quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Datas importantes.

ALUNOS FIQUEM ATENTOS AS DATAS - PARA TODOS OS 3º ANOS MATUTINO
NOS DIAS O8, O9 E 10 DE SETEMBRO - NOTAS NO CARDERNO/ ÚLTIMA SEMANA PARA COMENTÁRIO NOS ASSUNTOS DO BLOG.
NOS DIAS 14, 15 E 16 - AVALIAÇÃO BIMESTRAL, MATÉRIA A SER ABORDADA: ASSUNTOS POSTADOS NO BLOG E ASSUNTOS DOS TRABALHOS SOBRE CULTURA JOVEM.
DIA 22 RECUPERAÇÃO.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Trabalho de JET 3º anos 2009

Tema: Movimentos culturais de juventude

Livro de: Antonio Carlos Brandão
Milton Fernandes Duarte
"[...] o jovem só é considerado maduro quando se torna mais sereno e se insere na estrutura da sociedade, como cidadão consciente das normas e dos valores do sistema social em que vive, embora ainda possa continuar alerta e crítico dos costumes de seu tempo."
Temas abordados:
Noções gerais de cultura;
Cultura Jovem dos anos 50 no Brasil;
Anos 60 no Brasil e cultura de massa;
Anos 70 no Brasil;
Anos 80 no Brasil: crise econômica e rock nacional;
O mundo interativo e globalizado;
Anos 90 no Brasil.
Profª Patricia Sanches
Apresentação dos grupos:























































































































































domingo, 16 de agosto de 2009

CHÁ CONTRA GRIPE SUÍNA

Tratamento caseiro p/o H1N1

Anis Estrelado

O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da
produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de
Defesa dos EUA Donald Runsfield).

Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil,
podemos usar o nosso anis mesmo – a erva-doce – pois esta erva possui as
mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e
age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva,
contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga,
gastrointestinais, etc...

Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser
feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de
água, administrado uma a duas vzs dia, de preferência após uma refeição em
que se tenha ingerido sal.

Se vc está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do
H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas
de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e
mesmo evitar seu maior contágio.

Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do
possível contágio pelo H1N1, pois a erva ñ terá mais força substancial
p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.

Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar
dirigir e/ou operar máquinas.

Obs:
- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas ñ substitui
a assistência médica necessária;
- Donald Runsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da
China, desde 1997, quando surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1
(uma das variáveis do H1N1)... seria por acaso??? "r e f l i t a"..
Abraços fraternos...


Anis-estrelado – Tem ação expectorante, espasmódica, carminativa, estomática e antisséptica, sendo indicado contra falta de apetite, gastrite, enterite, flatulência, espasmos gastrintestinais, tosse e bronquite. Ativa a secreção do leite e do suor e pode ser usado topicamente em micoses. O anis-estrelado serve de matéria-prima na fabricação do medicamento antiviral Tamiflu. O uso em excesso é prejudicial à saúde.

O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da
produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de
Defesa dos EUA Donald Runsfield).

Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil,
podemos usar o nosso anis mesmo – a erva-doce – pois esta erva possui as
mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e
age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva,
contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga,
gastrointestinais, etc...

Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser
feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de
água, administrado uma a duas vzs dia, de preferência após uma refeição em
que se tenha ingerido sal.

Se vc está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do
H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas
de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e
mesmo evitar seu maior contágio.

Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do
possível contágio pelo H1N1, pois a erva ñ terá mais força substancial
p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.

Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar
dirigir e/ou operar máquinas.

Obs:
- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas ñ substitui
a assistência médica necessária;
- Donald Runsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da
China, desde 1997, quando surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1
(uma das variáveis do H1N1).

Anis-estrelado – Tem ação expectorante, espasmódica, carminativa, estomática e antisséptica, sendo indicado contra falta de apetite, gastrite, enterite, flatulência, espasmos gastrintestinais, tosse e bronquite. Ativa a secreção do leite e do suor e pode ser usado topicamente em micoses. O anis-estrelado serve de matéria-prima na fabricação do medicamento antiviral Tamiflu. O uso em excesso é prejudicial à saúde.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DIVISÃO DE TRABALHO E AS VÁRIAS FORMAS DE TRABALHO: ESCRAVO SERVIL E ASSALARIADO

I. ASPECTOS GERAIS:
Qualquer organização social, desde os primórdios,
apresenta uma estruturação social definida, assim como,
uma relação de trabalho predominante. Assim, pensar
historicamente a questão do trabalho é pensar como a
atividade humana se desenvolveu e se organizou em
diferentes sociedades. Antes de analisarmos algumas
situações e formas de trabalho, é necessário que se
responda à algumas perguntas: Para que existe o
trabalho? e quem " inventou" o trabalho?
A primeira questão,
poder-se-ia responder,
afirmando, que o trabalho é a
maneira como o homem se
relaciona com a natureza,
produzindo a partir daí algum
tipo de riqueza. Podemos
afirmar o mais genericamente
possível, que o trabalho existe
para satisfazer as necessidades
humanas, desde as mais simples, como as de alimento e
abrigo, até as mais complexas como as de lazer e de
crença; enfim, necessidade físicas e espirituais. Ainda, o
trabalho é uma criação do ser humano para atender suas
contingências mais amplas. De maneira geral, podemos
afirmar que existem três paradigmas historicamente
construídos, quais sejam, a escravidão, a servidão e o
trabalho assalariado.
1. O Trabalho Escravo:
Modelo de organização produtiva relacionado às
relações de trabalho características da Antiguidade
Clássica e da América nos séculos XVI à XIX. Nessa
Relação de trabalho ocorre a "coisificação" do ser
humano, o homem transforma-se em objeto, perde sua
identidade e vira mercadoria. A escravidão geralmente
apresenta uma justificativa racista e etnocêntrica.
2. O Trabalho Servil:
Sistema de relações de trabalho predominantes
na Europa Medieval (V à XV), característico da sociedade
feudal. Na sua composição, o trabalhador que na origem é
livre, passa a tornar-se dependente de um senhor devido
às suas dívidas, gerando portanto a dependência. O servo
não pode ser vendido, emprestado ou negociado
separadamente da terra ao qual este vinculou-se. É
importante destacar, que o trabalho servil do ponto de
vista sociológico
3. O Trabalho Assalariado:
Esta relação de trabalho surge no contexto da
consolidação do capitalismo, durante a Revolução
Industrial e é caracterizada pela venda da força de
trabalho por parte do operário (leia-se proletariado) para o
capitalista , o dono dos meios de produção (leia-se
fábrica, as máquinas, equipamentos, os instrumentos, etc)
TEXTO COMPLEMENTAR
O TRABALHO COMO PROBLEMÁTICA
PARA A SOCIOLOGIA
A palavra trabalho vem do latim tripalium:
Tripalium era um instrumento feito de três paus
aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no
qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, para
rasgá-los, esfiapá-los. A maioria dos dicionários, contudo,
registra tripalium apenas como instrumento de tortura, o que
teria sido originalmente, ou se tornado depois. A tripalium se
liga o verbo do latim vulgar tripaliare, que significa justamente
“torturar”.
Essa é uma faceta da realidade evocada no termo
trabalho, aquela que revela a dureza, a fadiga, a dificuldade,
irreversivelmente constitutivas da vida humana. Talvez por isso
não seja incomum encontrar no repertório simbólico de diversas
culturas tal percepção do trabalho como pena.
O único ser vivo capaz de agir além daquilo que seu
equipamento biológico permite de imediato é o homem. Ele não
é provido de asas e de estrutura óssea favorável ao vôo, mas
voa inventando um avião. Ele não está equipado para retirar
oxigênio diretamente da água, mas isso não o impede de descer
ao fundo dos mares, seja em submarinos, seja por intermédio
de equipamentos apropriados como tanques de oxigênio,
escafandros, máscaras, etc. Tudo isso indica que o homem é um
animal ímpar. Embora permanecendo animal, livra-se dos laços
que o prendem à natureza.
O trabalho é um fazer exclusivo do ser humano.
Determinado materialmente como corpo, como organismo, ele
é dotado de vida. E a vida humana suplantada a sua dimensão
biológica, corpórea, orgânica e deixa de ser somente fato para
ser também um valor.
Os gregos, dados às minúcias da intuição e aos
refinamentos da razão, deixaram reflexões argutas sobre a
questão do trabalho e parecem menos ingênuos do que os
contemporâneos. É freqüente encontrarmos, nos textos da
Grécia clássica, formulações em que aparecem o desprezo pelo
trabalho e o culto da única atividade digna do homem livre: o
ócio dos filósofos. Embora tais idéias expressem verdades, vale
a pena tomar conhecimento das reflexões de uma categorizada
autora contemporânea, Hannah Arendt (1897:94-5),
historiadora norte-americana de origem alemã:
“ Ao contrário do que ocorreu nos tempos modernos, a
instituição da escravidão na Antiguidade não foi uma forma do
obter mão-de-obra barata nem instrumento de exploração para
fins de lucro, mas sim a tentativa de excluir o labor das
condições da vida humana. Tudo o que os homens tinham em
comum com as outras formas de vida animal era considerado
inumano. (Essa era também, por sinal, a razão da teoria grega,
tão mal-interpretada, da natureza inumana do escravo.
Aristóteles, que sustentou tão explicitamente a sua teoria para
depois, no leito de morte, alforriar seus escravos, talvez não
fosse tão incoerente como tendem a pensar os modernos. Não
negava que os escravos pudessem ser humanos; negava somente
o emprego da palavra homem para designar membros da
espécie humana totalmente sujeitos à necessidade) E a verdade
é que o emprego da palavra animal no conceito de animal
laborans, ao contrário do outro uso, muito discutível, da mesma
palavra na expressão animal rationale, é inteiramente
justificado. O animal laborans é, realmente, apenas uma das
espécies animais que vivem na Terra – na melhor das hipóteses
a mais desenvolvida.”
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VESTIBULAR – 2009
Percebe-se que, para os antigos gregos, não estava a
adesão irrefletida à escravidão e uma rejeição do trabalho
como algo indigno em si mesmo. A se crer nas advertências de
Hannah Arendt, eles produziram tal interpretação da realidade
humana do trabalho que o problema da tensão entre liberdade
da razão e a necessidade do labor se exprimia na contradição
entre o animal laborans e o animal rationale.
A justificativa da escravidão, feita por Aristóteles em sua
Política, mais que exprimir a apologia da ascendência de um
homem sobre outro, de um homem que se apropria de outro
para explorá-lo, para auferir lucro, aponta a percepção de uma
contradição que perpassa todas as dimensões da vida humana e
que, no caso do trabalho, apresenta-se sempre como um desafio
entre liberdade e necessidade.
Os historiadores modernos, assumindo muitas vezes
acriticamente os reparos e as acusações que os renascentistas
faziam à Idade Média, generalizaram a concepção de que foi um
período de trevas. Com tal afirmação queriam indicar que, entre
os séculos V e XV, o pensamento na Europa ficou enclausurado
pela necessidade que a Igreja tinha de submeter o conhecimento
à fé, de modo que o uso do argumento de autoridade
generalizou-se, impedindo que se pensasse em direção nãoautorizada
por essa mesma fé.
O trabalho, que durante a antiguidade grega se realizava
sob forma geral da escravidão, assume, na Idade Média, a
forma geral da servidão. A queda do Império Romano provocou
mudanças na vida das cidades, com o conseqüente
enfeudamento. Por toda a Europa desenvolveu-se uma
sociedade onde contingentes populacionais punham-se sob a
proteção de senhores da terra prestando-lhes homenagem
(promessa de fidelidade do vasslo ao senhor feudal). As
condições gerais dos exercício da atividade produtiva eram,
portanto, análogas, isto é, sob certos aspectos, semelhantes às
da Antiguidade grega.
Do ponto de vista intelectual, o panorama medieval foi
dominado pelas duas sínteses filosóficas das verdades cristãs
elaboradas por Santo Agostinho, no século V, e por Santo
Tomás de Aquino, no século XIII. Essas sínteses traduziam o
credo cristão utilizando as referências filosóficas dos gregos,
respectivamente Platão e Aristóteles. Elas influenciaram as
reflexões sobre o homem, incluindo aquelas sobre o fazer
humano, sobre o trabalho.
Durante a Antiguidade grega a preocupação de reafirmar a
liberdade do homem no âmbito da necessidade levou a uma
visão do trabalho que o considerava indigno e servil, à medida
que atava o homem ao reino da necessidade.
Na idade Média permanece a influência teórica de Platão e
Aristóteles e, por isso o problema é pensado mais ou menos nos
mesmos termos, mas já com uma diferença marcante.
Santo Tomás de Aquino considera o trabalho um bem.
Um bem árduo, mas um bem. Tanto que o papa João Paulo II
utiliza o texto do teólogo medieval como fonte de inspiração para
fazer uma veemente e explícita afirmação da intrínseca
dignidade do trabalho humano.
Com o fim da Idade Média, irrompeu o Renascimento.
Esse complexo movimento de natureza filosófica, científica e
artístico-cultural, ocorrido nos séculos XV e XVI, revolucionou a
Europa medieval e lançou as bases de uma nova concepção do
trabalho. Inaugurou uma era de inversão das concepções sobre
o trabalho humano que chegou ao auge nas proposições de
glorificação do trabalho próprias da modernidade.
ANOTAÇÕES:________________________________________
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􀀢 Exercícios
01. (J.Rendeiro) "O trabalho deve ser identificado como uma
realização humana, capaz de proporcionar ao homem o que ele
necessita" Émille Durkheim
Sobre o conceito de trabalho está correto afirmar que:
a) É a possibilidade do indivíduo proporcionar riqueza apenas
com sua criatividade pessoal.
b) É um meio através do qual o ser humano relaciona-se com a
natureza e com a tecnologia para produzir riqueza.
c) É a possibilidade de desenvolvimento de uma determinada
civilização a partir do desempenho laborial do ser humano.
d) É a capacidade do ser humano de diferenciar o que é um
fenômeno social de um fenômeno natural
e) É tudo o que pode ser transformado em riqueza financeira,
para desenvolver qualquer atividade econômica.
02. (FUVEST) Quanto a servidão na Idade Média, marque a
alternativa que assinala as afirmativas corretas:
I. O servo assemelha-se ao escravo na medida em que pode ser
comercializado livremente, transformando-se em coisa.
II. A servidão está relacionado ao trabalho do camponês livre,
que vende sua força de trabalho em troca de uma remuneração
que ocorre in natura.
III. O servo tem sua origem relacionado ao trabalhador livre que
com o acúmulo das dívidas fica preso a terra e dependente do
senhor feudal.
Estão corretas:
a) apenas a I d) apenas a II e III
b) apenas a II e) todas as afirmativas
c) apenas a III
03. (UNICAMP) O trabalho do proletário está diretamente
relacionado ao trabalho assalariado, durante o processo de
urbanização e industrialização a partir do século XVIII. Sobre o
tema, está correto:
a) O trabalho assalariado está diretamente relacionado ao
mundo liberal e descentralizado politicamente característicos da
modernidade.
b) O trabalho do proletário caracteriza-se pela venda da força de
trabalho, sua propriedade, ao capitalista.
c) O proletariado consegue reunir em torno de sí, no trabalho
assalariado o que ele necessita para garantir sua sobrevivência.
d) O capitalista, dono dos meios de produção, paga ao
proletariado o que ele merece pela dedicação ao trabalho regular
e) Na relação capitalista, o trabalhador, detentor dos meios de
produção, vende a sua força de trabalho para o capitalista.
04. (UFU) Marque a alternativa que consta as afirmativas
corretas:
I. A servidão é a relação de trabalho característica da
antiguidade, marcada pela submissão do trabalhador à terra.
II. A escravidão caracterizou-se como a forma de exploração da
força de trabalho do ser humano, justificado geralmente por um
discurso racista.
III. O trabalho assalariado é caracterizado pela remuneração
regular do trabalhador, pela venda de sua força de trabalho
a) I
b) I e II
c) II e III
d) II
e) III

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dúvidas H1N1

GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS:



1. -Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?

R: Até 10 horas.



2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?

R: Torna o vírus inativo e o mata.



3.- Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

R: A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.



4.- É fácil contagiar-se em aviões?

R: Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.



5.- Como posso evitar contagiar-me?

R: Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.



6.- Qual é o período de incubação do vírus?

R: Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.



7.- Quando se deve começar a tomar o remédio?

R: Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%



8.- De que forma o vírus entra no corpo?

R: Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.



9.- O vírus é mortal?

R: Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.



10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

R: Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.



11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?

R: Não porque contém químicos e está clorada



12.- O que faz o vírus quando provoca a morte?

R: Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.



13.- Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

R: Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.



14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?

R: De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.



15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente?

R: Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.



16.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?

R: Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.



17.- Qual é a população que está atacando este vírus?

R: De 20 a 50 anos de idade.



18.- É útil a máscara para cobrir a boca?

R: Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.



19.- Posso fazer exercício ao ar livre?

R: Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.



20.- Serve para algo tomar Vitamina C?

R: Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.



21.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?

R: A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.



22.- O vírus se move?

R: Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.



23- Os mascotes contagiam o vírus?

R: Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.



24.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?

R: Não.



25.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?

R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.



26.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?

R: Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.



27.- Soprando o bafometro eu posso me infectar?

R: SIM, além da gripe suína você também esta esposto a outras doenças.



28.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?

R: Não serve para nada.



29.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?

R: SIM.



30.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?

R: NAO.



31.- O que mata o vírus?

R: O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.



32.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?

R: O isolamento.



33.- O álcool em gel é efetivo?

R: SIM, muito efetivo.



34.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?

R: Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.



35.- Este vírus está sob controle?

R: Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.



36.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?

R: A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.



37.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?

R: SIM.



38.- As crianças com tosse e gripe têm influenza?

R: É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.



39.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?

R: Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.



40.- Posso me contagiar ao ar livre?

R: Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.



41.- Pode-se comer carne de porco?

R: SIM pode e não há nenhum risco de contágio.



42.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?

R: Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TRABALHO SOBRE CULTURA JOVEM

OLÁ ALUNOS NOSSOS TRABALHOS INICIAM-SE NO DIA 18/08/09.
FIQUEM ATENTOS FAÇAM SUAS PESQUISAS, MONTEM SUAS APRESENTAÇÕES, E BOM TRABALHO A TODOS.
OS GRUPOS 1, 2 E 3 DEVEM ESTAR PREPARADOS PARA O PRIMEIRO DIA DE APRESENTAÇÕES.
BOM TRABALHO!!!!
PROFESSORA
PATRICIA SANCHES