segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Unidade 8 - Cap. 1 O Neocolonialismo Europeu - para 7ª série

Verifique o que aprendeu: Pág. 228




1) Os investidores passaram a comprar indústrias ou conceder-lhes empréstimos, incentivando seu crescimento.


2) Por se acreditarem superiores, europeus e os norte-americanos quiseram impor a cultura ocidental e o cristianismo aos povos colonizados.


3) Conferência que reuniu as potências europeias que pretendiam partilhar entre si os territórios africanos.




Atividades- pág. 229




1)a- A propaganda apresenta um garoto branco lavando um negro que sai branco do banho. Pode ser entendida como a missão do branco em "civilizar" ou "limpar" o negro.


b- Depois de lavado, o menino negro aparece com a pele branca, menos a cabeça, como se a cor negra fosse sinônimo de sujeira, de inferioridade. Portanto o anúncio pode ser considerado disseminador de uma ideologia racista.




2) a- Enviar um missionário para ensinar o evangélico e, assim, abrir mercado para seu produtos.


b- O autor tratou a questão da colonização com ironia nas duas frases.




3) a- Porque o imperialismo foi marcado pela necessidade de as potências industriais buscarem mercados consumidores, mão de obra e matéria-prima em outros continentes. Para isso, os governantes resolveram colonizar a África e a Ásia.


b- A Conferência de Berlim foi oficialização da partilha da África entre as grandes potências europeias, questão comentada pelo autor no texto.




4) Os colonizadores se valeram da catequização realizada pelos missionário religiosos para ocidentalizar os africanos e colonizar seu território dominando as terras e as riquezas naturais.

Cap. 5 A Supremacia do Café - para 7ª série

Verifique o que aprendeu: pág. 214








1) A economia cafeeeira dominou, por muito tempo, o cenário mundial. Os cafeicultores, então, aumentavam as áreas de plantio, sem se preocupar com o excesso da oferta do produto. Como o consumo não aumentou, sobrou café no mercado e os preços ficaram menores.








2) Acordo entre os presidentes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e que resultou numa série de medidas para conter a queda dos preços do café.








3) Foi uma maneira de retirar de circulação, parte da produção de café: o governo compraria o excedente de grão que ficariam estocados em depósitos até que a oferta diminuísse ou aumentasse a procura pelo produto.








Atividades: pág 215








1) O café Continuou sendo motor da economia no início da República e manteve os cafeicultores no poder até 1930.




2) O excesso de produção e a baixa de preço do café no mercado internacional foram os fatores que motivaram o Convênio Taubaté. Como consequência, estabeleceu-se no país uma política financeira que protegeu a classe cafeicultora. Já a população em geral teve de enfrentar um processo inflacionário.




3) a- Sim, o café era importante, pois ocupava o primeiro lugar na pauta das exportações brasileiras.


b- " O Estado se definiu como articulado de uma integração nacional;" "Tinha de garantir uma certa estabilidade no país, conciliar interesses diversos, atrair investimentos estrangeiros, cuidar da questão da dívida externa".


c- Essas medidas foram tomadas porque negócios do café serviram de eixo para a economia do período.








Para as 7ª séries - ESTUDO DIRIGIDO

Unidade 7 - Cap. 1 República dos Coronéis

Verifique o que aprendeu:

1) A desvalorização foi causada por excesso de produção.

2) Uma das manobras dos coronéis para garantir a vitória dos candidatos que eles apoiavam nas eleições. O nome é uma referência à correia usada na cabeça do cavalo para conduzi-lo.

3) Acordo entre as oligarquias mais poderosas do país, paulista e mineira, para que os presidentes eleitos fossem desses estados ou que representassem os interesses de outras oligarquias.


Atividades:

1) a- "Em verdade o coronel é o homem que resolve os casos sem solução. É ele quem atendeo cidadão que bate em sua porta às 3 horas da manhã, porque não tem recursos, ele se levanta e leva a pessoa ao médico q é seu amigo ou a santa casa."

b- Ele teria o total apoio do coronel quando precisasse de dinheiro ou de médico. Criava-se dessa forma uma relação de agradeciemento e de dependencia entre os eleitores e o coronel.

2) a- Apessar de ser uma prpaganda de partido democrático, o eleitor aparece com orelhas de burro e tapa olhas sendo conduzido por um coronel que o monta, essa imagem se relaciona com o sistema eleitoral brasileiro na primeira república.

b- O nome a república dos coronéis se refere ao prestígio que esses líderes tiveram ao longo de toda primeira república.