risco de perder suas possessões coloniais e as esperanças de recuperação da sua parada economia.
2) a- Proclame a independência e torna-se rei do Brasil.
b- Havia sim riscos de o Brasil se separar de Portugal, fragmentando seu território em várias repúblicas, como aconteceu na América espanhola, dom João sabia que se dom Pedro não ficasse à frente do movimento pela emancipação, a luta partiria dos republicanos.
c- Dom Pedro por determinação do seu pai, foi feito regente do Brasil. Pouco mais de um ano, após sofrer várias pressões para voltar a Portugal, dom Pedro proclamou a independência.
d- pessoal faça sua resposta.
3) A permanência do herdeiro do trono português no Brasil dificultou o reestabelecimento do controle político sobre o Brasil.
4) a- Tranquilizar as nações amigas de que as relações com o Brasil seriam mantidas, mesmo sem o consentimento das cortes.
b- Para sensibilizar as nações amigas sobre as mudanças políticas que certamente viriam a obter o apoio desses países.
c- O manifesto enfatiza que os portos do Brasil continuariam abertos a todo as as nações amigas.
d- Em Setembro de 1822, novas ordens chegaram de Portugal exigindo que Dom Pedro entregasse o governo do Brasil a Portugal, ou as tropas portuguesas iriam levá-lo a força para Lisboa.

sexta-feira, 9 de março de 2012

CORREÇÃO - 8ª SÉRIE - MARIA PENEDO - CAP. 3 - 2012

REVOLUÇÃO RUSSA - CAP. 3
Verifique o que aprendeu - pág. 22
1) Os Mencheviques propunham uma aliança entre trabalhadores e burquesia para mudar a sociedade para mudara a sociedade de maneira gradual. Os bolcheviques defendiam a união dos operários e camponeses para fazer uma revolução comunista.
2) Foi o massacre ocorrido durante uma manifestação popular contra o governo do czar Nicolau II.
3) Em Outubro de 1917, os bolcheviques tomaram pontos estratégicos de Petrogrado, capital da Rússia, e derrubaram o governo. Iniciava se o regime socialista liderado por Lênin.
4) era o exército formado pelos sovietes e comandado pelo bolchevique Trotsky.
5) Foi uma política de recuperação econômica criada por Lênin. O estado mantinha o controle das grandes empresas e dos bancos, assim como dos transportes e do comércio atacadista. Mas permitia a formação de pequenas empresas e o livre comércio.
ATIVIDADES - pág. 23.
1) a- Não. A situação no campo piorou, os lotes de terra vendidos para os camponeses tinahm porções mínimas, mal dava para prover o sustento da família.
b- No sistema de servidão, trabalhava-se por determinado tempo para o senhor, dono das terras, e depois disso os camponeses plantavam para o próprio sustento. Com a abolição do camponeses trabalhavam mais pra o seu precário sustento.
2) Esse revelava os interesses populares, retirar-se do conflito mundial, distribuir terras aos camponeses por meio de uma reforma agrária e acabar com fome, melhorando a produção e as economia do país.
3) Derrubar os proprietários de terras e os capitalistas e abolir as classes sociais.
b- Não, os revolucionários burgueses eram contra a eliminação do capital e dos lucros.
4) A primeira imagem mostra o globo terrestre envolto por uma bandeira com uma mensagem revolucionária. No nível inferior está o povo, representado por homens de diversos grupos étnicos.
5) Para L~enin, antes de se tornar um país comunista, a Rússia ainda precisaria passar por um crescimento econômico, mantendo-se, dessa maneira, certas características capitalistas. Assim, no primeiro momento, ele permitiria a propriedade de pequenas empresas e comércio livre. Depois de reorganizada a produção, seria possível coletivizá-la e avançar na direção do comunismo.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sunday Bloody Sunday - Música da U2 - Referente ao Domingo Sangrento

Domingo Sangrento - Fato ocorrido na Rússia após a Primeira Grande Guerra, na mudança de política Russa. Uma tentativa de tirar o Czar Nicolau II do poder e implementar o sistema de governo Socialista. Com a ajuda dos bolcheviques, partido político dos operários e camponeses, o socialismo chega ao poder. Mas um momento importante antes dessa mudança, foi o citado Domingo Sangrento, quando Nicolau, fuzila a população que foi ao seu palácio reivindicar melhorias para o povo e a reforma agrária.
A Banda Irlandesa U2, uma banda de contestação, que está sempre atenta aos problemas políticos e sociais em todo o mundo, escreve essa letra fazendo um grito de dor em relação ao pedido de justiça do povo na Rússia no ano de 1917.
AOS ALUNOS DAS 8ª SÉRIES, LEIAM A LETRA OUSAM A MELODIA E NÃO SE ESQUEÇAM DESSE FATO HISTÓRICO DE MUDANÇA NA RÚSSIA.
Sunday Bloody Sunday
I can't believe the news today
I can't close my eyes and make it go away
How long, how long must we sing this song?
How long, how long?
'Cos tonigh
We can be as one, tonight
Broken bottles under children's feet
Bodies strewn across the dead-end street
But I won't heed the battle callIt puts my back up,
It puts my back up against the wall
Sunday, bloody Sunday (4x)
Oh, let's go
And the battle's just begun
There's many lost, but tell me who has won?
The trenches dug within our hearts
And mothers, children, brothers, sisters torn apart
Sunday, bloody Sunday (2x)
How long, how long must we sing this song?
How long, how long?
'Cause tonight
We can be as one, tonight
(2x)Sunday, bloody Sunday
Wipe the tears from your eyes
Wipe your tears away
I'll wipe your tears away (2x)
I'll wipe your bloodshot eyes
(6x)Sunday, bloody Sunday
And it's true we are immune
When fact is fiction and TV reality
And today the millions cry
We eat and drink while tomorrow they die
The real battle just begun
To claim the victory Jesus won
On
(2x)Sunday, bloody Sunday
Tradução:

Domingo, Sangrento Domingo
Não posso acreditar nas notícias de hoje
Oh, não posso fechar os olhos e fazê-las desaparecer

Quanto tempo
Quanto tempo teremos de cantar esta canção?
Quanto tempo, quanto tempo?
Esta noite nós podemos ser como um
Esta noite

Garrafas quebradas sob os pés das crianças
E corpos espalhados num beco sem saída
Mas não vou atender ao clamor da batalha
Isso me coloca, me coloca contra a parede.

Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo

E a batalha apenas começou
Muitos perderam mas me diga quem ganhou?
Trincheira cavadas dentro dos nossos corações
E mães, crianças, irmãos, irmãs separados

Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo

Quanto tempo
Quanto tempo teremos de cantar essa canção?
Quanto tempo, quanto tempo?

E é verdade que somos imunes,
Quando o fato é ficção e a TV realidade,
E hoje milhões choram
Nós comemos e bebemos enquanto amanhã eles morrem

Eu enxugo suas lágrimas de seus olhos
Eu enxugo suas lágrimas
Eu enxugo suas lágrimas
Eu enxugo suas lágrimas
Eu enxugo seus olhos injetados

Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo